|
Dúvida! |
|
|
|
|
Jul 25 2008, 08:59 PM
|

Grupo: Membro
Registado: 16-July 07
Membro nº: 13,949

|
É o seguinte:
Estou mesmo interessado em experimentar um SO novo (windows sucks), MAC só dá no hardwere da apple (como deve ser), lembrei-me de linux, acontece que como podem estar a adivinhar eu sou um noob com letras grandes.As questões são as seguintes:
- Se instalar o Ubuntu posso continuar a usar o XP sem problemas, certo? (é que o pC não é só meu)
- Haverá algum problema em arranjar as drivers da placa gráfica (gf6600) e da motherboard (uma asrock)?
-PReciso de formatar a partição em que vou instalar o SO?
Desculpem a possivel estupidez contida nas perguntas anteriores e peço a vossa compreeensão :|
Tal como eu disse: NOOB
--------------------
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 25 2008, 09:24 PM
|

Grupo: Moderador
Registado: 4-July 06
De: Near by...
Membro nº: 2,115

|
Dos problemas que referiste nao tens nenhum, podes continuar com dois SO na boa, drivers para a 6600 podes usar o envy que te instala isso automaticamente... Em relação há board ASRock depende do chipset que ela tiver
--------------------
Pérolas Registadas até agora:
- "Falaste do Gentoo e tens razão… o Gentoo é o sistema operativo mais simples do mundo para quem apenas queira um media center. " by: Um gajo que pretender ser analista informático - "O iPhone não permite downloads de ficheiros, portanto o trafego será com youtube, sites, mails (imagens num ou noutro)..." by:Someone @techzone - "OS X ainda bem que falas, esse é o projecto abandonado pla MS, o Cairo que irá aparecer de novo, mas não em Windows, mas em Midori" by: Someone @pplware - "RIDICULO SO PODES TAR A BRINCAR AHAHAHAHAHA com lucro na ordem dos 50 bilioes de dolares por ano a microsoft nao vai a lado nenhum brevemente…" by: someone@blog do cenourinha - "porque ADSL é uma emulação sobre a linha analogica normal.." by someone@ techzone - "I mean cmon, their laptops run basically on firmware..." Zune Guy sobre os portáteis Apple
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 25 2008, 09:28 PM
|

Registado: 27-July 05
De: Fátima/Leiria
Membro nº: 14

|
Gosto de ver pessoal a experimentar coisas novas...  Bem, respondendo:
1. Sim. O Ubuntu pode ser instalado numa partição separada, que não interfere com o Windows.
2. Não. Basta procurar um pouco (se as default não servirem). Na questão da mobo, não é preciso.
3. Sim. O Linux precisa de duas partições: uma em EXT2 ou 3 (+20GB) e uma Swap (~1/2GB) livres e formatadas (serão durante a instalação).
--------------------
"Think today's world, where Apple is the innovative underdog, Google is the company that does no evil, and Microsoft sits atop its throne as ruler of an evil empire. Will this state of affairs last forever? Apple and Google will also be hated someday..." by Someone "It's not about ego. Really. If it was ego, I'd be telling you about my awesome... oh, never mind." By Bruce Perens lycosman @ Twitter
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 25 2008, 10:18 PM
|

|
Resumindo:
Depois de ultrapassar a questão das drivers, preciso de uma partição com +/- 23 GB livres, certo?
--------------------
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 25 2008, 10:49 PM
|

|
(Bioknight) Resumindo:
Depois de ultrapassar a questão das drivers, preciso de uma partição com +/- 23 GB livres, certo?
Não recomendo menos de 20GB. Mas isso é contigo...
--------------------
"Think today's world, where Apple is the innovative underdog, Google is the company that does no evil, and Microsoft sits atop its throne as ruler of an evil empire. Will this state of affairs last forever? Apple and Google will also be hated someday..." by Someone "It's not about ego. Really. If it was ego, I'd be telling you about my awesome... oh, never mind." By Bruce Perens lycosman @ Twitter
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 26 2008, 11:53 AM
|

|
Eu tenho 2 partições (c: e d:), tenho o WinXP instalado no C:, posso então instalar o ubuntu no D:, certo (NTFS)?
Esses 20 GB são só para o SO?
--------------------
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 26 2008, 11:58 AM
|

