Monopoly City Streets – Review

Mr Monopoly

Finalmente os servidores parecem já estar a funcionar melhor do que quando escrevi o último post sobre este jogo!

No então os jogadores recebem constantemente a mensagem de que os servidores estão em baixo, ainda não está tudo perfeito portanto, e por vezes é lento tomar qualquer acção. Neste post trago-vos uma revisão deste jogo esperado por tanta gente.
Portanto, o primeiro passo de quando se entra no jogo não é o registo, mas sim encontrar uma rua que se possa comprar!
Logo no primeiro ecrã aparece uma caixa de texto para inserir-mos uma localização para procurar-mos. Eu aconselho procurar em “Lyon, France” (sem aspas). À tarde ainda haviam algumas ruas para venda nessa cidade. Quando fazemos o máximo de zoom à cidade, o jogo começa à procura de ruas que podemos comprar, seja a outros jogadores (carta a azul), seja ao banco (carta em roxo).
As ruas são-nos dadas com uma lista semelhante a esta:

Lista de ruas para comprar

Ao clicar-mos numa rua que possamos comprar ao banco aparece-nos outra janelita semelhante às cartas de posse do tradicional monopólio, com uma opção de comprar (BUY).O preço da rua depende da localização e espaço para colocar edifícios.

Ao clicar nessa opção, aparecerá o formulário de registo.
O registo é bastante rápido e a única verificação existente é CAPTCHA, ou seja, nem email pede…

Após o registo, ficam com a rua em vossa posse e o jogo fica com o seguinte aspecto:
Aspecto geral do mapa

As ruas a azul são propriedade de outros jogadores, vermelhas são propriedades compradas por nós e o que não tem nenhuma cor é para venda ou não está disponível para venda. Os edíficios presentes no mapa podem ser construídos nas propriedades que o jogador detem.

Falando do cabeçalho do mapa do lado esquerdo: encontra-se o nick (neste caso é o meu), o nível em que se nos encontramos (niveis mais altos dão acesso a mais edifícios), temos a opção de ver o nosso perfil (que nos mostra o valor do nosso império e as ruas que temos e o respectivo valor) e a opção de logout.

Do lado direito temos os fundos que nos restam, no meu caso após umas compras fiquei apenas com M$38000 (cada jogador começa com M$3000000).

Na parte de baixo temos uma lupa [img1] (para pesquisar zonas do mundo para podermos adquirir ruas), um maço de notas (ao clicar o jogo pesquisa na área em que o mapa se encontra que ruas estão disponíveis para comprar), os cartões de propriedade [img2] (mostra-nos as ruas que temos e o seu respectivo valor), o envelope (para consultarmos os alertas, como por exemplo, uma oferta que nos tenham feito) e o pódio (quadros de mérito).

Propriedades
[img1] Peço desculpa mas existem duas ruas que prefiro não revelar 😛

Procurar
[img2]

Quando clicamos numa propriedade nossa temos duas opções:

Popriedade propria

Vender a rua por metade do preço assinalado na carta, ou Comprar uma propriedade, leia-se, edifício. Existe uma vasta selecção de edíficios que podemos escolher, e quando a rua já está bastante cheia não temos espaço para construir mais edificios…

edificios

Quando clicamos numa propriedade que não é nossa, temos uma opção apenas: fazer uma oferta…

propriedade alheia

A esta altura já está o leitor a fazer duas perguntas: como é que ganho dinheiro e onde é que estão as cartas da sorte?!

Respondendo à primeira questão: Cada rua e edifício (dependendo da localização) tem um “rent value” (valor de aluguer) e por dia irá receber esse valor, ou seja, quando maior a rua e mais desenvolvida ela estiver, maior será o valor de aluguer, nas imagens em cima pode-se ver o rent value para uma rua sem edifícios (cujo o valor é +-10% do valor de compra) e de outra rua com edifícios (claramente mais de 10%). O valor gerado por cada edifício depende da rua em que é construído, no menu de escolha de edifício apresenta-se o valor de compra e o valor de aluguer.
A título de exemplo, imaginemos que temos uma rua que tem M$15000 de rent value, e possui 2 “Nova Tower Block” e que cada edíficio desses gera M$25000. Por dia o jogador irá receber M$65000 (15000 + 25000 + 25000).

As cartas da sorte são ganhas aleatoriamente enquanto efectuamos compras ou vendas. Nessas cartas podemos ganhar ou perder dinheiro; ganhar edifícios que podemos construir nas ruas de outros (como por exemplo prisões) para o rent value da rua (incluindo dos edificios) ser M$0 (chamados “hazards”); ganhar edifícios que não permitam a construção de hazards; ou demolidoras para deitar abaixo hazards que tenham colocado na nossa rua.

Uma vez que os servidores já estão a trabalhar melhor, já se consegue fazer mais e ter uma melhor percepção do jogo. É claro que não abordei tudo o que o jogo tem, há mais para ver mas eu também ainda não vi tudo.

