Menu

2 Páginas V   1 2 >  
Reply to this topicStart new topic
> Más experiências num Mac
V
btcpaus
post Jan 14 2008, 01:28 PM
Post #1

Grupo: Membro
Registado: 14-January 08
Membro nº: 19,989

Olá companheiros,

sou novo neste fórum e senti necessidade de expressar o que me vai na alma relativamente à minha experiência com o meu MacBook.
É o meu 1º Mac e tenho-o há 3 meses depois de me prometer a mim mesmo que o próximo computador que iria comprar seria um da Apple. Pois bem, não estou absolutamente convencido...espero, por isso, que me ajudem neste aspecto.
Quanto ao hardware e à qualidade de construção, não há nada a dizer, é impecável, além disso é lindo e não foi assim tão caro, como muitas pessoas possam pensar!
O que me tem causado frustrações são as aplicações e o próprio OS X (neste caso o Leopard). Atenção, que apesar de me sentir frustrado, o Windows é o pior sistema de operação que já experimentei, e já me divorciei de tudo o que seja da Microsoft há mais de 1 ano, por isso, não é isso que está em causa.
Ontem recebi no e-mail uma maqueta dum trabalho que vou fazer e esta maqueta é um ficheiro de imagem JPG modelado em CMYK...o que me aconteceu é que na pré-visualização a imagem apareceu com o negativo das cores! Descarreguei o ficheiro para outra pasta e abri-o com o previewer e o problema era o mesmo! Fiz umas investigações e a solução apresentada por quem já teve o mesmo problema é usar sempre imagens modeladas em RGB porque algumas aplicações não suportam CMYK, pelo que vi, este problema persiste há anos no previewer...Até o pré-visualizador do Windows consegue abrir correctamente este tipo de imagens (desculpem a comparação).

Outro assunto que me está a "chatear" foi a actualização do Tiger para o Leopard, pois quando o fiz, metade das aplicações que tinha, se não deixaram de funcionar, funcionam a meio gás...um desses exemplos é o terminal X11 do OSX, que, dependendo da aplicação gráfica que necessite desse módulo, tenho que mudar o nº de cores para funcionar correctamente. (O Gimp necessita de milhões de cores, o Wireshark necessita abaixo de milhares e mesmo assim...).

O uso do teclado é o pior que o Mac tem: a maior parte dos atalhos são extremamente confusos e usam 3 ou 4 teclas, mas é incompreensível o facto de o page-up/page-down/... poder variar de aplicação para aplicação! Sim, posso personalizar os atalhos, mas uma das razões por ter comprado Mac é poder usar um sistema baseado em Unix sem ter de andar a perder tempo a instalar e configurar imensas coisas para fazer uma tarefa simples do dia-a-dia.
E o uso de chavetas e parêntesis rectos? Tenho que carregar em 3 teclas, três! Isso para um programador pode ser traumatizante! Além disso, esses caracteres não aparecem desenhados no teclado mac intel português (quem foi o génio que o traduziu assim?).
Já agora, ainda no teclado...alguém tem o mapa de teclas do mac intel português para linux?

As codificações de caracteres também já me deram trabalho...porque sempre assumi que tendo escolhido português como a minha linguagem por defeito, não precisaria de configurar nada...enganei-me...Será que tenho que estar sempre atento a isso? Desculpem-me mas a perfeição de usabilidade está longe de ser alcançada.

Sempre ouvi dizer que para remover uma aplicação do OSX, basta arrastar o .app para o lixo...err...ficam vestígios em muitos casos. Algumas, aplicações trazem um "uninstaller", mas outras não. Eu sei que isso depende da opção da aplicação específica, mas ao menos não façam publicidade enganosa!

Por último, duas situações, a meu ver, irritantes: O som inicial, durante o arranque, serve, segundo sei, para indicar que os testes de hardware foram superados, mas o problema é que não quero ouvir aquele som feio todos os dias, várias vezes ao dia! Há 2 formas de o parar: "botão mute" + "botão power" no momento em que ligamos o computador ou desligar o som antes de desligar o Mac para na próxima utilização não o ouvirmos. Mas, e se me esquecer? Já me aconteceu, e em locais onde é suposto haver silêncio já fui olhado de lado por pessoas incomodadas...
Porque é que o rato consegue acordar o Mac, mesmo que este esteja com a tampa fechada? Já que não consigo configurar o Mac para não suspender com a tampa fechada, é lógico que o rato não deveria acorda-lo! Para suspender tenho que 1º, desligar o rato (cuidado para não clicar em nada se este for o Migthy Mouse(é difícil(chiça! Até o rato!))); 2º desligar o computador...

