Grécia proíbe Google Street View

Google Street View

Enquanto que por terras lusas já se podem encontrar os carros do Google Street View a tirar fotografias nas principais cidades (já foram fotografados em pelo menos Lisboa e Braga, salvo erro), pela Grécia o Google não teve tanta sorte.

O Organismo de Protecção de Dados da Grécia proibiu a circulação dos carros do Google, de forma a evitar que o país se torne numa sociedade Big Brother.

A notícia é avançada pelo jornal online Guardian, onde poderá ler mais acerca deste assunto.

E vocês? O que acham do Google Street View e da possível invasão à nossa privacidade?

9 thoughts on “Grécia proíbe Google Street View

  1. Têm uma certa razão, os gregos, ao proibirem esta viatura de andarem por aí a tirar fotografias à sociedade e depois a publicá-las por uma aplicação acessível por qualquer tipo de pessoa. Existem bastantes imagens curiosas no Google Earth, algumas tiradas por essas viaturas, pessoas fotografadas, em momento bizarros, ilegais, inconvenientes, sei lá, tudo é possivel. O próximo passo é so a “venda” de vídeo filmado por satélite onde se poderá ver cada movimento. É preciso ter cuidado com a penetração da tecnologia na sociedade e na rotina, existe muita coisa em jogo. O Big Brother (programa de televisão) foi até visto por muitos (conspiradores, maníacos ou apenas mais observadores e conhecedores do que o senso comum) como um género de teste para aquilo que pode ser o extremo de uma ditadura.
    maybe, maybe not…

  2. Negativo…

    Pretendem eles o que com isso?! Uma sociedade incognita, anonima??? Toda a gente é vista pelos outros todos os dias, de forma directa ou indirecta… Seja ela pessoal, ou ate a sua propridade…

    Nao estou a dizer que tem de ser iguais aos outros… Apenas acho que deveriam ser mais logicos, e entendentes do mundo actual.

    Enfim…

  3. Ainda hoje vi um desses carros do Google na nova rotunda de Coina.

    Quanto aos receios do Rui Manuel Martins, duas considerações: (1) não uso muito esta funcionalidade dos mapas do Google, mas, quando a usei, nunca consegui ler uma matrícula ou ver a cara de uma pessoa; (2) as fotografias são tiradas apenas em locais de acesso público, pelo que quem esteja a fazer algo que não deve não deve estar muito preocupado com a privacidade…

  4. Não sei qual é o problema da andar um carro a tirar fotos… Alguém tem alguma cosia a esconder? Só se for ilegal e nesse caso é bom que seja exposto!

  5. http://www.rankeen.com/English/en_rank_google_curioso.php

    Alguns exemplos do que falava. Existem inclusivé casos de fotografias dentro de casa. Penso que não tem aí nenhuma tirada com “o carro” mas servem de exemplo.
    Eu não disse que era contra, apenas devem ser bem ponderadas essas coisas. Não gostaria por exemplo que uma mera fotografia dessas servisse para planear um ataque a minha casa, ou ao banco onde tenho as minhas poupanças…tudo pode ser usado de uma forma maligna, é preciso ser-se ponderado. Não censuro a Grécia, mas também não me preocupa muito para já o facto de Portugal o permitir…

  6. Eu já vi dois no Porto, em príncipio apareço eu na Avenida da Boavista XD

  7. E eu que cheguei a pensar que hoje em dia não se podia tirar fotos a nadinha… afinal vou seguir o exemplo do google portugal e tirar fotos a tudo 😛

  8. Estamos a falar de uma ferramenta que permitirá 1001 auxílios no futuro. Mas uma vez que a câmara do Google Street View car não traz fama (pelo menos da boa) como as câmaras de TV, muita gente se queixa… Retrogradas, chamo eu.

  9. hoje mesmo passou um carro desses aqui na minha cidade kkkkkk na minha rua,e a cidade é pequenissima,moro em Torres – Rio Grande do Sul

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>