Menu

Benvindo, visitante
( Log In | Registar )

Fórum

Reply to this topicStart new topic
> [Tutorial] Iniciar-se no linux fácil (liveCD)
V
Ghetto_Smurf
post Jan 8 2006, 03:36 PM
Post #1

Hello
Iniciar-se no linux

Este é o meu tutorial para quem quer iniciar-se no linux. este tutorial terá os seguintes passos:

Fazer download de uma distribuição de Linux em servidor nacional;
Gravar e iniciar o cd no computador;
Conhecer o ambiente Linux;
Instalar o Linux no computador em conjunto com o windows;

Para começar, iremos ao servidor da darkstar (sevidor nacional) apar fazer o download de uma distribuição (distro) de Linux.
Para os iniciantes, eu recomendo o Kurumin, pelas seguintes características:

É um LiveCD (não precisa de instalação e não afecta o sistema actual do pc);
Variedade de programas (office, editor de imagens, compiladores, etc.);
Pode ser instalado;
Simplifica a instalação de um programa;

Depois desta pequena introdução, vamos ao trabalho. Dirija-se a www.darkstar.ist.utl.pt, e vá à pasta designada por kurumin.

O ficheiro que procuramos é uma imagem de cd. após clicar na imagem, vamos dispor de algumas opções. Vamos escolher a guardar.

Agora o tempo que poderá demorar a fazer o download da imagem depende do seu ISP e do tráfego do servidor.

Depois de concluído o download, prossiga com a gravação da imagem. Use o seu software de gravação de cd's e escolha gravar a partir de uma imagem de cd.

Agora basta colocar o cd na drive principal e reiniciar o pc. caso o seu pc esteja com a opção de fazer o boot da drive de cd antes do disco rígido, deverá aparecer uma tela masi ou menos assim:

Caso não apareça, vá à sua bios e configure o boot para que a drive de cdrom seja o primeiro dispositivo a ser carregado.

No ecrã de boot, basta carregar enter. Se tiver problemas mais tarde, procure pelas opções de boot que poderão resolver o problema.

Após alguns segundos, terá um ambiente linux no seu pc sem estar instalado! pode fazer o que quiser, vá descobrindo o que pode fazer e os softwares que pode usar. lembre-se que para cada software de windows, existem duas alternativas para Linux : rir :

Pode usar o LiveCD as vezes que quiser até se familiarizar com o sistema. Lembre-se: Tudo o que faz no LiveCD não afecta o seu pc e caso faça alguma coisa mal, ao reiniciar o pc e voltar a usar o LiveCD o sistema linux não terá nenhuma alteração, pois ele não guarda definições.

Quando se sentir bastante seguro quanto a instalar o Linux, este LiveCD tem uma opção muito especial que é instalar o LiveCD no seu pc, o que torna a distro muito mais rápida. O kurumin pode ser instalado juntamente com o windows.

No ercã principal, dirija-se ao pinguim na barra de iniciar do KDE. aí escolha a opção de instalar o kurumin no HD. agora terá de responder a umas perguntas. Eu vou dando uma ajuda:

Numa das primeiras opções ele irá pedir em que disco deseja instalar o Linux. Eu não recomendo instalar na partição do windows, mas você é que sabe... se tiver na dúvida em que drive é a do windows vá ao meu computador e veja os seus discos e procure aquele que não tem a pasta WINDOWS.

Agora ele irá perguntar com que programa deseja particionar o disco. Se não se sente seguro quanto a este método, aborte a instalação e use uma programa de particionamento para windows. De qualquer modo, nessecita de criar duas partições: um linux e outra Linux swap. A Linux tem de ter pelo menos 1gb acho eu, e a Linux swap tem de ser calculada da seguinte maneira: 1024-RAM. ex.: 256 mb de ram = 768mb de swap.

No seguinte passo ele irá perguntar se deseja activar uma partição swap. diga sim e indique a partição.

Seguirá a opção de em qual disco será a distro instalada. indique o disco e siga para o sistema de arquivos. eu cá por mim recomendo o reisrfs, pois ele é muito bom pois não se perde dados caso ocorra uma falta de luz, etc.

Após tiso tudo seguira a instalação. O processo é muito rápido e não deve demorar mais que 10 minutos. De seguida terá de indicar o nome para a máquina, a senha do utilizador normal e a do utilizador root.

Se estiver a usar o windows, aconselho que use o lilo. caso não queira, pode no próximo passo criar uma disquete de arranque. se assim o fizer terá que usar a disquete sempre que quiser usar o Linux. se instalar o LILO, terá de ir a \etc\lilo.conf e tirar os cardinais caso queira activar o windows para o gerenciador de boot. slave o ficherio e escreva lilo num terminal.

[img]http://img351.imageshack.us/img351/8466/134xb.png[/img]

Após isto terá mais umas opções opcionais e estará a uns minutos de ter um sistema linux instalado com o windows.

O método de instalação aqui referido pode ser diferente de outras distros de linux.

As imagens que possam ser de outros sites são propriedade dos seus autores.

Este tutorial é de minha autoria. se quiser postá-la em outro site, por favor indique o meu nick (ghetto_smurf).

Eu não me responsabilizo pelos danos que este tutorial possa causar. O risco é seu.
Go to the top of the page

+Quote Post
cenourinha
post Jan 8 2006, 03:46 PM
Post #2

Hello
Bom post, realmente esta tudo muito bem explicado, Guest_Stuff tas a ficar um pro!

--------------------

Gostavas de ser moderador no WebTuga? Envia-me uma PM com a tua proposta...
Go to the top of the page

+Quote Post

Reply to this topicStart new topic
2 utilizador(es) está(ão) a ler este tópico (2 visitante(s) e 0 utilizador(es) anónimos)
0 membros:

Publicidade
who's online
Versão Simples
Skin by IPB Customize
Horário: 8th January 2009 - 04:45 AM