Combate as patentes de software na Europa, torna o mundo um local melhor para viver

Por todo o mundo, lobbys de grandes empresas estão a tentar implementar sistemas de patentes dracónicos para o software, que apenas beneficiam essas empresas e prejudicam o consumidor, nomeadamente com o encarecer dos produtos devido ao pagamento de royalties dessas patentes e com o impedimento da evolução.

Cabe a cada um de nós, pessoas individuais ou colectivas, lutar contra isso. É um perigo que temos que combater, com o risco de virmos a ter um mundo pior se não o fizermos – muito provavelmente, com processos de violação de patentes por desenvolvermos uma aplicação que utiliza as teclas Page Up e Page Down (a patente da utilização destas teclas para navegar num documento está atribuída a uma empresa nos Estados Unidos).

Se fazes parte de uma empresa ou associação e queres ajudar a combater as patentes de software no espaço europeu, para que a criatividade e evolução no desenvolvimento de software não sejam castradas, dirige-te a stopsoftwarepatents.org e assina a petição. A data limite para a tua organização, empresa ou grupo fazer a subscrição inicial da petição é 31 de Agosto (daqui a dois dias), às 11 horas de Portugal (12 horas em Paris).

Não vais precisar de poderes de aranha ou de uma capa preta para seres um herói. Basta assinares a petição e vais ajudar a tornar o mundo um local melhor. E, se desenvolves software, estás a livrar-te de eventuais processos só porque alguém decidiu patentear o duplo clique do rato no botão de confirmação da acção e decidiu processar-te por violação dessa patente.

Se não acreditas nos perigos de um sistema de patentes de software na Europa, pensa no seguinte: o kernel Linux seria o que é hoje se existissem patentes na Europa? E o Firefox? Muito provavelmente, estes dois conhecidos projectos ainda estariam a ser desenvolvidos numa garagem, sem que o mundo soubesse que eles existem e os pudesse utilizar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>