S5 Bliss

Subscrever RSS/Newsletter

Subscreve o WebTuga


WebTuga no Twitter


WebTuga no Jaiku


Subscritores WebTuga

E-mail:

Publicidade



online poker

JTrans Pro

English Français/French Português/Portuguese

Inquéritos

Qual o teu browser preferido?
 

Quem está Em Linha

Temos 59 visitantes em linha

WebTuga Buzz


TOP Bitacoras.com
Novas Oportunidades?! Onde?
Escrito por cenourinha   
08-Jun-2007
"Arreia as calças! Arreia-as tu! Arreia as calças gabirú".

Esta foi a maneira mais cómica que encontrei de iniciar um artigo sobre um assunto sério; um quase atentado do nosso governo ao sistema de ensino e à carteira dos portugueses.

Não, isto não é nenhum artigo de cariz político (até porque eu não tenho preferência política, apenas quero que façam o melhor para o país), mas sim a demonstração da minha tristeza para com este governo no que toca à tecnologia.

O nosso governo, comandado pelo Engenheiro Robô Sócrates - o Primeiro Ministro tecnológico - está empenhado em levar a tecnologia às escolas, através da iniciativa "e.escola", e isso é de louvar.

Mas não é de louvar o facto de não realizarem um concurso público (pelo menos não é do meu conhecimento a realização de um concurso público), descartando por completo as empresas nacionais na área da tecnologia e as universidades. Os nossos governantes decidiram que era melhor baixar as calças e ir ter com a Microsoft que, por exemplo, realizar um concurso público aberto às empresas e universidades nacionais e, porque não, também aberto às empresas estrangeiras.

Assim sendo, o Estado vai adquirir 240 mil licenças do Microsoft Windows Vista Home Basic e do Microsoft Office Home 2007 e Microsoft Office Student 2007. Duzentos e quarenta mil! É um número grande.

Agora imaginem que o Estado paga as cópias ao preço exorbitante do mercado.

Se uma cópia do Microsoft Windows Vista Home Basic custar à volta de €200, dá um valor na ordem dos €48 000 000.

Agora vamos ao Microsoft Office; se uma cópia custar, mais ou menos, €180, as 240 mil cópias custam algo como €43 200 000.

Se juntarmos tudo, dá uns assustadores €91 200 000. Tudo isto dos nosso bolsos.

Fantástico. Agora juntem o preço dos computadores quase topo de gama que vão ser precisos para correr o Windows Vista e o Microsoft Office. Já estão assustados o suficiente? Estão lixados, porquê ainda há mais.

Temos a iniciativa "e.professores", para a qual vão ser adquiridos 150 mil computadores. Como é óbvio, os professores vão ter que utilizar o mesmo software dos alunos, para não haver problemas na passagem do conhecimento. Se assim for, são mais 150 mil cópias do Windows Vista e do Microsoft Office 2007. Façam as contas. Temos vários projectos portugueses ligados a software; alguns desenvolvem sistemas operativos, como é o caso do projecto Caixa Mágica.

Temos a Universidade de Évora, que está por detrás do Alinex. Estes dois projectos, entre outros projectos nacionais, são sólidos, estáveis, seguros e, acima de tudo, gratuitos! Gratuitos, pah! Quer dizer à borla!! Não têm que pagar uma exorbitância em licenças. Se apostassem na tecnologia nacional, bem que podiam agarrar o dinheiro que ia sobrar, em comparação com o dinheiro que vão gastar, para investir na saúde ou até mesmo numa campanha de sensibilização dos condutores. Mas para quê poupar dinheiro e ficar melhor servido... Isso são coisas de países de terceiro mundo.

Nós, em Portugal, gostamos de ter um programa chamado Novas Oportunidades, mas não as gostamos de dar. Fica só o nome, porque é fashion. Portugal não tem necessidade de dinamizar a economia nacional; a nossa economia é a mais sólida da Europa, não precisamos de investimento nacional. O próprio governo, pelas mãos do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça, tem promovido a adopção do software livre, mas depois vem o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações fazer um brilharete destes. Com software livre podíamos ter o mesmo, aliás, ainda mais, que com a Microsoft.

O software não custaria nada, apenas teriam que despender verbas na compra de computadores e na formação. Imaginem o que não se poupava. Andam sempre a dizer-nos para apertar o cinto, mas eles andam sem ele. Fico triste por estas coisas acontecerem.

A parceria com a Microsoft não é à toa. Não se esqueçam que Portugal está quase a assumir a presidência europeia e que a Microsoft tem tido bastantes problemas com a UE. Eu não sou geek nem nerd, nem sequer um wanna be. Sou apenas um utilizador.

E, como utilizador, digo que o governo fez uma péssima escolha. Só espero, depois destes artigo, não ser suspenso das minhas funções de desempregado. Deixem a vossa opinião sobre este assunto.



Partilhe os artigos:
Digg!Reddit!Del.icio.us!Google!Live!Facebook!Slashdot!Netscape!Technorati!StumbleUpon!Newsvine!Blinklist!Yahoo!BlogMemes!Free social bookmarking plugins and extensions for Joomla! websites! title=


Comentarios (81)add comment
São opiniões...
Eu não digo nada porque não sei o que está por trás mas és capaz de ter toda a razão...
1

Junho 08, 2007
la isso tens toda a razao, é mt guito dos bolsos portugueses que estao a tirar,mas tb axo que para estarem a fazer isso é pq eles vao ganhar alguma coisa,ou entao nao conhecem outra coisa sem ser o windows.
eles que abram os olhos e vejam o que s passa a volta deles e que vejam k nem td o povo portugues tem o guito que eles teem.
2

Junho 08, 2007
Deixo só a nota que o governo muito provavelmente nem deverá pagar as licenças do windows tal como as universidades deste país não pagam. Chama-se publicidade gratuita (ou lavagem cerebral como quiserem) ao permitir que os mais jovens comecem desde tenra idade a utilizar os produtos Microsoft e adaptar-se a eles logo tornando mais provável que no futuro estes sejam consumidores dos mesmos.

