Google Chrome – A minha opinião acerca de…

Google Chrome

Serve este post para reproduzir a minha opinião acerca deste novo browser lançado pelo Google na Internet.

Devo dizer que não estava à espera que o Google lança-se um browser depois de tanto tempo a fazer publicidade ao Firefox no seu programa de afiliados.

Aliás, não vejo interesse na criação de um novo browser pois só trará trabalho para os webdesigners e programadores, ou talvez não.

Daquilo que vi, o browser deixa muito a desejar no que toca ao ambiente gráfico e a funções extra, no entanto demonstrou consumir poucos recursos. O ambiente apesar de ser bastante simples e limpo, não tem estilo para integrar qualquer sistema operativo actualmente existente, assemelhava-o muito mais a um browser para um sistema operativo preparado para um NetBook.

Outra falha que tem é o fraco suporte para sites em flash, java web applets e outras aplicações que necessitam de plugins 3rd party, no entanto o browser ainda se encontra em desenvolvimento e provavelmente ainda tem muito para mostrar.

Uma das coisas que mais me chamou à atenção foi o depurador e a consola Javascript, bastante completa e organizada e ainda uma opção que permite comunicar um erro ou um site que não esteja a funcionar em condições, bastante útil para reportar sites de phishing.

Outro dos pontos a favor para o Google Chrome é o uso do Webkit que permite assim a renderização dos sites muito mais rapidamente e com melhores resultados e ainda o uso do Google AdWords para a divulgação do browser, pois em qualquer página com Adsense é possível encontrar um anúncio do Google Chrome

O que estou a prever do Google é que este use o browser para obter estatísticas e outro tipo de informações dos seus utilizadores e venha a aumentar o ranking (pagerank) a sites em que os visitantes usem mais Google Chrome que os outros browsers.

Esperemos que o Google Chrome permita a criação de extensões 3rd party tal como o Firefox, novos themes e que consiga obter bons resultados de perfomance como tem no Windows em outros sistemas operativos como Linux e macOSx.

Para além disso, não seria muito pedir ao Google a integração dos seus vários serviços com o browser, o que o tornaria bastante mais completo.

6 thoughts on “Google Chrome – A minha opinião acerca de…

  1. “Para além disso, não seria muito pedir ao Google a integração dos seus vários serviços com o browser, o que o tornaria bastante mais completo.”

    A integração do GoogleGears no browser fez-te confusao, só pode….

  2. A integração que o cenourinha, e eu também, dos serviços do google no browser vai muito mais além do GoogleGears. Não podiam usar os Google Bookmarks como fonte para a barra de favoritos? Não podiam ter o botão para o Notebook como opção para adicionar? é com este tipo de serviços que a Google podia ter feito uma melhor integração mas estou certo que isso virá numa próxima versão.
    Quanto ao interface tenho de discordar com o cenourinha. O objectivo deste browser é ser mais fiável e app friendly e isso está mais do que conseguido (pode ter alguns problemas com algumas aplicações em flash,etc mas esta é uma versão beta). Além disso, um dos factores de sucesso do google, quando era um simples motor de busca, foi a sua interface limpa sem nada para distrair, em total contraponto com os restantes motores de busca que eram mais portais.
    Para mim vai-se rapidamente transformar no meu browser principal.. aliás estou a fazer este comentário do Chrome :)

  3. A primeira coisa que reparei, é que, mal o windows inicia o browser do google arranca no background, e começa logo a trocar ligaçoes com a internet!
    Mesmo desligando ele continua a a funcionar!

    Basta usar o contr+alt+ delete e é visivel no gestor de tarefas, em processos!

    Achei demasiado abusivo, afinal de contas quem manda no pc sou eu, sou eu que decido o que se liga a net ou nao.

    Quanto ao programa em si, nao tem nada de novo, é bonito, mas é um firefox camuflado, e mais lento.

    Ta longe do opera, ou firefox original! Tem a desculpa de ser beta

    Ultimo post no blog do RichardCooper: pornografia ecologica

  4. Que nada, eu adorei!!!!! sem olhar pelo lado técnico mais sim pelo lado da eficiência, o navegador é rápido ao você alternar as guias, pra mim é o MELHOR Navegador, claro que o Firefox Também é um Titan!

  5. Pingback: Nexus One é conhecido hoje, mas para alguns

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>