Neste momento estou na fronteira no arrependimento de ter comprado o Mac, por favor, ajudem-me a voltar para o lado do comprador satisfeito!

Por favor não vejam isto como uma competição entre Windows, Linux e OS X, porque todos têm defeitos, uns mais que os outros, mas neste momento, destes todos, até agora prefiro algumas distribuições gráficas de Linux, porque, apesar de poderem ter até mais defeitos irritantes que o OS X, são grátis e abertas.

Eu sou daqueles que "não olho para os dentes do cavalo dado".

Abraço,

Btcp
Go to the top of the page

+Quote Post
KhAoTiK_TaChYoN
post Jan 14 2008, 02:30 PM
Post #2

Ícone do grupo

Grupo: Moderador
Registado: 2-January 06
De: Coimbra/Cantanhede
Membro nº: 436

(btcpaus)
Outro assunto que me está a "chatear" foi a actualização do Tiger para o Leopard, pois quando o fiz, metade das aplicações que tinha, se não deixaram de funcionar, funcionam a meio gás...um desses exemplos é o terminal X11 do OSX, que, dependendo da aplicação gráfica que necessite desse módulo, tenho que mudar o nº de cores para funcionar correctamente. (O Gimp necessita de milhões de cores, o Wireshark necessita abaixo de milhares e mesmo assim...).

Ninguém te obrigou a fazer já a actualização para o Leopard wink.gif

(btcpaus)
O uso do teclado é o pior que o Mac tem: a maior parte dos atalhos são extremamente confusos e usam 3 ou 4 teclas, mas é incompreensível o facto de o page-up/page-down/... poder variar de aplicação para aplicação! Sim, posso personalizar os atalhos, mas uma das razões por ter comprado Mac é poder usar um sistema baseado em Unix sem ter de andar a perder tempo a instalar e configurar imensas coisas para fazer uma tarefa simples do dia-a-dia.

Eu, pelo contrário, acho que os atalhos do Mac são do melhor que há. Faço praticamente tudo sem tirar as mãos do teclado.

(btcpaus)
E o uso de chavetas e parêntesis rectos? Tenho que carregar em 3 teclas, três! Isso para um programador pode ser traumatizante! Além disso, esses caracteres não aparecem desenhados no teclado mac intel português (quem foi o génio que o traduziu assim?).

Parêntises rectos não. Chavetas sim. Não é tão chato como parece, até se torna mais óbvio. O problema é mais não indicar onde é que elas estão no teclado (português), dificultando um bocado os primeiros usos. Mas, eu sou programador, e não acho que seja traumatizante...

(btcpaus)
Sempre ouvi dizer que para remover uma aplicação do OSX, basta arrastar o .app para o lixo...err...ficam vestígios em muitos casos. Algumas, aplicações trazem um "uninstaller", mas outras não. Eu sei que isso depende da opção da aplicação específica, mas ao menos não façam publicidade enganosa!

Os ficheiros que ficam das aplicações drag-and-drop não afectam o sistema. São apenas ficheiros com as configurações. O material executável está, normalmente, todo empacotado num único ficheiro. Se queres manter o sistema 100% limpo de cada vez que mandas um programa para o lixo, podes instalar o AppTrap, que te vai pescar todos os ficheiros que o programa deixou perdidos.

(btcpaus)
Por último, duas situações, a meu ver, irritantes: O som inicial, durante o arranque, serve, segundo sei, para indicar que os testes de hardware foram superados, mas o problema é que não quero ouvir aquele som feio todos os dias, várias vezes ao dia! Há 2 formas de o parar: "botão mute" + "botão power" no momento em que ligamos o computador ou desligar o som antes de desligar o Mac para na próxima utilização não o ouvirmos. Mas, e se me esquecer? Já me aconteceu, e em locais onde é suposto haver silêncio já fui olhado de lado por pessoas incomodadas...

http://www5e.biglobe.ne.jp/~arcana/software.en.html

(btcpaus)
Porque é que o rato consegue acordar o Mac, mesmo que este esteja com a tampa fechada? Já que não consigo configurar o Mac para não suspender com a tampa fechada, é lógico que o rato não deveria acorda-lo! Para suspender tenho que 1º, desligar o rato (cuidado para não clicar em nada se este for o Migthy Mouse(é difícil(chiça! Até o rato!))); 2º desligar o computador...

