Menu

2 Páginas V   1 2 >  
Reply to this topicStart new topic
> [3D] Superman
V
manelinho27
post Jun 21 2008, 04:31 PM
Post #1

Grupo: Membro
Registado: 27-July 07
Membro nº: 14,171

Trabalho que tenho tado a desenvolver. Inspirei-me num concurso da 3DTotal para modelos low poly chamado "old Superhero" (ou qualquer coisa assim).
É o super homem velho, estilo cartoon. Este quero mesmo acabar pois ja aprendi alguma coisa com os ultimos dois onde já usei o ZBrush mas onde cometi muitos erros. Erros esses que agora tenho tentado saltar neste trabalho.´O trabalho é simples, para poder me ir dando com a tablet tambem.

Ainda nao estou a atinar muito bem com os settings dos normal maps e cavity maps...

è um work in progress tambem.

Parei agora por causa dos exames da fac
Go to the top of the page

+Quote Post
crazii
post Jun 21 2008, 04:32 PM
Post #2

Registado: 29-March 07
Membro nº: 11,199

Desculpa dizer-te mas isso é o super homem muito velho depois de ter caído do cavalo!
Tem umas texturas 5*

+Quote Post
manelinho27
post Jun 21 2008, 05:04 PM
Post #3

smile.gif Obrigado!
Devo dizer que tenho de agradecer a estes dois senhores:

que involuntariamente cederam estas duas fotografias com as quais pude construir a textura para a cara do superhomem:

E uma mão a ser trabalhada em zbrush, com a imagem da propria ainda no Max

+Quote Post
edumicro
post Jun 21 2008, 07:38 PM
Post #4

Registado: 4-November 06
Membro nº: 4,851

Muito bom, pá essa textura deve ter dado imenso trabalho... :shock:

--------------------

+Quote Post
crazii
post Jun 21 2008, 07:46 PM
Post #5

Epah a segunda foto é ligeiramente desagradável! LOL
Vou guarda-la tongue.gif

+Quote Post
sp3c
post Jun 21 2008, 11:11 PM
Post #6

Ícone do grupo

Grupo: Moderador
Registado: 11-May 07
De: Santo Tirso
Membro nº: 12,688

ta um superman em com o aspecto de gollum... nice...

parabéns pelos trabalhos e obrigada por partilhares

cump

--------------------

+Quote Post
crazii
post Jun 21 2008, 11:50 PM
Post #7

desculpa lá perguntar (até porque o google resolvia) mas ke é o z brush e pk usas em conjunto com o max?

+Quote Post
manelinho27
post Jun 22 2008, 01:18 AM
Post #8

O zbrush é tambem uma aplicação 3D mas que funciona de modo diferente das usuais. É mais uma aplicação de escultura enquanto o Max é uma aplicação de poligonos.
Com o Zbrush consigo fazer detalhes muito mais controladamente que no Max. No entanto o Max é muito mais completo, daí a depois voltar ao Max para texturizar e renderizar.
O Zbrush tem ferramentas que o Max não pode ter e vice versa. Por isso, completam-se. No zbrush consigo fazer vincos numa camisola numa questão de segundo, enquanto que no max levaria horas.

+Quote Post
ekim_dl
post Jun 22 2008, 11:22 AM
Post #9

Registado: 23-December 07
Membro nº: 18,874

olá!

ho mirado como o progresso continua e estou maravilhado laugh.gif has feito multo trabalho

tes referencias sao bem escolhidas, outro bon sitio de referecias (para graficosm 2d/3d) e http://www.human-anatomy-for-artist.com ou http://www.female-anatomy-for-artist.com

espero con grado amostras seguintes

--------------------
;-)

+Quote Post
scolpit
post Jun 22 2008, 11:35 AM
Post #10

Registado: 7-February 07
De: Santa Maria, Açores
Membro nº: 8,533

Epah, está fenumenal, muito trabalhinho que está aí!