E lembrar que há uns anos deu-se tanto alarido ao novo programa de ITI que estaria dividido em 50% windows e 50% Linux (nomeadamente caixa mágica)...
3

Junho 08, 2007
João Rodrigues: ... http://www.tafixe.com
Salvo erro, quando começou o desenvolvimento do Caixa Mágica, este projecto foi financiado pelo governo, chegando até a sair a notícia da possibilidade de espalhar o mesmo por todas as escolas do país. A minha dúvida é o que aconteceu a esta possibilidade?

O Caixa Mágica é um projecto que pelo que vejo está cada vez melhor, é completamente gratuito (excepto a versão Pro), já traz todo o software necessário, trazendo até aplicações designadas mesmo para estudo (as quais até à data ainda não encontrei nenhuma semelhante para Windows), logo, qual a finalidade deste acordo com a Microsoft???

Concordo plenamente com o autor deste artigo e ainda digo mais, pelo que vejo temos um grupo de crianças a gerir o governo.

Quero dizer, não há dinheiro, a economia do país está em crise, e em vez de tentarem melhorar a nossa economia e desenvolver os nossos produtos, estão a gastar o dinheiro que resta em coisas desnecessárias (como uma criança que lhe dão dinheiro para ir comprar um caderno para a escola e em vez disso gasta tudo em chocolates e rebuçados).
4

Junho 08, 2007
João Oliveira: ... http://www.tafixe.com
Agora imagina que o estado não paga o preço exorbitante a que se encontra no mercado, imagina que estas licença foram adquiridas por via do protocolo que a Microsoft fez quando o Billy cá esteve, imagina que quer-se pôr as pessoas a trabalhar naquilo que mais se usa... E o que se usa mais por muito que te custe é o sistema operativo do Tio Bill. Louvem as poucas coisas boas que este governo faz em vez de excessivamente cortarem as pernas a tudo. Já dizia o ditado. "Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Se calhar se as outras empresas estivessem interessadas, ter-se -ião também elas chegado à frente, no entanto nenhuma delas optou por isso!
5

Junho 08, 2007
Ainda não li até ao fim.... Mas não sejam idiotas..... A aquisição de dezenas de milhar de unidades do software faz com que ele desºa para um dízimo do preço........

Cada licensa custará uns meros 20€... Nunca o preço original.....

Quanto ao hardware já não há tanto por onde baixar, mas acreditem que baixa bastante...


Com software livre é tudo boas opções... Eu sou a favor, também, mas a assistência técnica ainda falha muito.... Eu vejo no meu mail muitas mensagens de empresas à procura de estagiários que estejam a finalizar cursos e muitas procuram pessoas com conhecimentos de Sistemas Operativos GNU/Linux..... Acreditem que as empresas já procuram, mas a verdade é que não há assim tanta gente que garanta o funcionamento dos sistemas...... A administração de uma rede GNU/Linux pode, por este motivo, ficar mais cara e, a longo prazo, não compensar a poupança inicial...

Acreditem também que as empresas ajudam de verdade, e não se aproveitam com fins lucrativos.... Eu, só por ser universitário e estudar num departamento de electrónica/telecomunicações/informática tenho licensa de vários produtos da Microsoft.... A universidade não as pagou, concerteza..........

Quanto a Portugal vs MS vs EU.... Dah.... Teoria da conspiração.......



Mergulhar todos os estudantes que entram no 10º ano para o ano que vem no mundo GNU/Linux seria um projecto fracassado, e da maneira que os sites falam, parece-me que não será de todo mau, o que está planeado.....
6

Junho 08, 2007
Eu só digo que se isto vem com o Vista a primeira coisa que faço é por-lhe XP ou Ubuntu.

Mas eu não sei do que se queixam. Se falassem do que sabem, sabiam que a maior parte dos custos deste programa é suportado pelas operadoras de comunicações móveis, que pagam licenças para a disponibilização de redes 3G, dinheiro esse que não está a ser utilizado para nada. E vocês vão levar portáteis tsunami com vista e office 2007 por uns miseros 150 euros caso estejam no escalão superior como eu e ainda se queixam?

Porra pá, eu sei que o pais tá uma merda mas não é a criticar o que de bom se faz neste país só porque usa software Microsoft que isto fica melhor. E se nunca ouviram falar nos programas de licenciamento em massa, em que não se paga quase nada pela licensa, ficam a conhecer agora.
7

Junho 08, 2007
Bruno: ... http://localhost
nDray
Então países como a Alemanha, só para dar um exemplo, meteram-se numa aventura fracassada?! Deixa o pensamento elitista de lado; gnu/linux já não é só para os geeks e nerds. E mostra mais um pouco de crença nas empresas portuguesas e deixa a mentalidade típica portuguesa de lado.

João Oliveira
Mas eu acho que é de louvar estas iniciativas, só acho que deviam apostar em produtos nacionais, se não vão todos para o estrangeiro e continuamos a perder mão de obra muito qualificada.

