Ir para conteúdo

  • Log in with Twitter Log in with Windows Live Log In with Steam Log In with Google      Entrar   
  • Cadastre-se

[Primeiros Socorros] Envenenamento por ingestão: o que fazer?


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1 raf.cl

raf.cl

    Uber-Geek

  • Membros
  • PipPipPip
  • 619 posts
  • LocalidadePorto Alegre - Brasil

Postado 13 Agosto 2009 - 07:26

Em caso de envenenamento por ingestão, a primeira coisa que se deve fazer é tentar descobrir a substância ingerida, porque o tratamento varia caso a caso.

Providencie socorro médico o quanto antes.

É proibido:
Ao contrário do que o senso comum manda, não se deve nunca induzir o vômito na pessoa intoxicada. O vômito pode causar um desgaste desnecessário no trato digestivo da vítima e não irá resolver o problema.

Nos casos de envenenamento por produtos corrosivos (ácido e bases) e derivados de petróleo, vomitar vai piorar - e muito - a situação.

Se, no entanto, acontecerem vômitos involuntários, cuide para que a vítima use um balde, para que o material possa ser analisado pelos médicos.

Outro mito muito difundido - beber leite - também não é aconselhado. Leite, água, azeite ou qualquer outro líquido podem fazer muito mal. A regra é simples: a vítima não deve beber nada. No máximo, pode fazer um bochecho para limpar a boca.

Como agir
Se a vítima apresentar convulsões, não tente imobilizá-la nem segurar sua língua. Apenas garanta que ela não vai esbarrar em algo e se machucar ainda mais.

Caso haja uma parada respiratória, apresse a ida ao hospital. Infelizmente, nos casos de intoxicação, fazer respiração boca-a-boca não vai adiantar.

Deite a vítima de lado, com a cabeça apoiada sobre o braço, para evitar que ela se sufoque com vômitos involuntários. Se a pessoa estiver com frio, agasalhe-a.

Preste muita atenção em cada reação, pois suas descrições vão ser essenciais na hora do atendimento médico. Observe se a vítima está fria ou quente, se saliva, vomita, parece confusa ou sonolenta. Esteja atento aos detalhes.

Se você conseguir, leve junto com o paciente o produto que causou o envenenamento. Vale a embalagem, o resto do veneno ou, em caso de plantas, um ramo que possa ser facilmente reconhecido.

Se não houver sinal da substância ingerida mas a vítima tiver vomitado, pode-se levar o próprio vômito para ser analisado. Esse procedimento também o útil no caso de ingestão de comprimidos, mesmo que você já esteja levando a embalagem.

Fonte: Terra Saúde
Procuro a Solidão, como o ar procura o chão.
Como a chuva só desmancha, pensamento sem razão
Procuro esconderijo, encontro um novo abrigo.
Como a arte do seu jeito, e tudo faz sentido.




0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos