[align=center:7298adef13]Para o pessoal que se vai iniciar no Ubuntu e não quer perder o windows, fica aqui um tutorial que encontrei num site!
Primeiro e mais simples: Ter o windows instalado (acho que nao é preciso tutorial)
De seguida inicias o pc atraves do live cd ubuntu (podes tira-lo
daqui com trafego nacional)(Ultima versão, 7.10 gusty)
Irá aparecer-te uma imagem tipo esta e escolhes start or install Ubuntu:
Ao seleccionares esta opção vais correr o linux a partir do cd (como é logico demora um bocado a iniciar)
Depois de iniciado seleccionas a seguinte imagem:
E esperas até te aparecer o primeiro passo de instalação:
Neste passo é seleccionado o idioma que pretendes, quer no decurso da instalação, quer na instalaçao do SO. Supostamente vais selecionar o portugues:D
clicas em Avançar.
Neste passo vais seleccionar o teu fuso horario, que, se no passo anterior selecionas-te Portugal, em principio aparecera logo o fuso horário correcto.
Clicas em Avançar.
Aqui, seleccionas o teu tipo de teclado. Podes certificar se tens a selecçao correcta escrevendo em baixo.
Seguinte
Neste passo, talvez o mais complicado, seleccionas a primeira opçao movendo a barra até teres 10GB livres (a maioria aconselha a ser so 2GB caso venhas experimentares o linux mas com o acumular de downloads etc esse tamanho restrige-se).
Seguinte
Para criar a partição clique com o botão direito na parte onde está escrito "Free space", selecione "New partition".
Neste passo, o configurador mostrar-te-à dois tipos de partições: o do windows, ja ocupado, e um livre (free space)
Coloque o tamanho da partição swap, em seguida tem o campo do sistema de arquivos, selecione swap.
Em seguida, clique de novo no espaço livre e coloque o restante do espaço disponível.
Selecione o tipo de sistema de arquivos como ext3 ou o de sua preferência (aconselho o reiserfs). Marque para formatação as 2 novas partições criadas
Seguinte:
Depois do particionamento estar concluido ira aparecer-te esta janela:
Aqui poderás importar, caso queiras, uma conta que tenhas no windows. A unica diferenca que eu notei foi a utilizaçao do ambiente de trabalho do windows... nada de especial.
Seguinte
Nesse passo vais colocar as informações do usuário do Linux, pode ser o teu nome ou o nome da empresa, como preferires. Colocas o teu nome completo, em seguida o nome do login com qual entrará no sistema, a senha 2 vezes para ter certeza que foi digitada corretamente e o nome do seu computador. Feito isso basta clicares em avançar.
Nesta janela, e por ultimo passo, verificas se ta tudo como selecionas-te e como querias e clicas em avançar.
[img]http://img220.imageshack.us/img220/3848/1178466718instalandolz3.png[/img]
Esta é a ultima janela que te aparecerá. Quando esta terminar o pc ira ser reiniciado, o cd será ejectado automaticamente e no inicio do boot, o pc ir-te-á perguntar qual do SO será iniciado. Caso nao carregues em nenhuma tecla durante 10s o pc irá iniciar sempre o ubuntu por defeito. Caso queirem que seja o windows a iniciar por defeito é outra conversa e falem comigo...
Acho que ta completo o suficiente...
PS: Utilizei como fonte o seguinte site:
Viva o Linux[/align:7298adef13]