Quanto ao rato, a reacção é estranha, visto que já vi no Tiger a não funcionar assim. Provavelmente, numa próxima actualização do Leopard isso fica corrigido.

Faz também uma pesquisa por SleepLess ou InsomniaX. Tenta no MacUpdate.com.

--------------------
QUOTE("Steve Ballmer @ USA Today")
There's no chance that the iPhone is going to get any significant market share. No chance.

Current status: 13.016.000 iPhones sold 'til September 2008.

/target Steve Ballmer
/cheer

+Quote Post
sweetumchocolate
post Jan 14 2008, 03:26 PM
Post #3

Registado: 22-November 07
Membro nº: 17,796

Tenho que concordar com tudo o que o KTachyon disse e tenho a dizer que acho o Leopard ainda muito fresco, e não recomendo que se faça a actualização para quem ainda tem o Tiger. No entanto, continuo a usar visto ele já ter vindo pré-instalado na máquina, e já me ter habituado a coisinhas simples como o Spaces e Quicklook.

Quanto aos atalhos, habituei-me depressa (sou switcher de Linux) às chavetas na programação.

Qunanto ao som, utilizo praticamente sempre phones e por isso não me incomoda particularmente, e quando não uso, preso o silêncio do mute.

Na desinstalação drag'n'drop, nenhum do vestígios me incomodou jamais.

Enfim. Se partisse do Tiger, o dowgrade é coisa que já tinha feito, mas como não partí, vou aquentando as frescuras do Leopard por mais algum tempo a ver se alguma update sai entretanto...

--------------------
Made on a Mac

Se o Homem alguma vez fez alguma coisa de jeito foi o Big Tasty Bacon!!!

+Quote Post
btcpaus
post Jan 14 2008, 03:51 PM
Post #4

Olá caro KhAoTiK_TaChYoN,

obrigado pela tua resposta. Talvez eu tenha exagerado nas críticas dado que ando um pouco chateado com o isto, mas penso que alguns problemas não têm desculpa. Espero que me convençam do contrário 8)

(KhAoTiK_TaChYoN)
Ninguém te obrigou a fazer já a actualização para o Leopard wink.gif

Ora aí está! Um erro grande da minha parte! smile.gif

(KhAoTiK_TaChYoN)
Eu, pelo contrário, acho que os atalhos do Mac são do melhor que há. Faço praticamente tudo sem tirar as mãos do teclado.

Eu percebo a vantagem, mas para quem não está habituado, é o inferno! Qual o atalho que usas para o "home" e "end" no terminal? Eu uso Shift+Fn+Direcção... não há um mais fácil? Que atrofio...

(KhAoTiK_TaChYoN)
Parêntises rectos não. Chavetas sim. Não é tão chato como parece, até se torna mais óbvio. O problema é mais não indicar onde é que elas estão no teclado (português), dificultando um bocado os primeiros usos. Mas, eu sou programador, e não acho que seja traumatizante...

Sim, apenas chavetas smile.gif

(KhAoTiK_TaChYoN)
Os ficheiros que ficam das aplicações drag-and-drop não afectam o sistema. São apenas ficheiros com as configurações. O material executável está, normalmente, todo empacotado num único ficheiro. Se queres manter o sistema 100% limpo de cada vez que mandas um programa para o lixo, podes instalar o AppTrap, que te vai pescar todos os ficheiros que o programa deixou perdidos.

AppTrap: Obrigado pela dica! Só acho que o drag&drop de aplicações não é novidade nenhuma nem tão espectacular como me levaram a pensar...mas se tivesse pensado um bocadinho em vez de me babar todo quando me contaram... tongue.gif

(KhAoTiK_TaChYoN)

Já tinha experimentado esse programa, mas só funciona às vezes... será do Leopard? smile.gif

(KhAoTiK_TaChYoN)
Quanto ao rato, a reacção é estranha, visto que já vi no Tiger a não funcionar assim. Provavelmente, numa próxima actualização do Leopard isso fica corrigido.

Faz também uma pesquisa por SleepLess ou InsomniaX. Tenta no MacUpdate.com.