Mas agora tenho umas duvidas, até porque nunca trabalhei com zbrush, só mudbox.
Usaste o mesmo unwrap do diffuse para o levar ao zbrush? Eu pergunto isso porque para exportar a mesh para o mudbox eles recomendam fazer um unwrap automatico (daqueles que os polys ficam todos espalhados). Quando exportaste o teu trabalho do zbrush obtiveste o que? normal e displace maps? Mais algum mapa? Pelo que vi, corrige-me se estiver errado, o diffuse foi todo feito fora do zbrush (só photoshop e max). Nao dava para fazer a textura no zbrush? Nao estou a criticar, atenção, só gostava mesmo de saber se dá para fazer, é porque o mudbox nao da! Mudbox é só displace e normal maps, tudo o resto tem que ser feito por fora!
Sem duvida que está um grande trabalho, os materiais e seus mapas fazem mesmo toda a diferença entre um trabalho mediano e um trabalho soberbo.

Ja agora, ja tentaste fazer algum morph nessa mesh? Estou mesmo curioso em saber como se comporta o displace quando se usa morphs!

(edumicro)
Muito bom, pá essa textura deve ter dado imenso trabalho... :shock:

É como tudo na vida! Dá muito trabalho. E a textura é só uma pequena parte dum trabalho como esses. Para alem disso há toda a modelação, unwraps, e zbrush! E é isso se ele nao pretender animar, porque se ele animar mais complexo ainda se tornará! Talvez agora alguns compreendam porque é que o manelinho exalta-se quando ve trabalhos feitos em 5 minutos. Porque aqui não se "perde" minutos, perde-se dias!

--------------------
[align=center:f0b9a27b5d][/align:f0b9a27b5d]

+Quote Post
manelinho27
post Jun 22 2008, 01:15 PM
Post #11

[quote=scolpit]Epah, está fenumenal, muito trabalhinho que está aí!
[/quote]

Obrigado! Quanto ao trabalho, nem está muito. O qu ese vê ai, é trabalho de dois dias. smile.gif Ainda tá no inicio. Mas começei a trabalhar com uma tablet e isso fez-me ganhar imenso tempo assim como melhorou exponencialmente o meu trabalho. Já devia ter adquirido a tablet à mais tempo.

[quote=scolpit]
Usaste o mesmo unwrap do diffuse para o levar ao zbrush?
[/quote]

Sim

[quote=scolpit]
Eu pergunto isso porque para exportar a mesh para o mudbox eles recomendam fazer um unwrap automatico (daqueles que os polys ficam todos espalhados).
[/quote]

Eu fiz um unwrap organizado. Porque depois posso querer alterar qualquer coisa na textura com o photoshop e depois é uma confusão. Aliás, como se pode ver pelo mapa da cara, O unwrap foi feito mais ou menos direitinho. Cheguei a usar o DeepUV tambem para ajudarno Unwrap. smile.gif

Aliás, se no unwrap houver poligonos sobrepostos, vai haver problemas na textura.

[quote=scolpit]
Quando exportaste o teu trabalho do zbrush obtiveste o que? normal e displace maps? Mais algum mapa?
[/quote]
Usei normal map e cavity map

Para a camisola usei também um texture map, pois a camisola fi pintada directamente no Zbrush

[quote=scolpit]
Pelo que vi, corrige-me se estiver errado, o diffuse foi todo feito fora do zbrush (só photoshop e max).
[/quote]
Sim, na cara sim, tendo em conta que é uma textura muito mais complexa. A camisola , ja usei o Zbrush para pintar a textura assim como a aplicação do simbolo ond eusei o Zapplink para estampalo no photoshop passando directamente a seguir para o Zbrush passando depois o mapa para o Max.

[quote=scolpit]
Nao dava para fazer a textura no zbrush?
[/quote]
Sim, dava. São tecnicas diferentes. Podia ter uzado o Zapplink (permite navegar entre o zbrushe o photoshop) e pintar directamente a textura apartir de varios angulos. Mas sinceramente talvez desse o mesmo trabalho. E ainda não domino bem o Zapplink e por vezes tenho uns aeroglifos nas texturas.

[quote=scolpit]
Nao estou a criticar, atenção, só gostava mesmo de saber se dá para fazer, é porque o mudbox nao da!
[/quote]
Sim, dá. Se quiseres videos a mostar como se faz, entra em contacto comigo.