FerreireX
Não gosto de falar de política, mas vou abrir uma excepção com este artigo. O nosso governo tem um bocado a mania de por a carroça à frente dos bois. Não é que muitas das ideias não sejam boas, a forma como elas são planeadas, concretizadas e o timing é que não costumam ser os melhores.

Dextro
O Caixa Mágia podia ser uma boa aposta. O Alinex também poderia ser uma opção. Se calhar um projecto que envolvesse universidades e empresas nacionais seria o melhor.

João Rodrigues
A crise é a desculpa que se dá para fechar escolas, desculpar pela quantidade astronómica de empréstimos que se faz, para despedir trabalhadores sem necessidade... Mas já me estou a desviar do assunto.

Pedro
Então a melhor coisa que tens a fazer é informares-te sobre isto. Depois, se achares necessário, podes partilhar aqui a informação que reuniste.
8

Junho 08, 2007
Bruno: ... http://localhost
agfrg
Falas assim porque estás a ver que te vai sair na rifa um portátil barato. As críticas são a base de uma democracia. Defendes o projecto mas, ao mesmo tempo, apontas-lhe o dedo não é?!

"Eu só digo que se isto vem com o Vista a primeira coisa que faço é por-lhe XP ou Ubuntu."
9

Junho 08, 2007
Eu digo isso porque detesto o vista e gosto bastante de ubuntu, mas acho uma excelente oferta para o preo.
10

Junho 08, 2007
Bruno: ... http://localhost
agfrg
Então achas que, a nível económico, é uma boa oferta para o utilizador; certo? Então e se fosse usado software livre feito em Portugal??
11

Junho 08, 2007
DA maneira que o pessoal que entra para tic j no windows 顩 dificil de lhes ensinar alguma coisa... Quanto mais no linux ? morria, era tudo corrido a negas... :-)
12

Junho 08, 2007
Bruno: ... http://localhost
was
Eu estudei com pessoal que mal sabia ligar um pc... Mas isso no impediu os profs de leccionar a matria. Tiveram que o fazer mais devagar, mas deram-na.
13

Junho 08, 2007
A Alemanha tem muito mais gente dentro do mundo Open Source... Deve haver muito mais administradores de redes, e técnicos com formação em GNU/Linux....

Em Portugal não há nenhum LinuxTag (refiro um evento em acontecimento)... em Portugal o que temos de open source são palestras e poucas......

Muito mais de metade dos estudantes com o 3º ciclo jamais ouviu falar de Linux....


Seria lindo, mas eu acho que ía trazer problemas.
Acreditem que não é pela falta de opção pelo Open Source que seremos mais roubados. Segundo a teoria da conspiração, a MS não ía roubar um Governo de onde espera ajuda "social"..... A MS tem participações em muitas campanhas de solidariedade... Pode ser só publicidade, mas ajuda, e é o que conta....
14

Junho 08, 2007
Bruno: ... http://localhost
nDray
Não é por não terem ouvido falar de gnu/linux que não vão conseguir utilizar. Era uma oportunidade excelente para pôr os estudantes universitários a participar em projectos; eles também precisam de sair da sala de aula e "enfrentar" o mundo. Ia ser bom para o governo, para as universidades, para as empresas portuguesas e, acima de tudo, para os alunos e professores.
15

Junho 08, 2007
DiguiVirus: ... http://www.pt-win.net
Bruno, é por posts como estes que já não venho tão frequentemente ao webtuga.
Diz-me uma coisa, se eles tivessem a "dar" MacBooks ou assim qualquer coisa do género, tu virias postar esta tua "indignação" (para mim é mais um desabafo sobre o suposto mau desempenho do vista)?
É triste ver a parcia com que escrevem estes posts. Algumas das pessoas que aqui vêm não querem ver as suas "ideologias" desvalorizadas, ou até mesmo esmagadas.

Não julguem o Windows pelo preço... Sinceramente, eu ADORARIA ver um professor a instalar tipo um jogo no Linux... Daqueles jogos didáticos todos bonitos! Sim, onde é que eles correm no Linux? Com emuladores? E emuladores? Tás a ver professores cotas que demorar 10 min a escrever o nome no pc a meterem-se por esses caminhos?

O que se gasta nas licenças de windows, iria gastar-se em acções de formação: "Aprenda o linux, senhor professor".

Pensem bem no que postam aqui... Se é suposto ser uma notícia, não cuspam para cima dos intervenientes...

;-)
16

Junho 08, 2007
DiguiVirus: ... http://www.pt-win.net
Já agora, dou os parabéns ao webtuga por manter abertas estas discussões, e cujo feed consta na minha barrinha do firefox...

Avé Webtuga... 8-)
17

Junho 08, 2007
Bruno: ... http://localhost
DiguiVirus
Eu não ponho em causa o desempenho do Vista. O que ponho em causa é não haver software houses e universidades portuguesas neste projecto.
O mesmo professor cota que tinha que aprender a trabalhar em GNU/Linux, tinha que aprender a trabalhar com o Vista. O dinheiro gasto em formação em GNU/Linux também é gasto em formação em Windows. Não é por aí...
18

