Internet Explorer 8

Logotipo Internet Explorer 8

A Microsoft lançou finalmente a versão final do seu novo browser Internet Explorer 8, que provavelmente será alvo de várias criticas caso continue a tornar a vida dos web developers num antro de perdição.

Internet Explorer 8

São bastantes as novidades do novo IE8, que poderão ser expandidas graças aos add-ons presentes no Internet Explorer Gallery.

Aceleradores

Aceleradores ou em inglês Accelerators, permitem-lhe aceder a mapas, traduzir palavras e enviar e-mails, com apenas alguns cliques.

InPrivate Browsing

Este é um novo modo de navegação disponível no Internet Explorer 8 que lhe permite navegar anonimamente sem deixar qualquer tipo de rasto no histórico ou guardar as suas passwords enquanto navega. É uma excelente opção para quem utiliza computadores partilhados por várias pessoas.

InPrivate

Web Slices

Web Slices é uma ferramenta tal e qual o Web Clips do Safari, que permite capturar pequenas áreas de sites e guardar nos seus bookmarks.

A ideia já estava presente no Safari 3.0 e permite obter áreas de sites como por exemplo a bolsa, bloco de últimas notícias de um determinado site, estatísticas, etc…

Sugestões de pesquisa

O sistema de pesquisa tem agora novas funcionalidades, sugerindo arquivos da Wikipedia, Flickr, Amazon, Live, Yahoo, Google e do seu histórico.

Filtro SmartScreen

O filtro SmartScreen, mais conhecido em outros browsers por sistema de anti-spyware, ajuda-o a saber quais os sites com conteúdo malicioso e bloqueia o acesso a esse tipo de sites.

Fazendo uma pequena revisão, o Internet Explorer 8 não faz nada que qualquer outro browser não faça já. Os resultados no Acid 3 test são ridículos em relação aos browser concorrentes, mas infelizmente o IE é e continuará a ser o browser mais usado até que as pessoas abram os olhos.

Se insiste em utilizar um browser que não lhe irá garantir a melhor experiência ao utilizar a web, clique aqui para fazer o download do IE8. Se por outro lado, está curioso em saber quais as alternativas existentes ao Internet Explorer, poderá procurar nos arquivos do WebTuga por Firefox, Opera, Chrome, Flock e Safari por exemplo, de certeza que irá encontrar alternativas muito melhores, igualmente gratuitas, opensource e com muitas mais ferramentas de personalização que as que o IE 8 alguma vez que irá disponibilizar.

13 thoughts on “Internet Explorer 8

  1. Estou num ponto dps de muito WebDev que não usava o IE8 nem k me pagassem links ao peso de ouro…

    Não passa o Acid test3 nem por sombras, 12/100 comparados com os 100/100 de Chrome e Opera ou msm os 72/100 de Firefox…

    Pronto acho k ja difamei o IE8 o suficiente… LOL naaa

    IE8 sucks, não tanto como o 6 ou o 7, mas sucks na msm

    Pronto agora sim!

    Ultimo post no blog do PT: Top10 WTF US Sex Laws

  2. @Bruno Miguel
    Os tr00ls a mim não me queimam nem arrefecem… 😛

    @PT
    O IE tem sido durante anos o pesadelo de muitos webdesigners/webdevelopers e não é agora que vai passar a ser venerado. A Microsoft tem que acabar com o IE e criar algo de jeito, no entanto o sistema operativo Windows não funciona sem IE, pois o IE faz toda a gestão de firewalls, etc…

    Para removerem o IE, teriam que alterar bastante o sistema e parece que não se querem dar ao trabalho.

  3. @cenourinha

    na ultima versão do Windows7 beta parece k da para remover o IE e continuar tudo a funcionar… 😀

    Não sei se é verdade ainda não tentei, mas era bom de se ver na versão final do Win7

    Ultimo post no blog do PT: Top10 WTF US Sex Laws

  4. @PT

    Não me parece, eles tinham um sistema para gravar reportes de erros, que usava o IE para criar aquilo, mas pode ser que tenham mudado alguma coisa desde então.

  5. Desculpem..

    Mas que raio quer dizer ‘pois o IE faz toda a gestão de firewalls’?!?
    E já agora, o Chrome (adeus privacidade) e o Safari (recorde de bugs/exploits por linha de código) são alternativas ao I.E., ah? Fantástico…

    Enfim…

  6. @skizofrenik
    No Windows, o nível de segurança e várias opções de ligação à Internet, são geridos pelo IE. Para além disso, quem lhe garante que utilizando o Chomre perde a sua privacidade? Recomendo-o a ler o seguinte artigo ( http://blogoscoped.com/archive/2008-09-09-n68.html ).

    Quanto ao Safari ser inseguro e estar cheio de bugs/exploits acho totalmente errado. A maioria dos bugs encontrados no Safari só são possíveis graças a aplicações 3rd party.

  7. Cenorinha, a tua afirmação que o IE faz a gestão de seguranca do windows não tem qq fundamento. Lamentamos que não conheças outra forma de aceder a essas mesmas opções mas, por favor, não generalizes apenas baseado na tua experiências e, sobretudo, não as assumas como verdades absolutas.

    As opções de Firewall não têm qq relação com o IE. Fazem parte da stack de rede e são geridas directamente “Network and Sharing Center” control pannel. Qq alteração aí efectuada afectará o acesso à rede de toda e qq aplicação.

    As opções de segurança da internet (browsers) são geridas pelo “Internet Properties” control pannel (inetcpl.cpl). Alterações aí efectuadas afectam qq aplicação que use a API windows de protocolos HTTP, FTP, etc… (wininet.dll).

    Nada disto tem a ver com o IE para além do facto do IE ser um “cliente” tanto da rede em geral, como da wininet em particular.

    Recomento leitura.

  8. @Adao

    Não sei porquê chamar o Mac para a conversa… mas ok. Já agora, esse vídeo é feito pela Microsoft… não admira que o IE tenha melhores resultados… agora na prática as coisas não se passam assim.

    Têm atirado praí browsers a torto e a direito, mas a coisa continua a mesma… O browser não segue as standards, o que obriga aos web developers a trabalhos dobrados e para além disso desde o IE 6 que a evolução não é muita…

    Em relação a ter Mac com VM Windows ou dual boot com Ubuntu não me cabe a capota, tenho um disco com Windows Vista para Jogos e pouco mais.

    @Pedro

    Eu não disse que o IE faz a gestão da segurança, mas sim da Firewall.

  9. Agradeço a informação sobre outros browsers, vai acabar o meu pesadelo que tem sido a experiencia péssima diga-se de passagem com IE8.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>