[quote=scolpit]
Mudbox é só displace e normal maps, tudo o resto tem que ser feito por fora!
[/quote]
O Zbrush é muito mais completo que o Mudbox, principalmente estaversão 3.1.
O Mudbox é agora da Autodesk também , mas não sei se melhorou, ou se troxe alguma coisa nova em relação à interacção entre Max e Mudbox agora que sao da mesma empresa. Conhecendo a Autidesk como conheço, o Mudbox deve fica igual por muitos anos....

[quote=scolpit]
Sem duvida que está um grande trabalho, os materiais e seus mapas fazem mesmo toda a diferença entre um trabalho mediano e um trabalho soberbo.
[/quote]

Thanks mas mesmo assim aindanao atinei com os mapas vindos do Zbrush. Aquilo é um bocado complexo com milhares e milhares de opçoes so para os mapas... Porque como se pode ver, o modelo no Zbrush está super detalhado, mas no entanto não consegui importar muito bem esse detalhe para o Max e sei qu eisso é possivel.

[quote=scolpit]
Ja agora, ja tentaste fazer algum morph nessa mesh? Estou mesmo curioso em saber como se comporta o displace quando se usa morphs!
[/quote]
Em principio é igual porque o detalhe é todo feito com mapas. Por isso não deve haver problemas. A malha da cara do gajo também está bastante limpa (tudo quads) e com um bom flow. Talvez faça uns testes depois. Nada de muito complexo smile.gif

[quote=scolpit]
E é isso se ele nao pretender animar, porque se ele animar mais complexo ainda se tornará!
[/quote]
Não... não quero cortar já as veias tongue.gif

[quote=scolpit]
Talvez agora alguns compreendam porque é que o manelinho exalta-se quando ve trabalhos feitos em 5 minutos. Porque aqui não se "perde" minutos, perde-se dias![/quote]

eu não me exalto. hehe normalmente sou é bastante sarcastico nas respostas que dou quando vejo que algo não bate certo. Não tenho nada contra trabalhos feitos em 5 minutos. O que me tira um pouco do sério é ver pessoal sem conhecimentos nenhuns a dizer disparates atras de disparates fazendo-se passar por alguem que sabe muito.

+Quote Post
hawkPT
post Jun 22 2008, 01:41 PM
Post #12

Registado: 12-January 06
Membro nº: 472

Tá fantastico , eu nao percebo nada disto mas estás de parabéns pelo magnifico trabalho que fizeste

--------------------

Shot at 2007-06-26

+Quote Post
scolpit
post Jun 22 2008, 03:26 PM
Post #13

Ahh, ja tens uma tablet, eheh, faz bastanta diferença realmente. Já agora posso saber qual o modelo? A minha está para aqui parada, tenho-lhe dado muito pouco uso. Importar os mapas do zbrush/mudbox realmente é uma coisa que ainda não está muito assente. O ideal era haver um plug-in que fizesse tudo sozinho (se é que não ha). Lembro-me de ver um tutorial de como importar mapas do mudbox para max (antes de ser da autodesk, agora nao sei), que para o displace funcionar bem tinha que se por um turbosmooth com o mesmo numero de itenerations que o numero de niveis que se usa no mudbox. Se não ele nao interpretava bem os dados (pode ser so no render, nao precisa na view). Resumindo, acho que era para ter o mesmo numero de polys que se usava no mudbox. Não sei se isso faz algum sentido para ti em zbrush, mas de qualquer meneira isso resolveu os meus problemas com o mud.

Quanto ao zbrush, realmente parece um excelente programa, eu nem sabia da existencia desse zapplink, pode dar bastante jeito para para pequenos melhoramentos na textura. Quanto ao mudbox a grande vantagem é a facilidade em se perceber o programa. A questão de nao ser tao completo tambem ajuda, mas basta ter umas pequenas noções de photoshop e max para se por la a trabalhar. Mas um dia dedico-me ao zbrush :wink:

--------------------

+Quote Post
manelinho27
post Jun 22 2008, 03:53 PM
Post #14

(scolpit)
Já agora posso saber qual o modelo?

É uma Bamboo Fun A6.

Na altura comprei esta porque não sabia se me ia habituar ou não. Se fosse agora tinha comprado já uma intuos A5

(scolpit)
A minha está para aqui parada, tenho-lhe dado muito pouco uso.

Eu uso a minha como rato para tudo. Menos para jogos.