Junho 08, 2007
Eu concordo plenamente que se instale o Windows, mesmo que para isso tenha que se pagar. As licenças não sao ao preço que se pensa, sao bem mais baixas. Era inutil darem aos professores o Linux, isso sim era um mau investimento. Se neste momento uma grande parte dos professores mal sabe mexer no windows, se fosse para mexer no linux e pc (pago pelo estado) encostava ao lado!
Nao se esquecam que a grande maioria usa Windows, e por exemplo, os meus cotas, que até safam-se relativamente bem no pc (sabem o essencial), provavelmente nem sabem o que é o Linux... Quanto ao desempenho do Vista... por enquanto não é dos melhores, mas acredito sériamente que vai melhorar ao longo dos tempos. Lembro-me que o XP quando saiu estava xeio de bugs e problemas, hoje é o sistema operativo mais usado em todo o mundo.
Um conselho que eu dou a quem escreve as noticias é a seguinte, um bom noticiario é aquele que é neutro, que não expressa a sua opiniao, limita-se apenas a informar. Já tem vindo a ser uma tendencia as noticias aqui serem anti-windows e de mau gosto. Relembro que só usa windows quem quer e ninguem baixa as calças para isso, e mesmo que os 1% dos professoes que gostam do linux o queiram, podem sempre instalar à borla! O mesmo não acontecia caso os pcs viessem com o linux.. aí 49% dos professores compravam/pirateavam o windows, e os outros 50% encostavam os pcs.
Atenção, que fique claro que eu não sou anti-linux, e considero que o linux tem melhorado cada vez mais e está a impor a sua importancia, mas um utilizador normal não quer saber se o seu pc ganha mais x% de desempenho por usar o linux, quer apenas que o seu pc seja o mais compativel possivel com todo o hardware/software que venha a adquirir! Por isso, quer queiram quer não, no global, o XP é o melhor SO actualmente!
19

Junho 09, 2007
O XP não é e nunca foi o melhor SO de sempre. Está ao nivel de um Mac OS 9 ou da primeira versão do Mac OS X. O Vista está mais ou menos ao nível Panther/Tiger, mas quando o Leopard sair da casca na Segunda feira, digam "Bye Bye Vista", porque nem se vai comparar.
20

Junho 09, 2007
João Rodrigues: ... http://www.tafixe.com
Fora a parte da crise, dá para ver pelos comentários que muito ppl faz questão em defender o Windows, não tenho zanga nenhuma contra a Microsoft, e também uso Windows no meu dia a dia (licenciado e tudo, até custa a crer), o que eu acho é que na verdade as escolas ficavam muito mais bem servidas com open-source e o governo poupava muito mais (mesmo sendo a 20€ cada licença, com o n.º que tão a pensar em comprar, ainda dá uns trocos valentes).

O Linux não é um bicho de sete cabeças como a maioria pensa, os meus pais que já são um bocadinho velhotes, mal sabiam trabalhar com o Windows e passavam hora a hora a perguntar-me como se fazia tal coisa, experimentei a instalar o caixa mágica e o Ubuntu no computador deles e acabaram por se sentir muito mais à vontade em Linux que em Windows, agora quando precisam de alguma coisa já chegam lá quase sem perguntas.

Quanto a programas didácticos, esquecendo o software da porto-editora, o próprio Linux tem muitas aplicações para ensino e estudo que pelo que eu vi considero muito mais eficientes que as de Windows, e não custava nada à nossas editoras nacionais expandirem a sua área de mercado para as plataformas Linux (não sei agora se foi no Ubuntu ou no caixa mágica 11 v.DVD que encontrei software de matemática, tabela periódica, Software de Quiz com exercícios pré-feitos e permitindo também aos professores fazerem exercícios de preparação, etc...).

Outro ponto é que parece que tão a pensar em ensino como se fossem todos tirar cursos de informática, lembrem-se que apesar de a informática ser a área mais concorrida, não quer dizer que o país inteiro vaia estudar informática, na realidade mais de 70% deve estudar apenas processadores de texto, Internet e pouco mais, para cursos de informática é aconselhável terem as duas plataformas, agora para o restante ensino basta uma e não tem obrigatoriamente que ser o Windows.

Um último comentário que tenho a deixar, é que não tive a mínima formação em Linux, apenas em sistemas Windows, e ao experimentar o Linux não tive a mínima dificuldade, hoje em dia quem sabe trabalhar com o Windows acaba por saber trabalhar com o Linux, logo as formações não seriam absolutamente necessárias a não ser para os técnicos responsáveis pela manutenção das escolas.
21

Junho 09, 2007
pmvalente: ... http://www.tafixe.com
A minha modesta opinião vai no seguinte, a questão é a seguinte, devemos ou não mostrar aos jovens, que existe outro mundo para além do software proprietário? Será que ao iniciarmos os jovens e apenas lhes falando do Windows estamos a promover o bom uso da tecnologia. Esqueçam os professores, pois que aprende windows muito mais facilmente aprende linux, o que faz o professor ou aluno com o windows? Nada, apenas o usa para utilizar aplicações. Por isso não vejo como distros tais como o ubuntu, debiam, fedora, alinex, etc. do pondo de vista do utilizador possa ser assim tão dificil, é dar um ubuntu e um windows a uma pessoa que nunca mexeu num PC e depois tirar as conclusões, mais ainda as distros de GNU/Linux vem muito completas, o windows não, enfim acho que não devemos ser radicais e é tudo uma questão de escolhas, devemos deixá-los escolher.
Claro que para jogos o Linux não está tão apetrechado, ou melhor os fabricantes de jogos não os fazem.
Usu Linux, acho mais estável mais com menos memória, enfim...
fiquem bem...viva a liberdade de escolha.
22

Junho 09, 2007
Bruno: ... http://localhost
Scolpit

Se mal sabem mexer em Windows, acredita que não lhes vai custar aprender a trabalhar com um sistema GNU/Linux, porque ainda não se habituaram completamente ao uso do Windows.

Sabes porque que Windows é o sistema operativo mais usado nos desktops?! OEMs e pirataria. Tão simples quanto isso.

