Caixa Mágica nos portáteis do projecto e-escolas

Hoje, algo de muito estranho aconteceu: um media português mencionou a distribuição portuguesa de GNU/Linux, Caixa Mágica.

Esse media é a Exame Informática que, na sua edição online, publicou um artigo onde se pode ler que a versão 12 da Caixa Mágica virá pré-instalada num modelo da Fujitsu-Siemens do projecto e-escolas.

No dia 23 deste mês, um dos membros do blog não oficial da Caixa Mágica (http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/) tinha publicado um artigo neste blog sobre um computador de €150 com Caixa Mágica. Na altura pensei que este computador só estaria disponível, pelo menos, em meados deste ano. Afinal já está disponível e logo no projecto e-escolas.

Esta é, na minha opinião, uma óptima notícia para os estudantes e professores que pretendem adquirir um portátil no âmbito deste projecto.

Os utilizadores que adquirirem estes portáteis de €150 do projecto e-escolas com a Caixa Mágica 12 pré-instalada terão acesso a suporte telefónico e web durante 2 anos, a um manual de utilização e configuração em formato digital disponível, a um módulo de e-Learning de introdução ao GNU/Linux, a um variado leque de aplicações, a um sistema de reposição automático e a um sistema operativo que virá pronto a funcionar com o acesso 3G do operador, para além de funcionar em condições.

Eu podia aqui especular sobre as razões porque a Caixa Mágica 12 virá pré-instalada nos portáteis do e-escolas. Podia falar do milhar de utilizadores que viu os seus portáteis dar vários bluescreens, curiosamente por falta de drivers para estes portáteis. Mas não vale a pena. Vou é felicitar a Caixa Mágica. Parabéns, Caixa Mágica!

3 thoughts on “Caixa Mágica nos portáteis do projecto e-escolas

  1. Os media não estão loucos. Parece mas é que tu e a a Exame Informática andam muito distraidas … Já tinha sido notícia que o Linux ia integrar o e-escolas em Setembro – [u][b]Software open source deverá integrar portáteis do e-iniciativas a curto prazo [/b][/u] [url]http://tek.sapo.pt/4I0/773016.html[/url] – mas não se sabia quando – [b]Opção de software open source na oferta do e-iniciativas sem data concreta[/b] [url]http://tek.sapo.pt/4L0/773457.html[/url]. Esta semana a TMN pôs a oferta no ar e mais uma vez o TeK deu a notícia – [b]TMN avança com portátil Linux no e-iniciativas[/b] [url]http://tek.sapo.pt/4L0/805072.html[/url].
    Não é para defenedr o TeK – que leio à muitos anos – mas são os únicos que andam em cima destas coisas

  2. Parabens Caixa Mágica !!!! E agora uma pergunta para quem responsável:
    Para quando a OFERTA desses portáteis ???
    Sim OFERTA!
    Pois acredito q o valor de 150,00 era para a Microsoft!!!

  3. Tenho um portatil da toshiba do pograma e-escolas da tmn e como o ecrã de login tem umas flores/borboletas feias decidi tentar mudar isso e em vez de usar pogramas apropriados decidi procurar no computador uma solução: fui ao painel de controlo fui ás opções de arranque e tinha lá umas opções avançadas em relação ao boot de arranque escolhi o arranque normal e tirei o personalizado que eu pensava que era o que tinha o login da tmn. Na minha ideia a opção arranque normal iria fazer o pc ter um login normal sem flores e borboletas mas nao foi o que aconteceu porque depois reiniciei o pc e agora so me pede para reintalar o vista nao sei o que faça pois tenho muita coisa importante no pc e nao queria formatar e entao pensei que me pudessem ajudar com a linha de comandos para voltar a mudar para a opção de arranque personalizado e reiniciar o pc para ficar tudo bem mas nao sei se é possivel.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>