Gwibber: o canivete suíço dos clientes de microblogging
À medida que o microblogging se vai tornando cada vez mais popular e o Twitter vai dando problemas, vários destes serviços vão aparecendo. Identi.ca, Jaiku e Pownce são apenas três exemplos a juntar ao já mencionado Twitter – com o segundo de momento em mudanças para um novo datacenter.
Se se registam em mais que um destes serviços, provavelmente quererão uma forma simples e prática de enviar actualizações. Se usam Jabber para as vossas comunicações por mensagens instantâneas, a não ser que tenham conta no Twitter, podem adicionar um bot dos serviços aos vossos contactos.
Mas se Jabber não é a vossa “onda”, há uma solução: Gwibber. O Gwibber é um cliente de microblogging para GNU/Linux com suporte para as redes de microblogging Identi.ca, Twitter, Jaiku e Pownce. Para além disso, suporta o Digg, Facebook e Flickr.
Quando adicionam uma conta no Gwibber, podem escolher se querem ver apenas mensagens enviadas, mensagens recebidas, nenhuma das duas ou ambas. Podem, também, definir a cor de fundo da mensagem para essa conta. Também é possível definir o intervalo de actualização global, a mostragem ou não de uma notificação de nova mensagem e a imagem de fundo do programa – esta última não me tem funcionado.
Tanto quanto si, apenas o Fedora tem a aplicação “empacotada“. Por isso, se utilizam outra distribuição do sistema GNU/Linux e a quiserem usar, terão que a compilar. Mas não se assustem com a compilação, porque a Wiki do Ubuntu tem instruções detalhadas da compilação, o que torna o processo trivial.
Publicidade
Informações do post
Data: August 26th, 2008
Comentários: 2 comentarios
Palavras-chave: gwibber, Internet, microblogging
Categoria/s: OpenSource
Visualizações: 278 views


(+1 rating, 1 votes)






Colocado em 8-26-2008 às 23:22:37
Parece bastante potente…
No entanto devia haver alguma ferramenta do género que fosse modular e permiti-se aos utilizadores criarem novas integrações com outros serviços, visto que hoje em dia já existem dezenas ou até mesmo centenas, senão milhares de serviços de microblogging.
Colocado em 8-26-2008 às 23:26:21
Se quiseres, podes adicionar suporte para um serviço à tua escolha e enviar o patch para os colaboradores do projecto.