O Webtuga é um blog e um blog é pessoal. Mas também temos algum carácter informativo, mas damos o nosso cunho pessoal. Como é um blog, permite-nos isso.
Diz-me um canal televisivo que tenha um bloco informativo imparcial, ou mesmo um jornal. Há algum em Portugal?! Eu não conheço nenhum.

As pessoas utilizam aquilo que lhes dão. Vê quando vão comprar um computador; se ele vier com Windows, eles usam Windows; se vier com outro sistema operativo, eles usam esse sistema operativo.
Já meti o meu velho em frente ao me pc e pedi-lhe para ele olhar para o monitor e dizer-me onde podia aceder às aplicações (eu estou a usar o Ubuntu e o meu pai só usa o pc dele para ouvir músicas, porque é a única coisa que sabe fazer no pc). Ficou a olhar para o monitor uns segundos e apontou para a barra de menus do Gnome. Ele consegui dizer-me onde podia aceder às aplicações e mal sabe trabalhar em Windows.

O XP o melhor sistema operativo?! Desculpa, mas deves estar febril.
23

Junho 09, 2007
Bruno: ... http://localhost
João Rodrigues

O meu pai usa Windows porque eu preciso de um computador com Windows e uma porta comm disponível. Se não fosse por isso, já lhe tinha metido GNU/Linux. Eu acredito perfeitamente que ele se ia conseguir orientar bem.

Eu também não tive formação nenhuma em GNU/Linux, mas, a dada altura, senti que tinha que mudar. Instalei o Ubuntu (porque não atino muito com o KDE) e não tive grades dificuldades em usar o GNOME. A maior dificuldade foi habituar-me a usar o terminal, mas hoje uso o terminal até para mover um ficheiro. Sempre é melhor que ter que andar a mexer no registo...

Focaste um ponto importante que é o software didáctico para GNU/Linux. Há montes de software didáctico. Programas para matemática, etc... Só falta é dar a conhecê-los.
24

Junho 09, 2007
Bruno: ... http://localhost
pmvalente

Exacto, devemos dar a conhecer, tanto a alunos como a professores, que existem mais sistemas para alm do Windows. Uma boa forma駣o no passa por aprender a usar um sistema, mas sim por aprender conceitos que pode aplicar a vrios sistemas. Estamos a fazer das nossas escolas centros de forma㡧o para produtos Microsoft, em vez de formarmos pessoas.
25

Junho 09, 2007
Embora a tua indignação não seja despropositada, a verdade é que é um pouco exagerada. O nosso governo não gasta muito em licenças da Micro$oft! Gasta um bocado, mas não muito. Quer dizer, cada licença deve ser para aí 1€. Mesmo assim é muito bem jogado da Microsoft dar Windows nas escolas.

O que eu quero dizer é que Portugal é um país em que a Microsoft está muito bem implementada e o Linux ainda é muito desconhecido. Mas também não concordei com a decisão do governo. Acho que eles devem fazer isso com a Microsoft, mas também deviam apostar no Linux. Ou seja, deviam usar os dois. Mais tarde quando a nossa sociedade estivesse menos dependente da M$ e conhecesse outros sistemas operativos íamos deixando a MS.

Outra coisa que não concordo muito é a perfeição do Linux. É um bom sistema operativo, mas tem muitos defeitos, como as suas incompatibilidades. Não sei se era recomendável as escolas só usarem isso. Outra coisa, acho que o Alinex é um SO muito fraquinho e o Caixa Magica podia ser melhorzinho...

De resto concordo com o teu ponto de vista, mas os nossos ministros não devem ser especializados nesta área e pode estar ali alguma ignorância. Isto sou eu a supor. Senão qual era a justificação para esta decisão menos sábia?
26

Junho 09, 2007
Mas o problema é que o estudante que vai comprar este PC não o vai comprar para fazer trabalhos ou usar programas didacticos, estão-se nas tintas para isso. Eles querem jogos!

Need for Speed, GTA, esse tipo de jogos, não os tradicionais jogos de cartas que vêm com todos os SO, e disso não encontras em linux sem emulação, que muito provavelmente não conseguiriam fazer. Por outro lado as soluções ADSL que as Operadoras Moveis têm não suportam Linux, logo, não haveria internet, o que faz parte do programa.
27

Junho 09, 2007
Bruno: ... http://localhost
O caixa mágica suporta, pelo menos, as placas da vodafone.
28

Junho 09, 2007
Peço desculpa, nao tinha encarado isto como um blog pessoal. Pensei que seria vais um serviço informativo. A questão de compatibilidade para mim é uma mais valia, por isso disse que o XP era o melhor, só por isso! Ora vejamos, adoro jogar no pc (mtos jogos nao dao no linux, ou pelos menos sem emuladores), quase diariamente mexo em programas como 3ds max, photoshop, flash, etc... (escuso de dizer mais alguma coisa), e escusam de dizer que existe o GIMP por exemplo que faz a mesma coisa que o photoshop, eu acredito nisso tudo, mas eu quero usar é mesmo o photoshop, nao o gimp. Resumindo, no windows posso escolher usar tto o photoshop como o gimp sem qualquer tipo de emuladores e chatisses, no linux nao! é quase a mesma coisa que comprar um carro a gás, é melhor, menos poluente, barato, menores consumos... já pensaram porque é que não houve uma adesão em massa? Pois é, nem todas as bombas disponibilizam gás!

