Ir para conteúdo

  • Log in with Twitter Log in with Windows Live Log In with Steam Log In with Google      Entrar   
  • Cadastre-se

A corrida aos 45nm já começou


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1 southafrikanse

southafrikanse

    A noob in a geek world

  • Administradores
  • 3817 posts
  • LocalidadeLondon, UK

Postado 03 Fevereiro 2006 - 12:10

Imagem Postada

As japonesas Sony, Toshiba e NEC anunciaram um esforço conjunto para o desenvolvimento de chips com tecnologia de 45 nanómetros.
O consórcio veio a público poucos dias depois de a Intel ter apresentado um protótipo do processador com a mesma tecnologia, que deve chegar ao mercado apenas no segundo semestre de 2007.

Os seus processadores mais avançados já no mercado têm 65 nanómetros, o limite actual da indústria. Outro grupo, com as mesmas Sony e Toshiba, mas com a IBM no lugar da NEC, trabalha numa versão do chip Cell com 32 nanómetros, que deve demorar ainda cinco anos para ser lançado.

Um nanómetro equivale a um mil milhões de milímetros. A medida aplicada aos chips refere-se ao tamanho que cada circuito tem na pastilha de silício. A indústria tenta reduzir cada vez mais essa medida. Além de isso permitir mais transístores numa pastilha do mesmo tamanho, a miniaturização viabiliza velocidades maiores e menor consumo de energia.

A Sony e a Toshiba já trabalhavam no desenvolvimento de chips de 45 nanómetros desde Fevereiro de 2004. Em Novembro passado, a Toshiba fez um acordo semelhante e independente com a NEC, que agora se juntou à primeira dupla.

Já o protótipo anunciado na semana passada pela Intel tem mil milhões de transístores com os elementos de um processador de vários núcleos. O seu “wafer”, disco de silício com vários chips colocados lado a lado, depois fatiado para encapsulamento, tem 300 mm de diâmetro. Este tamanho permite mais chips produzidos de uma só vez, o que baixa os custos individuais.

Fonte: Exame Informática
Blog Pessoal | Tugatrónica | Fórum Webtuga
"Knowledge is knowing that a tomato is a fruit, but Wisdom is knowing not to put it in a fruit salad."




0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos