|
|

|
| WebTuga - Comunidade Nacional Web 2.0 | |
| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
edgefencer member

Especificação:
|
Colocada: Sáb Mai 03, 2008 9:36 am Assunto: [Testes] Exames Intermédios |
|
|
Quem aqui é do 10º (ou do 9º, não sei se os outros anos do secundário tem esta *inserir nome aqui*) sabe perfeitamente que tanga são os testes intermédios.
Primeiro, obrigam-nos a estudar a matéria toda sem especificar conteúdos, e isso implicou quase o livro inteiro de Química num e o de Geologia noutro.
Depois, faz-se os testes e não só não sai metade da matéria que nos obrigaram a marrar como o que saiu foi colocado de uma forma tão facil (a escolha múltipla valeu 12,0 valores) que até enervou...
Agora, estão a obrigar-nos a saber a matéria quase toda de Fisíco-Química (tirando só parte de Física) e de Biologia/Geologia (tirando parte de Biologia...). Pior, agora ainda acrescentam o teste intermédio de Matemática, com, adivinhem lá, tudo o que demos desde o 1º Período, e desta vez não sei se vai ser tão fácil como da última vez...
O que me revolta é que isto nem foi colocado em fase de testes. Não, que ideia, testar para quê? A ministra deve ter simplesmente pensado "Que se lixe, eles que se esfolem...", e pumba! Impôs logo de seguida (logo no ano em que entro para o secundário ).
E voçes?O que é que acham destes testes intermédios? |
|
|
Navyseal mod

Especificação:
|
Colocada: Sáb Mai 03, 2008 10:44 am Assunto: |
|
|
LOL
Eu sei que é fucked ter que estudar para aquecer, mas tem que haver formas de avaliação dos conhecimentos. Apoio ainda exames nacionais no final de cada ciclo (4º ano, 6º, 9º e 12º), alunos que estudem o ano todo, não precisam de se preocupar com este tipo de exames pois já sabem a matéria, só precisam de rever.
É preciso é acabar com um certo numero de professores de má qualidade, rever as matérias a ser leccionadas e o tempo previsto (não vale a pena ter calhamassos de matéria para vomitar num pequeno período de tempo). Fomentar as actividades extra-curriculares e o desporto. Deixar de lado a característica portuguesa do coitadinho, no qual todos os bullies são coitadinhos ou então passar tudo até ao 10º ano porque o prof não está para aturar. pff
O próprio acesso à faculdade deveria ser diferente, cada faculdade teria exames de admissão próprios consoante o curso, actividades extra-curriculares e a carreira desportiva contariam também na % para a admissão do individuo. No final só seria reconhecido o titulo a quem tivesse realizado o exame final de curso.
Com isto a escumalha ficaria no seu devido lugar, isto é, fora do caminho das mentes iluminadas.
Já sei que muita gente não concorda com formas selectivas de admissão e suportam a teoria do coitadinho e das fragilidades de aprendizagem, "que nem todos somos iguais" blablabla, pois bem se fossemos todos iguais, não haveria ninguém para vir buscar o nosso lixo no final do dia. Cada macaco tem uma função na vida, os aptos sobem as arvores e os menos aptos ou que se rejeitam adaptar vivem na vulnerabilidade do terreno.
(pronto ando na fase de ditador LOL) |
|
|
tiagotex mod

Especificação:
|
Colocada: Sáb Mai 03, 2008 11:42 am Assunto: |
|
|
Eu concordo com os exames, embora não os colocasse exactamente desta maneira...
Os exames não fazem mal a ninguém, se se estudar um bocado, não há dificuldade nenhuma, agora aqueles alunos que andam lá só por andar e que não querem saber da escola claro que vão ter dificuldades, estavam à espera do quê? Queriam entrar para a universidade sem ter que se esforçar, mesmo no secundário vejo muitos professores a levar os meninos ao colo, fazendo-lhes os testes fáceis e ajudando. Eu nunca tive dificuldade com os exames, porque a exigência que é pedida nos exames é igual e algumas vezes inferior à pedida pelos meus professores. Para muitos isto é considerado um crime, mas o que os professores nos estão a fazer é preparar-nos para a universidade e mesmo que as medias não sejam tão altas como as dos meninos que são levados ao colo, a diferença vai se notar na universidade.
Não sei o que vocês querem, mas na universidade é tudo avaliado por exames, em que se têm de saber vários livros de matéria.
P.S: Aproveito para te avisar que quando terminares o 11º vais fazer o exame de Fisico-Quimica e de Biologia-Geologia onde tens de saber os 8 livros que destes ao longo dos dois anos. |
|
|
edgefencer member