A titulo de curiosidade aqui fica um gráfico com as ultimas 100 entradas da minha pagina, referente aos sistemas operativos utilizados... Ja viram a diferença?
http://img517.imageshack.us/img517/7112/paginahk7.jpg
29

Junho 09, 2007
Bruno: ... http://localhost
Achas que os alunos do secundário vão andar a trabalhar com o 3D Studio Max, Cinema 4D, Photoshop ou outro programa que não corre em GNU/Linux?

Eu, em GNU/Linux, também corro muitas ferramentas que não corres em Windows. Não tem muito sentido dizeres que corres aplicação A ou B em Windows e não a corres em GNU/Linux, e por isso GNU/Linux não é alternativa. No teu caso, precisas de Windows, mas podes usar Mac OSX se quiseres.

Os putos precisam de aprender conceitos. As escolas já têm bastantes pcs com Windows, mas uns pcs com GNU/Linux fazem lá falta. Assim os miúdos aprendem os conceitos e trabalham com vários sistemas. Da maneira que este projecto foi conduzido, criámos centros de formação Microsoft em vez de criar-mos condições de ensino...
30

Junho 09, 2007
southafrikanse: ... http://www.tugatronica.com
Na minha faculdades temos o Windows nas versões 98, 2000 e XP e outros têm o Ubuntu ou o Alinex instalado.

Não vejo qual é o problema. Eu na área que estou preciso do Windos porque não há programas em Linux e Mac que fazem melhores simulações/construção de circuitos que o Windows.

Mas também não vejo o drama de uma pessoa poder expressar a sua opinião. Interessa sim que cada utilizador se adapte àquilo que está acostumado e se quiser tentar experimentar sistemas operativos diferentes (que é o meu caso, resolvi testar o Ubuntu).

Isto faz-me lembrar o anúncio dos Gatos sobre a PT, quem quiser é à borlix, quem não quiser que pague. Não vejo o drama. E para já o governo está a adquirir estas licenças porque os sistemas operativos da Microsoft até ao momento têm maior controlo no mercado (apesar de estar a perder terreno para Mac e Linux nos últimos anos) mas penso que a nível do utilizador é o indicado já que a maioria dos programas existentes são para Windows.

Não estou obviamente a defender a Microsoft mas sim os gostos pessoais de cada um.
31

Junho 09, 2007
Bruno: ... http://localhost
@southafrikanse
Não sei se é Windows se é o GNU/Linux que tem mais programas... Mas o que é que vão dar nas escolas que não possam usar GNU/Linux?! Nós estamos a formar pessoas para trabalhar com produtos Microsoft, só isso. Se apanharem outra coisa, passam-se da bolha.
Ensinem os conceitos e não a fazer tarefas mecanizadas num produto.
32

Junho 09, 2007
Márío Lopes: ... http://mywheel.net/blogpt
A maior parte das pessoas está a avaliar isto como medida ad-hoc. Os alunos vão receber portáteis já equipados. Visto assim, até parece bonito...

O grave, muito grave, é a total subserviência do Governo Português à Microsoft. Se eles tivessem ganho a proposta porque efectivamente era a melhor (economicamente falando) então muito bem, seja. Mas nem sequer houve concurso público. E para não haver concurso público é porque alguém ganhou muito dinheiro com isso..

Portanto em causa estão as alcoviteiras que governam o país e que no fim de baixar as calças têm o cheque à beira da mesinha de cabeçeira. Basicamente, rendem-se ao primeiro tipo com dinheiro que lhes aparece à frente.
33

Junho 09, 2007
Bruno: ... http://localhost
Mário Lopes
Não podia ter dito melhor. O nosso governo anda a reboque de uma empresa monopolista. E engane-se quem acredita nas "boas acções" desta empresa.
Concordo contigo, o dinheiro parece-me ser a força motriz desta iniciativa... :-(
34

Junho 09, 2007
Bruno: ... http://localhost
Queria agradecer a todos os interveniente (e a quem ainda não participou, mas vai expressar a sua opinião) a sua participação. Só tenho pena que esta participação tenho sido fruto de um assunto polémico.
Continuem a dizer de vossa justiça e, espero, a fazer sugestões.

Com este agradecimento não quero dar por terminada aqui a participação. Espero que esta continue e em força!

Um abraço;
Bruno
35

Junho 09, 2007
Bem, tenho que concordar com o Mario Lopes, a ausencia de concurso público fica sempre mal, em qualquer circunstancia, apesar de eu achar que o windows é a escolha acertada, não é justo para o linux que nem teve a oportunidade de se expressar no assunto!

Bruno, quanto aos programas, depende muito de escola para escola. há escolas que dão photoshop no secundario bem como front page, word, excel, powerpoint... Não sei se o openoffice.org é bom, para dizer a verdade nunca o usei, mas mesmo que seja bom, uma pessoa quando se habitua a um programa não quer mudar, e la está, quem estiver habituado ao openoffice pode sempre rodalo em windows! Por isso é que para mim é pena de facto o linux nao conseguir rodar programas do windows sem emuladores. Se isto já fosse possivel, provavelmente já usava o linux em vez do windows! Por um lado a culpa é de quem faz o software, tudo no mundo é feito a pensar nas maiorias, por outro lado, o utilizador convencional nao tem a culpa disso, e não quer preocupações, quer simplesmente instalar o jogo/programa e ele funcionar à primeira!
O que eu não gostei na noticia foi mesmo um tipo de comentario, diria que quase de inveja, nao tanto pelo governo estar a gastar dinheiro com isso, mas mais por terem obtado pelo windows e nao pelo linux!
No meu caso, nem Mac podia usar, porque 3ds max é exclusivo para windows!
Atençao que eu não sou anti-linux, e até acho uma boa iniciativa e uma maneira de parar com a "maminha" da microsoft, mas acho que cada um tem o direito de escolher o SO que quer usar sem ser criticado. Tenho visto que é uma tendencia dos linux users, de falar mal do windows. Faz-me lembrar um amigo meu que adora linux e farta-se de falar mal do windows, no entanto continua com o xp instalado no seu pc...
36