Tenho a dizer que vejo um futuro feliz neste jogo, no entanto parece que só estará online até 31 de Janeiro de 2010, resta saber o que acontecerá depois disso…

13 thoughts on “Monopoly City Streets – Review

  1. Devo dizer que estava super curiosa com o jogo, e com expectativas bastante altas, já que passei horas da minha infância a jogar esse belo jogo que é o Monopólio.
    No entanto o tempo que passei a tentar ligar-me e a quantidade de vezes que recebi mensagens a dizer que o jogo estava em baixo, fizeram com que não faça parte dos meus planos abrir a pagina do jogo nos próximos tempos :(
    Acredito que tenhas precisado de muita paciência para o fazer, por isso mesmo, obrigada pelo post deu para matar a curiosidade e ter uma ideia de como será o jogo.

  2. Ola Dana,

    Podes seguir o blog do jogo para teres um conhecimento do desenvolvimento diário:
    http://blog.monopolycitystreets.com
    Ou podes seguir o twitter do MCS:
    http://www.twitter.com/MonopolyCitySts e pedir ajuda para qualquer problema / duvida que tenhas, geralmente não demoram a responder.

    De facto a página do jogo não é das que mostra maior desempenho mas já esteve muito pior, com um pouco de paciência dá para jogar… Basta uma pessoa ter mais alguma coisa para fazer no pc e ir fazendo um clique agora, outro daqui a 5 minutos, and so on…

    Não tens nada que agradecer pelo post :) I’m here to serve 😛

    Qualquer duvida dispõe sempre :)

  3. Não consegui encontrar nenhuma rua disponivel para compra será que não tem mais…. e quando damos um lance perdemos o valor que ofertamos é isso mesmo?

  4. Não tem mais nenhuma rua disponível pra compra, deveria poder escolher qualquer rua…

  5. O jogo é interessante, mas a maioria das ruas se encontram compradas. O ruim é que ainda existem muitas ruas ainda desmarcadas, impossibilitando a compra. Não entendo pq em alguns locais exitem tantas disponíveis e em outros locais, logo ao lado, não possui. Essas ruas simplesmente ainda não foram disponibilizadas pelos responsáveis, deixando assim a dificuldade de encontrar ruas disponíveis cada vez mais difícil. Pelo menos o jogo irá ser reiniciado, espero que a expansão seja feita.

  6. Vão reiniciar o jogo na próxima semana, pelo menos é o que dizem no blog do jogo. Confirmas Miguel? A ser verdade não há interesse nenhum em jogar neste momento.

  7. Olá Luís,

    Confirmo sim. Essa informações, como disses-te, foi disponibilizada tanto no blog como twitter do Monopoly City Streets. O interesse em jogar neste momento é encontrar as ruas que nos podem dar jeito para comprar aquando a reabertura.

  8. eu nao consigo me inscrever? como e que faço para comprar uma rua. elas estao todas em azul. help… queria comprar uma na zona de viana do castelo mas nao consigo nem em Esposende… alguem me ajude

  9. Ola Tiago,

    O que eu te recomendo é encontrares uma rua numa zona não muito conhecida. Em saskatoon haviam la umas quantas para vender… Em portugal vai tudo à vida muito rápido, temos poucas cidades com ruas para venda…

  10. Olá a todos!! já jogo desde o dia em que abriu..posso esclarecer algumas duvidas..
    -uma boa estratégia para encontrar ruas para comprar é ver no jogo em “leaderboards” que são as estatísticas dos melhores jogadores e ver as ruas deles, normalmente nas imediações das ultimas que eles compraram há sempre ruas disponíveis, não percam tempo a comprar ruas em portugal se vêm que é difícil encontra-las livres..portugal tem poucas no jogo..sítios conhecidos como londres, paris,… também fica logo tudo ocupado. procurem em terras mais desconhecidas. nos estados unidos é onde o jogo tem mais ruas que se podem comprar e é facil encontrar muitas desocupadas..texas…miami..georgia..north carolina.. etc.. essas localidades e muitas outras têm centenas de ruas livres. façam como vos digo escolham um jogador do top e vejam onde ele anda a comprar ruas, cliquem numa rua desse jogador, carreguem em “buy streets” e as que tiverem ainda para venda aparecem com a cor roxa, acreditem há muitas livres e chegam para toda a gente só não estão é onde nós gostariamos, aposto que a maior parte de nós procura logo avenida da liberdade em lisboa ou a 24 julho :) não vale a pena..se está cheio..muda-se de país..eu por ex.tenho ruas em todo o lado menos em portugal.. tenho na america, escocia, inglaterra, russia, italia… podem ter onde quiserem, em vários países cidades, não precisam de estar todas juntas.
    Quanto ao reset sim acontecer lá para meio da próxima semana e aí o jogo começa de novo, todos começam do zero, por isso quem for entrar agora talvez o melhor é seja esperar até ao jogo reiniciar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>