Especificação:
|
Colocada: Sáb Mai 03, 2008 5:51 pm Assunto: |
|
|
@navyseal
Eu por acaso adoraria que fosse assim. Entrar nas universidades seria mais complicado (visto que assim as médias não contariam tanto, e os riquinhos do privado ou os "coitados" como o tiagotex disse não entrariam assim sem mais nem menos). ~
@tiagotex
Facto: eu não tenho nada contra exames em geral, na verdade, eu estou bastante contra tretas como comportamente, "interesse na disciplina", portfolios e mais não sei o quê para a nota. Por mim, era a média dos testes contar 100% para a nota! Os meninos bonitos, "bem-comportados" (à frente do professor) que fazem uns trabalinhos (sacados do wikipédia) mas não sabem um c****** da disciplina.
Só que não concordo é a maneira como estes testes são feitos. É que, para toda a ameaça que nos impuseram nestes testes, eles até eram fáceis demais. E depois, uma pessoa não sabe se se deve de preocupar muito com a segunda ronda (e concentrar-se nas disciplinas com nota mais baixa) ou se se deve empenhar mesmo nestes pois até podem sair mais díficeis que os primeiros. É que mesmo só tendo de rever a matéria, são 5 livros a rever (2 de cada especifica mais o de Matemática). E somando isso às montanhas de trabalhos, portfolios, testes normais e as orais... Ninguém é sobredotado aqui... (sim, ainda por mais, aqui nenhum dos professores leva alguém "ao colo", é mais um "corre ou ficas para trás") |
|
|
Navyseal mod

Especificação:
|
Colocada: Sáb Mai 03, 2008 6:52 pm Assunto: |
|
|
| edgefencer escreveu: | @navyseal
Eu por acaso adoraria que fosse assim. Entrar nas universidades seria mais complicado (visto que assim as médias não contariam tanto, e os riquinhos do privado ou os "coitados" como o tiagotex disse não entrariam assim sem mais nem menos). ~ |
Riquinhos do privado? lol
Isso não será preconceituoso?
É preciso lembrar que não vivemos em África, temos classes médias com $ para pagar alternativas, existem 3 classes sociais por cá. Portanto calma, além do mais as pessoas são e devem ter alternativas no sistema em que vivem, se não querem ir para o publico ou não podem têm que haver alternativas para gerar concorrência de mercado. O nosso problema é que não há regulação nem fiscalização igual para ambos os sectores, se houvesse muitas coisas do publico já tinham sido fechadas e muitas coisas do privado também o seriam.
Os coitadinhos que eu me refiro são aqueles gunas que passam a vida atormentar a turma e os alunos, depois há os que vão com a maré pois também não querem levar na cara. Esses gunas parecem sempre ser vistos como coitados, os profs passam-nos todos os anos para não mais os terem que aturar, os moços fazem asneiras ou cometem crimes são sempre inimputáveis e aclamados como heróis pelos do seu gang de hienas. E eu ataca-los arrisco-me a ouvir as típicas historias dos defensores dos coitadinhos: "a mãe é p*ta e o pai está preso, coitadinho", o moço então deve ser um bocado de escumalha com vida, não têm cabeça? Não é dotado de sentidos e inteligência como qualquer humano? Então é fazer uso disso.
Mas também não sou a favor de apenas um tipo de ensino, a escumalha só anda nas escolas porque é obrigada, deviam haver alternativas, pois nem toda a gente quer ser engenheiro ou doutor, há quem se contente por se mecânico ou carpinteiro (alias estes até tem mais saidas que os formados pelo ensino superior).
Mais um pormenor em relação ao privado, de lembrar que as melhores faculdades do mundo são privadas.
| edgefencer escreveu: |
@tiagotex
Facto: eu não tenho nada contra exames em geral, na verdade, eu estou bastante contra tretas como comportamente, "interesse na disciplina", portfolios e mais não sei o quê para a nota. Por mim, era a média dos testes contar 100% para a nota! Os meninos bonitos, "bem-comportados" (à frente do professor) que fazem uns trabalinhos (sacados do wikipédia) mas não sabem um c****** da disciplina.
Só que não concordo é a maneira como estes testes são feitos. É que, para toda a ameaça que nos impuseram nestes testes, eles até eram fáceis demais. E depois, uma pessoa não sabe se se deve de preocupar muito com a segunda ronda (e concentrar-se nas disciplinas com nota mais baixa) ou se se deve empenhar mesmo nestes pois até podem sair mais díficeis que os primeiros. É que mesmo só tendo de rever a matéria, são 5 livros a rever (2 de cada especifica mais o de Matemática). E somando isso às montanhas de trabalhos, portfolios, testes normais e as orais... Ninguém é sobredotado aqui... (sim, ainda por mais, aqui nenhum dos professores leva alguém "ao colo", é mais um "corre ou ficas para trás") |
Tem que haver outras avaliações além de exames, não pode ser só chapar massa, há quem não tenha tão boa memoria e como tal uns trabalhos poderão ajudar a melhorar a nota. Mas também é preciso ser avaliado o trabalho em grupo, porque afinal não vivemos sozinhos. Além do mais durante o secundário a pressão a que se está sujeito não é assim muita. Na faculdade a pressão aumenta de forma drástica e quando menos esperas já estás a tirar a tua primeira nega. Apresentações de trabalhos são uma constante e a época de exames é a parte mais aborrecida e cansativa de todas. |
|
|
Laf_angel member

