gwibberÀ medida que o microblogging se vai tornando cada vez mais popular e o Twitter vai dando problemas, vários destes serviços vão aparecendo. Identi.ca, Jaiku e Pownce são apenas três exemplos a juntar ao já mencionado Twitter – com o segundo de momento em mudanças para um novo datacenter.

Se se registam em mais que um destes serviços, provavelmente quererão uma forma simples e prática de enviar actualizações. Se usam Jabber para as vossas comunicações por mensagens instantâneas, a não ser que tenham conta no Twitter, podem adicionar um bot dos serviços aos vossos contactos.

Mas se Jabber não é a vossa “onda”, há uma solução: Gwibber. O Gwibber é um cliente de microblogging para GNU/Linux com suporte para as redes de microblogging Identi.ca, Twitter, Jaiku e Pownce. Para além disso, suporta o Digg, Facebook e Flickr.

Quando adicionam uma conta no Gwibber, podem escolher se querem ver apenas mensagens enviadas, mensagens recebidas, nenhuma das duas ou ambas. Podem, também, definir a cor de fundo da mensagem para essa conta. Também é possível definir o intervalo de actualização global, a mostragem ou não de uma notificação de nova mensagem e a imagem de fundo do programa – esta última não me tem funcionado.

Tanto quanto si, apenas o Fedora tem a aplicação “empacotada“. Por isso, se utilizam outra distribuição do sistema GNU/Linux e a quiserem usar, terão que a compilar. Mas não se assustem com a compilação, porque a Wiki do Ubuntu tem instruções detalhadas da compilação, o que torna o processo trivial.

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece bastante potente…

    No entanto devia haver alguma ferramenta do género que fosse modular e permiti-se aos utilizadores criarem novas integrações com outros serviços, visto que hoje em dia já existem dezenas ou até mesmo centenas, senão milhares de serviços de microblogging.

  2. eu gostei demais da ferramenta, mas de uns dias pra cá ele não atualiza automaticamente com o twitter, ficando mensagens de mais de sete horas na tela
    e mesmo mandando atualizar, não tras as mais novas
    procurei nas configurações, mas nãoa chei nada para ajustar
    saberia dizer oque pode estar acontecendo ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.