Multimédia Livre

O Ubuntu Studio é, talvez, a distribuição multimédia mais popular da actualidade. Muito do seu sucesso deve-se ao seu "irmão grande", o Ubuntu. Mas multimédia em GNU/Linux não é apenas sinónimo de Ubuntu Studio. Existem mais distribuições orientadas para este campo, como o StartCom Linux e a Dyne:Bolic, duas distribuições que tiveram, recentemente, novas versões.

A Dyne:Bolic é uma distribuição orientada para todos os campos da multimédia (vídeo, audio, imagem, texto, 3D), com um vasto leque de ferramentas disponíveis, para além de ser executada a partir de um CD, sem que o desempenho seja afectado por isso. Ferramentas como o editor de vídeo Cinelerra, o Audacity ou o servidor de stream de audio IceCast fazem parte das aplicações incluídas. Os seus criadores dizem que é uma distribuição 100% livre.

O StartCom ML Edition é uma distribuição que usa o StartCom Enterprise Edition como base, sendo este baseado no RedHat Enterprise Linux e no Fedora. Esta distribuição é mais orientada para áudio e vídeo, também ela com muitas ferramentas incluídas. Pelo que consegui apurar, não existe uma versão Live, mas isso não impede a sua utilização.

Ambas as distribuições são excelentes escolhas para trabalhar com multimédia e uma excelente prova de que GNU/Linux também é muito bom para esta área, e não apenas Windows e Mac OS X.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>