|
|

|
| WebTuga - Comunidade Nacional Web 2.0 | |
| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
sp3c mod

Especificação:
|
Colocada: Dom Fev 03, 2008 10:16 pm Assunto: |
|
|
nenhum deles vai ser tão bom do que um feito mesmo por nós através de uma lista de funcionalidades...
mas há muitas alternativas boas, open source... quanto a ser gratis mas a incluir links e publicidade de outros, nem pensar... a publicidade é a grande vantagem dos sistema sociais, utilizados por milhares de pessoas a publicidade gera muito dinheiro...
acho que um bom sistema social, SIMPLES E FUNCIONAL, era uma boa aposta para 2008, poderia fazer o webtuga dar um salto enorme em muitos aspectos |
|
|
KhAoTiK_TaChYoN mod

Especificação:
|
Colocada: Dom Fev 03, 2008 10:30 pm Assunto: |
|
|
| O facto de ser OpenSource permite alterar alterar a forma de funcionamento, daí que nem lhes valha a pena colocar a sua publicidade no sistema. Mas, desenvolver um sistema desses do zero não é coisa fácil. É preciso planear muito bem o esquema de entidade-relação da DB, o esquema de permissões, se é por session, cookies, é preciso pensar nas tecnologias mais apropriadas... Coisa para demorar um ano a desenvolver e testar, para ser bem feito. |
|
|
sp3c mod

Especificação:
|
Colocada: Dom Fev 03, 2008 10:58 pm Assunto: |
|
|
php + mysql ... é bastante simples, a base da dados é complicada é certo, tens muitas relações para criar... quanto ao php é simples, há milhões scripts para logins, sistema de upload de fotos, etc... podes usar e adaptar ou até ser criado por ti mesmo não é complicado...
um projecto deste tipo é feito partindo de uma base simples e acrescentando funcionalidades, mas não demora tanto, partindo sempre de uma coisa simples e básica, acrescentas funcionalidades como por módulos, podes criar Aplicações através de APIs externas e interligar com Google Maps, ou até mesmo API flickr... tudo depende do que queres fazer com o teu sistema social
por exemplo, um sistema social foi um dos temas para desenvolver trabalhos na disciplina de Programação em Ambiente Web, tivemos dois meses para desenvolver... (grupos de 2 ou 3) e houve resultados muito bons... com bons sistemas de backoffice incluídos
(para quem não gosta de php também se faz coisas muito boas a nível de sistema sociais com Ruby)
o Google disponibilizou o Sistema do Orkut se não me engano, acho que é open source
usar um sistema onde só é preciso editar, trás muitas vantagens, é mais rápido, é so editar e está ready... mas não inovas no aspecto (depende da capacidade de edição que esse sistema tenha) o aspecto é a primeira impressão das pessoas, é das coisa mais importantes, utilizar motores já feitos limita-te um bocado nesse aspecto, e pode se tornar apenas "mais do mesmo"... depende de sistema para sistema, mas claro, era sempre uma boa opção usar um motor já feito e editar apenas
Editado pela última vez por sp3c em Dom Fev 03, 2008 11:23 pm, num total de 1 vez |
|
|
KhAoTiK_TaChYoN mod

Especificação:
|
Colocada: Dom Fev 03, 2008 11:19 pm Assunto: |
|
|
Para quê usar um script? Em 2 minutos tenho uma página de login feita, não é por aí. Um sistema de rede social é, basicamente, um grafo enorme, com várias ligações entre diversos nós. A base de dados tinha que ser bem planeada e normalizada por forma a permitir facilitar futuras adições de campos. Meia dúzia de triggers eram capazes de tornar a limpeza automática aquando um "desrelacionamento" entre elementos de várias tabelas.
Eu tive 48h para desenvolver um website ligado a uma base de dados de Anime. Não foram precisos dois meses para desenhar a BD + fazer todo o sistema em PHP para adicionar e relacionar Animes com empresas, grupos, personagens,... Para além do login de utilizadores permitir a protecção de acessos não autorizados. Ainda foi mais desafiante o facto de a BD ser Oracle e nós termos começado a desenvolver para MySQL...
Desenvolver não tem mesmo nada de mais em si, o problema é planear. Só se utiliza PHP e MySQL? JSPs, Beans, AJAX, WebServices, não? Permitir futuras implementações desses sistema? Sessões por ID, por chaves, cookies?
Integração nalgum sistema (neste caso, com o fórum)?
APIs para interligar é tudo muito bonito, mas o resultado final nunca é o que esperamos se os integrar-mos só por integrar, só porque existe. |
|
|
Red_Machine Special user

Especificação:
|
Colocada: Dom Fev 03, 2008 11:27 pm Assunto: |
|
|
| Ktachyon, vi os dois que disseste que mais gostaste, mas mesmo assim perferia o Dolphin.. |
|
|
KhAoTiK_TaChYoN mod

Especificação:
|
Colocada: Dom Fev 03, 2008 11:34 pm Assunto: |
|
|
| É só pk os tenho aqui instalados no Apache, lol. |
|
|
sp3c mod