Junho 09, 2007
Bruno: ... http://localhost
Scolpit
Continuas sem perceber onde quero chegar. Os alunos devem aprender os conceitos e não a trabalhar com determinado programa. E esta frase prova isso: "há escolas que dão photoshop no secundario bem como front page, word, excel, powerpoint…" Assim os alunos não aprendem os conceitos necessários, aprendem apenas que, para realizar determinada tarefa naquele programa, tem que se carregar em determinado sítio.
É muito mau alguém ganhar hábito num determinado programa ou sistema porque acaba por não aprender muito, apenas mecaniza as tarefas. Se tiver que fazer alguma coisa para além do que costuma fazer, dá-lhe um BSOD cerebral.
Uma boa aprendizagem passa por interiorizar/aprender e não decorar ou mecanizar.

Sou sincero, as únicas escolas que conheço onde dão formação em photoshop, são as escolas profissionais.

E não, não é inveja, é indignação. Indignação por não terem ouvido as empresas e universidades portuguesas!

"acho que cada um tem o direito de escolher o SO que quer usar sem ser criticado"
Achas mesmo que os alunos e os professores vão escolher o sistema operativo que vai estar instalado nos computadores?!?! Eles já vêm com o Vista! Onde é que está a escolha que falas?
37

Junho 09, 2007
DiguiVirus: ... http://www.pt-win.net
Eh pah, tinha-me esquecido que isto era um blog sobre política...
O que interessa agora se alguém ganhou dinheiro com isto ou não, etc?

O meu livro de matemática traz um cd todo bonito com apresentações multimédia, etc... Queria ver isso a correr no Linux pah! Voces não percebem que no linux não se corre um .exe sem emuladores? Ou se se corre, desculpem o engano, é que so tenho o Ubuntu e já o testei há imenso tempo.

Anyway, o que importa é que não podemos tar todos a dizer que Windows foi uma má compra, porque não foi... É dinheiro gasto, mas mais vale isso que um pontapé no cu... :-p :-) ;-)
38

Junho 10, 2007
Bruno: ... http://localhost
E eu queria ver Windows a correr um binário de GNU/Linux sem o cygwin. Essa comparação é um pouco para o anedótica...

Já de agora diz porque é que achas que o Windows foi uma boa compra. Gostava de ouvir a tua justificação para isso, para o bem desta "discussão".
39

Junho 10, 2007
southafrikanse: ... http://www.tugatronica.com
@Bruno

Esqueces de um pequeno pormenor: "compatibilidades" um aluno que faz trabalhos pelo Gnu/Linux e entregue ao professor (sendo que este no sabe o que Linux) depois n㩣o consegue visualizar o documento, penso que nem as impressoras fazem melhor.

E em relao ao n磺mero de programas, isso j no sei, mas pelo menos na ᣡrea de Electrnica dif㩭cil encontrar ficheiros compatveis em Linux e em Windows (que eu por acaso descobri um e publiquei na Tugatrnica, o Kicad).
40

Junho 10, 2007
tantos gastos OMG ! mas claro, já nem falamos em contas de internet, nem activação das linhas .. sim, um governo como o nosso tao moderno, quer escolas sem net ?
41

Junho 10, 2007
DiguiVirus: ... http://www.pt-win.net
@Bruno

Sim, existe um grande aglomerado de binários importantíssimos de linux para alunos não?! Pah, linux não é a mesma coisa... Para instalar drives de impressoras como é?! E ligar-lhe um modem da sapo?!

Vamo-nos contentar com aquilo que temos... Mais vale isto que um pontapé no cu! :-p :-) ;-)
42

Junho 10, 2007
Bruno: ... http://localhost
@southafrikanse
É por isso que existem standards.

@DiguiVirus
Para instalares os drivers de uma impressora, vais ao utilitário que a tua distribuição tiver e escolhes uma das centenas de impressoras que são suportadas out-of-the-box. E para os winmodems, daqueles usados pela sapo, já existem drivers; não te posso é deixar o site do projecto, porque não o gravei nos meus favoritos (é o que dá ter um router).
43

Junho 10, 2007
DiguiVirus: ... http://www.pt-win.net
"não te posso é deixar o site do projecto" Eu sem net, como lá vou buscar?
"Para instalares os drivers de uma impressora" A minha já tem drivers Linux, mas muitas mais antigas não têm!

Por muito que a discussão se prolongue, tá visto que Windows tem mais vantagens que Linux, e tens de admitir! ;-)
44

Junho 10, 2007
Bruno: ... http://localhost
@DigiVirus
Não tenho grandes certezas, mas penso que o Caixa Mágica já suporta esses modems. Dá uma vista de olhos ao site dele.

Algumas impressoras mais antigas não são suportadas, out-of-the-box, em GNU/Linux. Mas passa-se exactamente o mesmo em Windows. Mas achas que eles iam dar impressoras velhas às escolas?!

Windows em vantagem?! LOL Diz-me uma vantagem que justifique a adopção de Windows, em vez dos sistemas feitos em Portugal, então. E não pegues nos drivers porque GNU/Linux é o sistema operativo com mais drivers, out-of-the-box.
45

Junho 10, 2007
DiguiVirus: ... http://www.pt-win.net
Outra vez as vantagens?!
Lê bem isto a seguir:
QUANDO OS MANUAIS ESCOLARES TROUSSEREM CD'S COM MULTIMEDIA (.EXE, ETC) PRONTOS A CORRER EM LINUX DIZ-ME, PODE SER?!