(scolpit)
Lembro-me de ver um tutorial de como importar mapas do mudbox para max (antes de ser da autodesk, agora nao sei), que para o displace funcionar bem tinha que se por um turbosmooth com o mesmo numero de itenerations que o numero de niveis que se usa no mudbox. Se não ele nao interpretava bem os dados (pode ser so no render, nao precisa na view). Resumindo, acho que era para ter o mesmo numero de polys que se usava no mudbox. Não sei se isso faz algum sentido para ti em zbrush, mas de qualquer meneira isso resolveu os meus problemas com o mud.

Para Zbrsh existem milhares de técnicas diferentes. No entanto, usando essa técnica que referiste, o modelo no Max não vai ficar pesadissimo?

(scolpit)
Quanto ao zbrush, realmente parece um excelente programa, eu nem sabia da existencia desse zapplink, pode dar bastante jeito para para pequenos melhoramentos na textura.

Para fazer toda a textura mesmo. Funciona quase como um Unwrap

(scolpit)
Quanto ao mudbox a grande vantagem é a facilidade em se perceber o programa. A questão de nao ser tao completo tambem ajuda, mas basta ter umas pequenas noções de photoshop e max para se por la a trabalhar. Mas um dia dedico-me ao zbrush :wink:

O ZBrush deve ser o programa mais complexo e nao intuitivo que já trabalhei. Se não tivesse ajuda de um amigo meu que trabalha com Zbrush à algum tempo, tava tramado...

+Quote Post
scolpit
post Jun 22 2008, 05:24 PM
Post #15

Nice. A minha é uma bamboo:

O turbosmooth nao fica mto pesado porque eu ponho as itenerations só no render, na view mantenho sempre o valor baixo.

--------------------

+Quote Post
manelinho27
post Jun 22 2008, 06:47 PM
Post #16

Ah, pensava que importavas para o mudbox ja com as iteraçoes no maximo.

ya, essa e mais gira, mas fiquei na duvida entre essa e a branca porque os gajos dizem que a branca é mais para desenhar e nao sei que...por isso troxe a branca. Tambem ha em preto mas nao encontrei.

+Quote Post
scolpit
post Jun 22 2008, 07:48 PM
Post #17

Eu nao tive opção de escolha, a tablet foi oferecida, eheh biggrin.gif

Quanto ao turbosmooth, eu faço é assim... exporto a mesh em lowpoly, faço o que quiser no mudbox, depois no mudbox exporto a mesh em lowpoly, e os mapas (exporto a mesh porque sofre sempre pequenas alterações). Depois no max importo a mesh lowpoly que o mudbox cagou e enfio-lhe um turbosmooth com 4, 5, 6 itenerations. Se nao fizer esse turbosmooth quase nem vejo o displace :!:

No zbrush nao sei como é o sistema, e no mudbox deve haver outra meneira de fazer, mas essa foi a unica que consegui bons resultados.

--------------------

+Quote Post
manelinho27
post Jun 22 2008, 08:02 PM
Post #18

No zbrush é mais ou menos isso, mas uso menos iterations. Mas tenho de testar isso de iagualar os niveis de geometria do zbrush àsiteraçoes do Max para ver os resultados.

Não atinas com a pen para substituir o rato? Mesmo no windows trabalhas muito mais rapido por causa da posição absoluta da pen em relação à posição relativa do rato.

+Quote Post
scolpit
post Jun 22 2008, 09:59 PM
Post #19

Eu atino com a pen. Por acaso fiquei surpreendido, é de bem mais facil habituação do que parece, é muito fluido e muito facil de apanhar o jeito, mas para windows nao gosto de usar. Uso sim quando estou no photoshop, mesmo que nao seja para desenhar nada, consegue-se mais sensibilidade, mas de resto nao uso, tambem ja tentei usar para o max, mas la nao me safo com a pen, lol. Mas sem duvida que para programas como mudbox/zbrush, a pen é um "must have".
Já agora, essa tua pen tambem tem borracha nao tem?? Lol, não é muito pratico mas a idea é bastante interessante virar a pen para apagar, eheh!

--------------------

+Quote Post
manelinho27
post Jun 22 2008, 10:38 PM
Post #20

Ya tem.