Caixa Mágica 12 oficialmente lançada

Hoje foi dia de lançamento da versão 12 da distribuição portuguesa de GNU/Linux Caixa Mágica. Por enquanto, está apenas disponível para plataformas 32bit e apenas por subscrição; a versão para processadores 64bit será disponibilizada dentro de dias e os utilizadores que desejem fazer o download gratuito da distribuição poderão fazê-lo a partir do dia 14 deste mês

A versão 12 da Caixa Mágica é marcada pela mudança da base da distribuição para a Mandriva, conhecida por ser uma das distribuições mais amigáveis. Outra das novidades é a inclusão do GNOME 2.20, assim como do OpenOffice 2.3.1, Linux 2.6.22, GIMP 2.4.3, suporte para os modems e placas 3G utilizadas em Portugal, suporte para o Cartão do Cidadão e efeitos 3D.

Recentemente, a Caixa Mágica 12 foi incluída no projecto e-escolas, vindo pré-instalada num portátil Fujitsu-Siemens. Este portátil poderá ser adquirido pelo mesmo preço que os restantes com Windows Vista: €150. Contudo, os alunos e professores que adquirirem um portátil com a Caixa Mágica terão direito a suporte telefónico e web durante 2 anos, a um manual de utilização e configuração em formato digital e a um módulo de e-learning de introdução ao GNU/Linux.

3 thoughts on “Caixa Mágica 12 oficialmente lançada

  1. fico por um lado espantado com esta notícia. mas por outro lado agradado também.
    o meu espanto ocorre depois de me lembrar que o ministério da educação não permite a utilização de software como dreamweaver mas instala caixa mágica nos portáteis do programa e-escola ( ? ) . agrada-me o facto de cada vez mais , o linux ocupar um lugar respeitável na informática, chega de ter o ‘hábito’ Microsoft, ninguem tem que ser obrigado a usar Win.

    []’s

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>