Especificação:
|
Colocada: Dom Mai 04, 2008 11:09 am Assunto: |
|
|
Eu sou contra os testes intermédios. Acho isso uma treta, porque é assim, eu ando no 11ºano e claro, vou ter exame de Fisica-Quimica e Biologia e Geologia e vai sair toda a matéria de 10ºano e 11ºano. Mas acho mal sair essa materia toda! Num exame, epa tudo bem, e a gente tem mais tempo e tudo para estudar e rever. Mas agora durante os periodos de escola, com testes das outras disciplinas, trabalho e mais trabalhos que os profs pedem, e ainda mais os Testes Intermédios? (daquelas 2 disciplinas que referi e ainda mais Matematica). Acho isso uma treta. Porque voces sabem muito bem que um teste intermédio conta para a avaliação do aluno e conta muito. E quem tiver Muito Fraco no teste Intermédio ta lixado!
A Ministra deve pensar que nós somos o que? Ao menos que dissesse que matéria ia sair nos testes intermédios, agora estar a estudar aqueles livros todos para depois so sair uma materia?? Valha-me Deus, andamos aqui a brincar é? Essa Ministra já devia de ter saido.  |
|
|
lycosman mod

Especificação:
|
Colocada: Dom Mai 04, 2008 11:46 am Assunto: |
|
|
| Não percebo nada do ensino actual em Portugal. Eu ando no 12º (na realidade 14º) ano e nunca na vida eu fiz um exame. Fiquei-me pelas provas globais... E só hei-de fazer um, de Matemática, para o acesso ao ensino superior. |
|
|
masterhard member

Especificação:
|
Colocada: Dom Mai 04, 2008 11:51 am Assunto: |
|
|
deveriam era redesenhar o metodo de ensino em portugal
 |
|
|
JoanaIsabel™ member

Especificação:
|
Colocada: Dom Mai 04, 2008 2:27 pm Assunto: |
|
|
Bem eu estoud e acordo com os estes interme'dios e esta' para ai' um post a dizer q nao especificam... na~o deves e' andar actulizado, vais ao site do gave q eles dizem qal e a mate'ria e os teus stores sa~o obrigados a dizer-te qal e' a mate'ria q sai...
Bem eu vou ter teste interme'dio de matema'tica e nao me arrependo de fazer porqe estes testes e' para as estatisticas do ensino portugues e para ver onde teem de melhorar obviamente q as mudanças na~o e' em dois dias mas sim em va'rios anos... a u'nica coisa q nao concordo neste ensino e' as substituiço~es =(... enfim...
so' qem na~o e' de acordo e' porqe nao estuda dia'ria mente e fazem reviso~es todos os dias porqe se o fizexem sabia minimamente a mate'ria... upa tmb a' uma qestao q nao concordo num teste interme'dio e' andarem a curtar qesto~es de mate'ria na~o dada... cada escola e' uma caso e esse testes interme'dios deveria ser feito pelo repesentante da disciplina... assim se calhar ja' na~o haveria tantas negativas nesses tais testes... digo eu  |
|
|
Navyseal mod

Especificação:
|
Colocada: Dom Mai 04, 2008 5:02 pm Assunto: |
|
|
| JoanaIsabel™ escreveu: | Bem eu estoud e acordo com os estes interme'dios e esta' para ai' um post a dizer q nao especificam... na~o deves e' andar actulizado, vais ao site do gave q eles dizem qal e a mate'ria e os teus stores sa~o obrigados a dizer-te qal e' a mate'ria q sai...
Bem eu vou ter teste interme'dio de matema'tica e nao me arrependo de fazer porqe estes testes e' para as estatisticas do ensino portugues e para ver onde teem de melhorar obviamente q as mudanças na~o e' em dois dias mas sim em va'rios anos... a u'nica coisa q nao concordo neste ensino e' as substituiço~es =(... enfim...
so' qem na~o e' de acordo e' porqe nao estuda dia'ria mente e fazem reviso~es todos os dias porqe se o fizexem sabia minimamente a mate'ria... upa tmb a' uma qestao q nao concordo num teste interme'dio e' andarem a curtar qesto~es de mate'ria na~o dada... cada escola e' uma caso e esse testes interme'dios deveria ser feito pelo repesentante da disciplina... assim se calhar ja' na~o haveria tantas negativas nesses tais testes... digo eu  |
Vá lá já fiquei a saber o que são os testes intermédios. lol No meu tempo não havia nada disto.
Os testes devem ser a nível nacional e não local como sugeres, uma vez que se o objectivo é testar o nivel de conhecimento, então pelo menos a base deve ser sabia por todos. Se houver muitas negativas ou não, serão apenas mais dados relevantes, caso o teste seja local (feito por cada prof) vai traduzir-se em falsos dados. Tem que haver uma uniformidade da matéria leccionada a nível nacional, pelo menos toda a gente deve saber o básico (tirar pelo menos 10), se isso não acontece então é porque algo está mal.
Mesmo assim o nosso ensino é muito facilitado, noutros países para se conseguir a nota mínima para passar é necessário acercar em 75% das questões do teste, ou seja traduzindo isto por notas, abaixo de 14.5 ninguém passava à disciplina. |
|
|
|
|
|
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
|
|
 |
 |