Microsoft acaba com suporte técnico para Windows 98 e Millenium
A decisão da multinacional norte-americana de retirar as actualizações aos sistemas operativos Win 98 e Win ME afecta cerca de 70 milhões de clientes.
Nestes últimos dias a Microsoft anda na 'boca do mundo'. Depois de a Comissão Europeia ter exigido o pagamento de uma multa histórica (por abuso de posição dominante), a Microsoft leva agora avante a decisão, anunciada há vários meses, de deixar de dar suporte técnico aos consumidores que possuam Windows 98 (Win noventa e oito)e Windows Millenium Edition (Win ME) (antecessor do Windows 2000).
A multinacional norte-americana deixará assim de facultar cópias de segurança e outras actualizações contra ataques informáticos em PCs que utilizem estes sistemas operativos.
Analistas da IDC referem que esta medida deverá afectar um total de 70 milhões de consumidores (até finais de 2005, existiam 48 milhões de computadores com o Win 98 e 25 milhões de clientes utilizavam licenças Win ME).
A Microsoft tinha estabelecido um 'ciclo de vida' para o suporte técnico do Windows 98, 98 Second Edition e Millenium até Janeiro de 2004, mas optou por prolongar o prazo por mais dois anos. Depois de há meses terem alertado os seus consumidores, a data limite expirou ontem, dia 11 de Julho. A partir de agora, os utilizadores destes produtos poderão optar pela modalidade de auto-ajuda, sem actualizações, por mais um ano.
Fonte: ciberia.pt