Espero que sim, obrigado pelas dicas! wink.gif

Um abraço,

Btcp

+Quote Post
sweetumchocolate
post Jan 14 2008, 03:57 PM
Post #5

Registado: 22-November 07
Membro nº: 17,796

Eu para Home e End uso Command + Setas direccionais (dependendo da direcção).

--------------------
Made on a Mac

Se o Homem alguma vez fez alguma coisa de jeito foi o Big Tasty Bacon!!!

+Quote Post
btcpaus
post Jan 14 2008, 04:01 PM
Post #6

(sweetumchocolate)
Tenho que concordar com tudo o que o KTachyon disse e tenho a dizer que acho o Leopard ainda muito fresco, e não recomendo que se faça a actualização para quem ainda tem o Tiger. No entanto, continuo a usar visto ele já ter vindo pré-instalado na máquina, e já me ter habituado a coisinhas simples como o Spaces e Quicklook.

Quanto aos atalhos, habituei-me depressa (sou switcher de Linux) às chavetas na programação.

Qunanto ao som, utilizo praticamente sempre phones e por isso não me incomoda particularmente, e quando não uso, preso o silêncio do mute.

Na desinstalação drag'n'drop, nenhum do vestígios me incomodou jamais.

Enfim. Se partisse do Tiger, o dowgrade é coisa que já tinha feito, mas como não partí, vou aquentando as frescuras do Leopard por mais algum tempo a ver se alguma update sai entretanto...

Quando tiver um tempo livre, devo fazer um downgrade. Espero uns 6 meses e volto para o leopard.

(sweetumchocolate)
Eu para Home e End uso Command + Setas direccionais (dependendo da direcção).

No terminal isso não funciona... sad.gif Só dá Shift+Fn+Direcção

+Quote Post
KhAoTiK_TaChYoN
post Jan 14 2008, 04:04 PM
Post #7

Ícone do grupo

(btcpaus)
Eu percebo a vantagem, mas para quem não está habituado, é o inferno! Qual o atalho que usas para o "home" e "end" no terminal? Eu uso Shift+Fn+Direcção... não há um mais fácil? Que atrofio...

Eu acho que não é preciso o Shift. Mas há uma coisa que podes achar útil. O fn pode ser utilizado para controlar funcionalidades do hardware ou do software, consoante o que escolheres no Keyboard & Mouse, na tab Keyboard, tens lá uma checkbox que te permite seleccionar o que te der mais jeito. Eu, pessoalmente, perfiro as teclas para atalhos de software e utilizo o fn+tecla de função para o hardware.

(btcpaus)
AppTrap: Obrigado pela dica! Só acho que o drag&drop de aplicações não é novidade nenhuma nem tão espectacular como me levaram a pensar...mas se tivesse pensado um bocadinho em vez de me babar todo quando me contaram... tongue.gif

Ah, o AppTrap é capaz de fazer exactamente o que estavas a pensar quando te disseram isso wink.gif

(btcpaus)
Já tinha experimentado esse programa, mas só funciona às vezes... será do Leopard? smile.gif

Hmm... pode ser. Esses programas normalmente funcionam na base de serem activados (blessed - abençoados) quando o computador é desligado. Se o programa não for "abençoado", por qualquer razão,... chapéu.

Mas, por acaso estou desejoso para ir para o Leopard. Os novos "Cores" de desenvolvimento deixam-me com água na boca, lol. Só não mudei ainda porque ainda estou a acabar o semestre, com alguns projectos por acabar.

--------------------
There's no chance that the iPhone is going to get any significant market share. No chance.

/target Steve Ballmer
/cheer

+Quote Post
sp3c
post Jan 14 2008, 05:56 PM
Post #8

Ícone do grupo

Registado: 11-May 07
De: Santo Tirso
Membro nº: 12,688

btcpaus já ponderaste usar linux? existem milhares de distros, talvez encontre uma que te satisfaça

--------------------

+Quote Post
KhAoTiK_TaChYoN
post Jan 14 2008, 06:08 PM
Post #9

Ícone do grupo

Foi o que ele disse... Acho que é óbvio o que ele quis dizer com "já me divorciei de tudo o que seja da Microsoft há mais de 1 ano".