Administradora do forum e do appletuga
Registado: 22-October 05
De: /dev/null
Membro nº: 199

|
(Bioknight) Eu tenho 2 partições (c: e d:), tenho o WinXP instalado no C:, posso então instalar o ubuntu no D:, certo (NTFS)?
Esses 20 GB são só para o SO?
o D: tera que ser um espaco vazio em disco, vais ao disk management e apagas o D:, o ubuntu depois e instalado na particao livre, e ele formata em ext3 e swap
--------------------
Se o mundo te virar costas, nao vires costas ao mundo, vai-lhe ao cu!
Se a Muralha da China pegasse fogo, seria a maior firewall do Mundo!
blacksheep-----fake hosting services since 1$ only for fake businessman----sponsored by ASAE
Oferecemos Cursos de Coveiro WebTuga --> O primeiro em Portugal com MBA da Independente incorporado
"Well, I guess it would be nice if I could touch your body" --George Michael's 'Faith'
Sing these words in a recording studio, and you win Album of the Year. Say them in a public bathroom, and you get busted.
The basic difference is this: hackers build things, crackers break them.
O novo Windows será o Se7en. Será uma sequela do famoso filme de terror Se7en?
MADNESS?? THIS Is SPARTTTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!
Sponsored by InTeRnEt SeRiOuS BuSiNeSs and MiCrOsOfT SeRiOuS BuSiNeSs!
MCSE -> Minesweeper Consultant and Solitaire Expert
VISTA -> Virus Infection and Spyware Transmission Architecture
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 26 2008, 12:30 PM
|

Free Software dude

Registado: 19-December 06
De: http://localhost/trmanco
Membro nº: 6,627

|
ja instalei o ubuntu em 8 GB  , mas por mim partições de volta dos 15 - 20 são os aconselhados se quiseres fazer alguma coisa de jeito
Quando estou a falar em 15 - 20 g é contar com o / e o swap
--------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------- ** Hi! I'm a signature virus! Copy me into your signature, please! ** --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 26 2008, 08:41 PM
|

Registado: 25-February 06
De: Porto city
Membro nº: 683

|
Eu uso uma partição de 5Gb para win2000, outra de 10Gb para o /, mais uma de 1Gb para swapp e por fim uma de 12 Gb para a /home, tenho ainda outro disco com 10Gb que serve para armazenar coisas.
--------------------
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 26 2008, 08:54 PM
|

|
(Navyseal) Eu uso uma partição de 5Gb para win2000, outra de 10Gb para o /, mais uma de 1Gb para swapp e por fim uma de 12 Gb para a /home, tenho ainda outro disco com 10Gb que serve para armazenar coisas.
Isso já é muito hardcore pa ele...
--------------------
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 26 2008, 11:25 PM
|

Registado: 25-February 06
De: Porto city
Membro nº: 683

|
(lycosman) (Navyseal) Eu uso uma partição de 5Gb para win2000, outra de 10Gb para o /, mais uma de 1Gb para swapp e por fim uma de 12 Gb para a /home, tenho ainda outro disco com 10Gb que serve para armazenar coisas.
Isso já é muito hardcore pa ele...
LOl é nada, é só usar o partition magic, ainda hj fiz algo semelhante num pc dum amigo.
--------------------
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 27 2008, 11:12 AM
|

|
Então no meu caso o recomendado é:
C:\ >> Windows
D:\ >> Ubuntu
Tenho o C:\ com 58GB e o D:\ com 52GB
No Disk management formato o D e instalo lá o ubuntu que automaticamente vai instalar nesses formatos de ficheiro que disseste, é assim :|
--------------------
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 27 2008, 11:13 AM
|

Free Software dude

Registado: 19-December 06
De: http://localhost/trmanco
Membro nº: 6,627

|
(Bioknight) Então no meu caso o recomendado é:
No Disk management formato o D e instalo lá o ubuntu que automaticamente vai instalar nesses formatos de ficheiro que disseste, é assim :|
Não é necessário formatares com o Windows, durante a instalação formatas, não te enganes é nos discos
--------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------- ** Hi! I'm a signature virus! Copy me into your signature, please! ** --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
|
|
|
|
|
|
|
|
Jul 27 2008, 01:28 PM
|

Registado: 27-July 06
De: Por aí..
Membro nº: 2,883

|
(Bioknight) Então no meu caso o recomendado é:
Se tiveres o windows instalado no C, e depois instalares o ubunto no espaço livre ou no D, o ubuntu vái criar um dualboot onde vai aparecer a opção de fazeres boot do windows ou do ubuntu. Se por acaso instalares o ubuntu no C o windows vai á vida:)
|
|
|
|
|
|
|
|
Aug 2 2008, 10:09 AM
|

|
(scotty) (Bioknight) Então no meu caso o recomendado é:
Se tiveres o windows instalado no C, e depois instalares o ubunto no espaço livre ou no D, o ubuntu vái criar um dualboot onde vai aparecer a opção de fazeres boot do windows ou do ubuntu.
É essa a ideia!
--------------------
|
|
|
|
|
|
|
  |
|