|
Quem tem dual boot Linux+Windows e o sistema de ficheiros deste estiver em NTFS, acede a estas partições mas não vai poder escrever nelas.
A activação das opção de escrita nessas drives é muito simples para isso basta
activar um módulo do kernel e instalar um driver que vai permitir a escrita a partir do Linux nesse tipo de sistema de ficheiros.
Instalando os pacotes
Os pacotes são dois e para os instalar na consola como "su" executar:
apt-get install afuse ntfs-3g
O Apt vai instalar estes dois pacotes e respectivas dependências.
Quem preferir, em vez da consola pode optar por instalar os pacotes através da interface gráfica do gestor de pacotes, o Adept, Synaptic ou Kpackage
Criando o directório para montar a partição NTFS
Se o mountpoint da partição não foi dado aquando da instalação é preciso criá-lo.
As partições no Linux são montadas dentro de directórios, então vamos criar um para montar a partição do Windows, como “su” numa consola executar:
mkdir /mnt/Windows
(O local por default em que o linux monta as as partições é em /media
mas eu prefiro montá-las na /mnt pois a /média é mais para as drives de CD/DVD, Disquetes, etc, fica ao critério de cada um escolher o local da montagem, assim como o nome do directório criado para o efeito)
Montando a partição NTFS com permissões de escrita
->Depois do directório criado vamos montar a partição dentro dele com permissão de escrita para user e código de página correcto para acentos, para isso como "su" numa consola executar:
mount.ntfs-3g /dev/hd?? /mnt/Windows -o umask=0,iocharset=utf8
->Se o mountpoint da partição foi dado na altura da instalação do Linux fazer o mesmo comando trocando o /mnt/Windows pelo caminho que foi dado ao directório de montagem e em principio não será necessário dar as opções -o umask=0,iocharset=utf8, pois o sistema deverá dá-las como default.
Os “??” serão substituídos pela letra da drive e numero da partição NTFS
No caso de duvida listar todas as partições executando como "su" o comando:
fdisk -l
Fazendo a montagem automática da partição NTFS
Os passos acima apenas vão montar a partição enquanto o sistema ligado, se reiniciarmos o sistema a partição é desmontada, e para a montar temos que repetir sempre o comando de montagem .
Para que a partição NTFS criada monte automaticamente temos de adicioná-la ao ficheiro "fstab" que fica em /etc, para isso temos que editar esse ficheiro com um editor de texto, como há vários eu vou dar várias opções:
Editar o ficheiro fstab
Como "su" executar numa consola:
->No Gnome:
gedit /etc/fstab
->No KDE:
kate ou kwrite ou kedit /etc/fstab
->Ou podemos usar os editores de texto universais que acompanham todas as distribuições, o
nano ou pico ou vim ou mcedit /etc/fstab
Acrescentando a entrada da partição ntfs no FSTAB
->Depois do fstab editado acrescentar a seguinte linha:
/dev/hd?? /mnt/Windows ntfs-3g umask=0,iocharset=utf8 0 0
->Trocar /dev/hd?? pela letra e numero da drive resultante do comando fdisk -l
Se optarem por montar a partição noutro local que não /mnt/Windows terão de colocar aqui o caminho com o nome exacto que deram.
->Se o mountpoint foi dado na altura da instalação do Linux este já se encontra referenciado no fstab basta apenas ir á linha da partição e no tipo onde está ntfs basta acrescentar o -3g ficando ntfs-3g
->Salvar o ficheiro, sair e como "su" executar na consola:
umount -a
mount -a
A partir daqui a partição NTFS é automaticamente montada com opção de escrita.
DICA: A melhor opção é na altura da instalação do Linux dar-se logo o mountpoint das partições pois assim o sistema atribui automáticamente as opções correctas para cada tipo de filesystem.
NOTA: A opção iocharset=utf8 é a codificação de caracteres ao local em que a instalação pertence, para sabermos qual a codificação local executar numa consola:
locale -a
--------------------
|