--------------------

/target Steve Ballmer
/cheer

+Quote Post
Lok
post Jan 14 2008, 06:34 PM
Post #10

Ícone do grupo

Registado: 12-January 07
De: Holy Land
Membro nº: 7,525

As minhas màs experiencias:

- Jà me apareceu a mensagem Please Reboot umas poucas vezes, para mim isso è um BSOD disfarçado...

- Uma vez encravou de tal maneira que tive de sacar a bateria do portàtil...

- Começaram a aparecer umas fendas no chassis do macbook, apenas tem uns meses de uso, mas nada melhor do que uma boa dose de super-cola para resolver

--------------------

Join the Zeitgeist Movement

"Anyone willing to give up liberty in exchange for security deserves neither." Benjamin Franklin

+Quote Post
btcpaus
post Jan 14 2008, 07:40 PM
Post #11

Eu sei exactamente quais as distros linux que gosto: Debian e Ubuntu, aliás, sou obrigado a trabalhar nelas, e talvez por isso ainda não me sinta totalmente integrado no ambiente OS X. Tenho usado o Ubuntu virtualizado no Parallels e isso tem-me trazido muitos problemas no que toca ao teclado. O Parallels é a unica aplicação até agora que me tem dado uns Kernel Panics de vez em quando, esses "Please Reboot" que falas Lok. Nesse aspecto, o OS X penso que é bastante bom e não trás muitos problemas.

Houve uma altura em que montava uma pasta partilhada do OSX na máquina virtual, "codava" no XCode e compilava no linux virtualizado no qemu, até resultou bastante bem, mas por alguma razão que nunca soube, deixei de poder aceder a pastas partilhadas do host. Hmmm... e agora tou aqui a lembrar-me que podia fazer exactamente isso no Parallels e poderia deixar de ter esses problemas do teclado mac no linux...lol, que toino! :oops:

Eu experimentei Mac, porque conheço alguns utilizadores e estes dizem que a mudança de PC para Mac é o melhor conselho que se pode dar em termos informáticos e eu segui esse conselho! smile.gif
Sinceramente, não acho que seja um mar de rosas como sempre me disseram, pelas razões indicadas no 1º post. Mas se não fosse o problema do teclado: atalhos, page-up/page_down/home/end, inexistência de keysmaps para linux(que eu saiba), etc, eu acho que aguentava o resto...

Amanha vou imprimir todos os atalhos úteis que encontrar para usar sempre ao lado do Mac para me habituar! smile.gif

Alguém tem as keymaps do teclado Mac Intel Português para Linux? Isso facilitava-me muito a vida!

Senão crio-as eu a partir do inglês...serei eu o 1º a ter o trabalho de criar essa keymap? Acho estranho...

Um grande abraço a todos

+Quote Post
linha
post Jan 14 2008, 10:13 PM
Post #12

Registado: 8-October 06
Membro nº: 4,013

(btcpaus)
Amanha vou imprimir todos os atalhos úteis que encontrar para usar sempre ao lado do Mac para me habituar! smile.gif

http://creativetechs.com/tips/tip_resource...s-PocketMod.pdf

+Quote Post
blue9seed
post Jan 15 2008, 02:22 PM
Post #13

Ícone do grupo

Registado: 4-July 06
De: Near by...
Membro nº: 2,115

Bem pegando nisto, nunca tive más experiências com OS X, as limitações que tenho, são sobretudo devido aos 512MB de Ram que tenho(e que brevemente vão evoluir para 2GB), de resto tenho andado mesmo muito satisfeito de há um ano para cá, então com Cinema 4D não me queixo mesmo nadinha, rápido, leve a nível mesmo de render consegue ser rápido, mas apenas rápido em termos de modelos, simples sem grande complicação de poligonos, e com AO e GI desligados, porque se os ligar, devido há pouca memória que tenho a complexidade aumenta... Mas de resto prático, rápido e fiavel, a nível de software, nunca tive um único break que me arruinasse horas de trabalho, como me acontecia em Windows, o Windows em si não é mau S.O, apenas não sabe gerir a memória que dispõe, para trabalhar.

