|
Neste Tutorial vamos ver como se pode fazer um dos efeitos mais utilizados e espectaculares que é possível realizar com o Flash 5.
Para tal, é necessário conhecer relativamente bem o modo de funcionamento do Flash e ainda possuir conhecimentos minímos de actionscript, que é hoje a maior vantagem desta nova versão do Flash.
Vamos então ao que interessa:
1º Cria 1 botão, para isso faz, INSERT > NEW SYMBOL, na janela de propriadades da-lhe o nome de "botão", e como comportamento escolha "BUTTON", faz o botão conforme as suas necessidades e volta ao palco principal do filme.
2º - Agora criar um "Movie Clip", faz de novo INSERT > NEW SYMBOL, na janela de propriadades da-lhe o nome de "window" ( ou um outro nome que te agrade mais, mas não te esqueças de dar sempre nomes que te seja facíl de identificar), a propriadade é "MOVIE CLIP". Faz a estrutura da janela e tudo o que nela queres ver representado.
3º - Agora arrasta o botão anteriormente criado para o movie clip, coloca-o numa das margens da janela que achares ser a melhor para indentificar a janela como arrastavél, agora chama o pianel de acções fazendo
WINDOW > ACTIONS ou através do atalho CTRL+ALT+A, no painel das acções muda para o EXPERT MODE clickando no seta que se encontra no topo direito do painel. Selecciona o botão e no painel ACTIONS insere o seguinte código:
on (press){
startDrag("");
}
on (release){
stopDrag();
}
Agora volta ao palco principal do filme e arrasta para ele uma instância do movie clip "window" , grava e testa o filme.
|