Especificação:
|
Colocada: Dom Fev 03, 2008 11:49 pm Assunto: |
|
|
o modo como fazes as ligações é contigo, através de variáveis, de simples relações na BD, mistura das duas, há mil e uma maneiras... grafos? eu não ia por aí...
foste tu que falaste em um ano, quando eu vi trabalhos em 2 meses muito melhores que o hi5, não rudimentarizes os trabalhos comparando com o que fizeste em 48h, não tem nada haver, só a capacidade de o administrador editar TUDO com o painel de administração dá para bastante tempo de trabalho... o professor disse "quero a base do trabalho feita em PHP, a base de dados em mysql, o sistema tem de ter painel de administração, quero ideias, quero um trabalho melhor do que o que já existe e o resto é convosco... usem o que quiserem" claro que se usou CSS, Javascript, Ajax, etc.. depende de trabalho para trabalho, são coisas opcionais, e não vou discutir contigo a qualidade dos trabalhos, nem compara-lo com coisas que não vi...
desenvolver tem alguma coisa que se lhe diga, na minha opinião... as coisas nem sempre encaixam como queremos, de longe a longe dá aquele erro manhoso que nos rouba 1 dia ou 2... vida de programador
(mas que enorme offtopic)
importante é estudar a proposta "criação de um sistema social" se acharem piada à ideia, criar uma equipa de desenvolvimento e discute-se as ideias... |
|
|
KhAoTiK_TaChYoN mod

Especificação:
|
Colocada: Seg Fev 04, 2008 3:08 am Assunto: |
|
|
| sp3c escreveu: | | foste tu que falaste em um ano, quando eu vi trabalhos em 2 meses muito melhores que o hi5, não rudimentarizes os trabalhos comparando com o que fizeste em 48h, não tem nada haver, só a capacidade de o administrador editar TUDO com o painel de administração dá para bastante tempo de trabalho... o professor disse "quero a base do trabalho feita em PHP, a base de dados em mysql, o sistema tem de ter painel de administração, quero ideias, quero um trabalho melhor do que o que já existe e o resto é convosco... usem o que quiserem" claro que se usou CSS, Javascript, Ajax, etc.. depende de trabalho para trabalho, são coisas opcionais, e não vou discutir contigo a qualidade dos trabalhos, nem compara-lo com coisas que não vi... |
Sim, mas a questão não está em desenvolver. Tu podes desenvolver uma coisa relativamente boa em poucas horas de trabalho. O problema é fazeres o debugging de tudo. Aquilo ia ter que passar uma fase alpha para o ppl fazer uns testes para ver se está tudo a ser bem inserido na base de dados, se não haveria uma melhor forma de fazer as coisas com transacções e procedimentos. Depois ainda tinhas que passar uma fase beta para limpares os bugs menos òbvios da coisa que só se notam quando é feita utilização de peso, e, mesmo assim, quando pusesses isso com muitos acessos concorrentes ainda eras capaz de encontrar imensas falhas.
Coisas que tu fases num projecto e que entregas de determinada forma quando acabas o desenvolvimento, mais tarde acabas por ver que se calhar a base de dados está a levar com o peso todo em cima, e notas que precisavas de indexar determinada coluna de uma determinada tabela para melhorares a pesquisa.
Outras vezes recorrer a métodos que não te parecem pesados no próprio processamento do PHP pelo servidor, mas só notas isso quando já está a ser abusado.
Mudanças de táctica já depois de teres tudo desenvolvido são sempre muito mais chatas que o processo de desenvolvimento em si...
| sp3c escreveu: | | importante é estudar a proposta "criação de um sistema social" se acharem piada à ideia, criar uma equipa de desenvolvimento e discute-se as ideias... |
Era interessante. Mais interessante ainda com um SVN para projectos do Webtuga. Os outros projectos que iniciei há uns anos nunca chegaram a avançar porque ninguém se propôs a ajudar, nem haviam grandes meios para desenvolver à distância. E nunca achei o Sourceforge uma forma ideal de desenvolvimento. Apesar de fornecer muitas ferramentas para desenvolver projectos e proporcionar um sistema de versões, nunca consegui ajustar-me tão bem como quando eu e uns colegas decidimos arranjar um servidor SVN para os nossos projectos da univ. Aí, sim, via o trabalho a desenvolver-se na perfeição. |
|
|
sp3c mod

Especificação:
|
Colocada: Seg Fev 04, 2008 2:02 pm Assunto: |
|
|
tens razão, o debugging, toda a fase de teste é complicada e demorosa... pessoalmente até acho piada, achar soluções para bugs, custa-me muito mais a fase de manutenção... fazer um projecto desse tipo de raiz tem desvantagens, mas só o facto de dizeres o código é meu, todo o sistema foi feito por mim... é diferente de dizer adaptei um que já havia... e dá mais gozo fazer... para um portfolio de um informático é importantíssimo teres conteúdo para mostrar, teres projectos de sucesso... mas tanto a ser feito do zero ou a ser adaptado, acho que é um projecto bom para o webtuga...
aguarda-se resposta da administração...
nunca senti necessidade de usar mais do que o google code e o gtalk para projectos à distancia... já agora, se houver alguém com projectos web interessantes, PM-me, eu tenho alguns na gaveta por falta de tempo e por falta de equipa... |
|
|
louro admin

Especificação:
|
Colocada: Seg Fev 04, 2008 2:11 pm Assunto: |
|
|
Esta ideia agrada-me  |
|
|
|
|
|
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
|
|
 |
 |