--------------------
Pérolas Registadas até agora:

- "Falaste do Gentoo e tens razão… o Gentoo é o sistema operativo mais simples do mundo para quem apenas queira um media center. " by: Um gajo que pretender ser analista informático
- "O iPhone não permite downloads de ficheiros, portanto o trafego será com youtube, sites, mails (imagens num ou noutro)..." by:Someone @techzone
- "OS X ainda bem que falas, esse é o projecto abandonado pla MS, o Cairo que irá aparecer de novo, mas não em Windows, mas em Midori" by: Someone @pplware
- "RIDICULO SO PODES TAR A BRINCAR AHAHAHAHAHA com lucro na ordem dos 50 bilioes de dolares por ano a microsoft nao vai a lado nenhum brevemente…" by: someone@blog do cenourinha
- "porque ADSL é uma emulação sobre a linha analogica normal.." by someone@ techzone
- "I mean cmon, their laptops run basically on firmware..." Zune Guy sobre os portáteis Apple

+Quote Post
bOLT
post Jan 15 2008, 07:24 PM
Post #14

Registado: 21-April 06
De: V.N.Gaia
Membro nº: 1,196

compravas um PowerPC e não tinhas stress's ;o
nunca vi um kernel panic, nunca tive de o desligar á força... hang's nas apps é rarissimo, isto falando de um iMac G5 2.1. já ando atrás de outro PPC por isso se alguem tiver um e quiser despachá-lo, PM :b

--------------------
"nessa tua dramática limitação mental,
ainda acreditas que a rádio e esses canais de música
têm algum critério de qualidade..." Pela Música Pt.1

+Quote Post
btcpaus
post Jan 25 2008, 05:57 PM
Post #15

Mais duas "manhosisses" que me andam a chatear:

-Queria montar o conteúdo de uma conta FTP no finder, sem ser só read-only;

-O finder e o spotlight não mostram os ficheiros de sistema como /usr/, /opt/, /etc/ de forma fácil...

O 1º ponto resolve-se fazendo download dum cliente FTP (bah), mas o 2º, podiam ajudar-me? Fiz umas pesquisas no google e este comando no terminal resolve parte do problema: "defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles YES". De facto os ficheiros aparecem no finder, mas não aparecem se eu os quiser aceder de uma outra aplicação...que coisa mais estranha...

+Quote Post
Lok
post Jan 25 2008, 06:51 PM
Post #16

Ícone do grupo

Registado: 12-January 07
De: Holy Land
Membro nº: 7,525

E eu tenho mais uma a acrescentar.

O meu teclado faz barulhos esquisitos quando se carrega em algumas teclas, como se estivesse a esmagar qualquer coisa...

--------------------

Join the Zeitgeist Movement

"Anyone willing to give up liberty in exchange for security deserves neither." Benjamin Franklin

+Quote Post
btcpaus
post Jan 26 2008, 01:07 PM
Post #17

(btcpaus)
Mais duas "manhosisses" que me andam a chatear:

-Queria montar o conteúdo de uma conta FTP no finder, sem ser só read-only;

-O finder e o spotlight não mostram os ficheiros de sistema como /usr/, /opt/, /etc/ de forma fácil...

O 1º ponto resolve-se fazendo download dum cliente FTP (bah), mas o 2º, podiam ajudar-me? Fiz umas pesquisas no google e este comando no terminal resolve parte do problema: "defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles YES". De facto os ficheiros aparecem no finder, mas não aparecem se eu os quiser aceder de uma outra aplicação...que coisa mais estranha...

O 1º ponto resolve-se usando:

-MacFuse - Um programa muito útil para quem quiser trabalhar com sistemas de ficheiros "especiais", incluindo o famoso ntfs e o meu desejado ftpfs.
http://code.google.com/p/macfuse/

-MacFusion - Permite montar contas FTP, SSH, SFTP no OS X
http://www.sccs.swarthmore.edu/users/08/mg...h/MacFusionWeb/

Para quem quiser escrever em sistemas de ficheiros NTFS:
-http://www.ntfs-3g.org/

O 2º ponto...coiso smile.gif

+Quote Post
KhAoTiK_TaChYoN
post Jan 26 2008, 07:28 PM
Post #18

Ícone do grupo

Por acaso nunca notei isso. Certos programas mostram a estrutura toda, ficheiros visíveis e invisíveis, mas nunca tive necessidade de ter acesso a isso. Se fores ao terminal e utilizares "open" numa pasta escondida, consegues uma janela do finder com o conteúdo dessa página (também funciona para ficheiros, mas neste caso vão ser abertos com as aplicações predefinidas). Penso que a maioria das coisas que desejas fazer com os ficheiros podem ser feitas a partir do drag&drop do ficheiro na respectiva aplicação.

--------------------

/target Steve Ballmer
/cheer