Menu

Reply to this topicStart new topic
> [Cronica] Gil Vicente na I Liga e não só
V
AntonioGomes
post Dec 13 2007, 09:53 PM
Post #1

Grupo: Membro
Registado: 27-December 06
De: Paços de Ferreira
Membro nº: 6,929

O Gil Vicente não desistiu do “caso Mateus” e agora anuncia como próxima a vitória no processo. A confirmar-se, só me parece possível um cenário: recolocar o clube de Barcelos na I Liga. Por outras palavras, suspeito que no próximo Verão será anunciado um alargamento da Liga principal, prática comum em anos não muito distantes e que serviu sempre para repor justiça em casos mal ajuizados num primeiro momento.

A confirmar-se, não me choca. Sempre achei que o clube de Barcelos foi condenado por culpa própria pois arriscou ao utilizar o jogador. Se calhar, as principais responsáveis pela situação até foram as instancias competentes que deviam ter sido mais claras. Mateus podia jogar ou não podia, e mais nada. Dessa forma nem teria havido “caso”.

Mas se foi possível salvar o Belenenses de descer na secretaria, agora ­- em caso da razão ser dada aos de Barcelos ­- também é obrigatório repescar o Gil Vicente.

Um alargamento pode ser também a ocasião ideal para voltar atrás na pouco feliz redução de há dois anos. Até pode ter sido simplesmente pela sugestão (imposição?) da FIFA, mas se não melhorou em nada a Liga portuguesa, esta é o momento ideal para voltar ao campeonato dos 18.

Aproveitando a renovação, podem também voltar à primeira forma o processo de despromoções e promoções ao escalão principal.

Desde que me lembro, exceptuando algumas épocas especificas, sempre foram 3 clubes a descer e 3 a subir - nos anos 80 até havia a hipótese de subir um quarto, caso vencesse a Liguilha.

Há dois anos, com a redução, aconteceu mais uma inovação brilhante: passaram a subir só 2 equipas da Liga de Honra. Houve algum beneficio nisto?

Desde a sua criação, a agora chamada Liga Vitalis sempre foi considerada a prova mais emocionante e equilibrada do futebol português. Metade das equipas lutam para subir e praticam futebol tão bom ou tão mau como muitos dos participantes da I Liga. Prémio para esta competição? Sobem só 2 equipas.

Parece-me claro que passou a premiar-se ainda mais o futebol dos que lutam para não descer, lógica que não me agrada. Assim, venha o alargamento e o regresso à liga de 18 clubes com 3 a descer no final da época.

Autor: MIGUEL AMARO in Record

--------------------
' F R E A M U N D E A L L E Z '

Sign by Dealighted - Coupons and Deals

Go to the top of the page

+Quote Post

Reply to this topicStart new topic

Publicidade
who's online
Versão Simples
Skin by IPB Customize
Horário: 22nd November 2008 - 08:52 PM