Já agora, os portáteis que eles vão "dar" vão ter wireless... Como se instalam esses no Linux?!

Agora falando a sério, podiam-me dizer, porque eu queria instalar a minha no Linux e simplesmente não consigo...

;-)
46

Junho 10, 2007
Bruno: ... http://localhost
Aí só te posso dizer uma coisa: emula. É o que faço com o FM2007.
Para teres wireless, penso que tens que instalar o pacote kernel-restricted-modules, mas não tenho a certeza porque não tenho wireless no meu pc e nunca precisei de saber isso.
47

Junho 10, 2007
pmvalente: ... http://www.tafixe.com
Só não existem mais jogos e software a rodar no linux por culpa dos fabricantes tanto de hardware como de software. A culpa não é do Linux. Eles só fazem drivers e jogos para o Windows porque lhes interessa, o mercado é maior, logo mais lucro, só isso. Daqui a uns tempos, com o Linux a crescer ao ritmo que tem vindo, a realidade vai ser diferente.
E para quem gosta:
http://www.flightgear.org/
ao nivel dos melhores....
48

Junho 10, 2007
DiguiVirus: ... http://www.pt-win.net
"Aí só te posso dizer uma coisa: emula." Chegaste onde quero chegar... Por isso é que tenho vindo a falar... Tás a ver professores e alunos a emular?! Eu não... ;-)
49

Junho 10, 2007
Bruno: ... http://localhost
@DigiVirus
E estás a ver esses mesmos professores a configurarem o acesso à net, a instalar uma impressora ou a configurarem a rede wifi em Windows?! Eu também não. Não é por aí...
50

Junho 10, 2007
pmvalente: ... http://www.tafixe.com
Desculpem lá a sinceridade, mas voçes só estão a falar em falta de compatibilidade nos jogos e softwares super profissionais que aposto que a maior parte do pessoal que o usa não é com licença legalizada.
O que temos de ver é os milhões de pessoas que apenas usam o S.O. para usar algum software muito normal, tal como processador de texto, folha de cálculo, voip, sistema de mensagens, email, browser, gestor de ficheiros. E o GNU/Linux tem tudo isso gratuitamente. Essas pessoas que fazem uso do PC para aquilo que está acima mencionado também não percebem nada de instalações, configurações etc, só querem uma máquina "plug and play"smilies/smiley.gif
Voçes que só vem o PC como máquina de jogos, comprem uma consola. smilies/wink.gif
E para quem quer um PC para processamento de texto, folha de calculo, apresentações, net, email, etc. o Linux chega e sobra e sem virus...não me venham falar de compatibilidade.
51

Junho 10, 2007
Bruno: ... http://localhost
pmvalente
Exactamente. E para as escolas, GNU/Linux era o ideal. Tem tudo o que disseste e muito mais. Tens montes de software gratuito para realizar a mesma tarefa, apenas distncia de um click. Era o ideal para ensinar os conceitos aos alunos e aos professores.
52

Junho 10, 2007
Bruno: ... http://localhost
@DigiVirus
Podes ver como instalar um modem SpeedTouch aqui
53

Junho 10, 2007
DiguiVirus: ... http://www.pt-win.net
Thank bruno! Ja vai dar jeito! ;-)
Vocês é que tão a ver pelo lado errado!

O programa do 10º ano inclui abordagem a Macromedia (flash, dreamweaver, etc), coisa que não funciona no linux, penso eu (apenas emulando)!
As compatibilidades está em tudo relacionada com o facto de se comprar Windows, porque os CD's que os manuais trazem é tudo para Windows! Temos que vêr por aqui!

Não concordo é com o facto de usarem Vista, quem ainda é um Alpha, para mim. Além de ser um alpha é um jogo, aquilo puxa mais que eu sei lá o quê. Mas um xpzito acho que seria ideal para os alunos se adequarem ao básico da informática. E se tal se justificasse, oferecia-se um live cd kUbuntu ou Ubuntu aos alunos (daqueles que vêm de graça)...

Mas concordo com o facto de Linux ser mais seguro, etc... Eu próprio tou mortinho por chutar Linux para a máquina! ;-)
54

Junho 10, 2007
Bruno: ... http://localhost
Nos produtos Macromedia só tens um que é difícil de contornar, o Flash. De resto, em vez de ensinarem os alunos a trabalhar com o Dreamweaver, que tal ensinarem-lhes html, css, javascript e outras linguagens de programação!? E, em vez de lhes ensinarem a trabalhar com o Fireworks, que tal transmitirem-lhes conceitos básicos de design gráfico?! É errado, pelo menos do meu ponto de vista, ensinar os alunos a trabalhar com determinado programa (e não interessa se é para windows, linux, mac, bsds, etc...); em vez disso deviam-lhe ensinar os conceitos, para que depois os possam por em prática nos vários programas que tiverem que utilizar na escola, em casa ou na sua carreira profissional. Para além dos custos, da fiabilidade, da estabilidade e da segurança, a quantidade de programas disponíveis (à distância de um click) que se podem usar para pôr em prática os conhecimentos é o que me leva a dizer que GNU/Linux tinha sido uma melhor escolha.

O Vista em fase Alpha?! É a ideia que tenho, dos relatos que tenho lido e ouvido da boca dos utilizadores.

55

Junho 10, 2007