NASA e SGI criam o super-computador mais potente do mundo a correr um único kernel do Linux

A NASA adquiriu um SGI Altix 4700 – um super-computador com 1024 processadores Dual-Core Intel Itanium 2 e 4TB de memória – e meteu-lhe apenas um kernel do Linux: a versão 2.6.22.1. Esta máquina consegue debitar uns potentes 13.1 teraflops por segundo, entrando automaticamente para o sexagésimo quarto lugar do top500 dos super-computadores. Para guardar os dados processados pelo Altix 4700 (que eu adoraria ter em casa para jogar, ver filmes, ouvir música e escrever para o meu blog), a NASA adquiriu também um SGI InfiniteStorage 10000 com 240TB de capacidade de armazenamento.
Para poder usar um único kernel neste super-computador, a SGI teve que fazer algumas alterações ao kernel do Linux, que depois enviou à comunidade para futura inclusão nas novas versões.
É nestas alturas que vemos o poder do "mundo livre"; suportar 1024 Dual-Core e 4 terabytes de memória não é para qualquer um. Se a NASA – uma agência que não se pode dar ao luxo de ter uma máquina a funcionar abaixo de óptimo – confia em GNU/Linux, porque é que vocês não confiam nele para o(s) vosso(s) desktop(s) e/ou servidor(es)?

{Fonte: LinuxWatch}

9 thoughts on “NASA e SGI criam o super-computador mais potente do mundo a correr um único kernel do Linux

  1. LOL. Alguma vez trabalhaste com uma distro virada para utilizadores de desktop, tipo Ubuntu, Mandriva, OpenSuse ou PCLinuxOS?!

  2. so com ubuntu, mas xegei as partes das drives e não consegui fazer mais nada…lol

  3. Só é difícil para quem não evolui. Porque na pratica a instalação do ubuntu está superior ao windows. (não é todos os sistemas que se dão ao luxo de ser tão fácil e poderes navegar na net e jogar enquanto ele se instala :P)

    O teu problema é não perceber de partições, mas para isso tens uma comunidade pronta a te explicar.

    Mas já que és a favor da simplicidade basta na instalação dizeres o espaço que queres para o linux(tem uma barrinha que mexes de um lado para o outro com o rato, isto dá para ti?) que ele faz o resto, não andas no método manual se ainda és newbie na matéria, com o tempo lá chegas 😉

  4. EU acho que dar pra Jogar Pimbal no windows XP..

    AUhAUHuhhuAHUhuhauh

  5. Linux é uma droga, não tem Photoshop,
    não tem programas de trabalho,
    realmente ele é FRAQUISSIMO em programas(softwares)
    não tem nada doque eu preciso.
    Por causa disso não uso.
    Do que adianta ter uma bazooka se não tiver munição.
    É melhor ter um estilinge com muita pedra pra acertar o inimigo.
    Não é verdade?
    A Nasa usa Linux porque tem programadores para fazer a tarefa que precisam fazer.

  6. Eu trabalho num telecentro comunitário, e lá tem Linux Metasys, os computadores travam a cada 5 minutos, problemas de login, rede, não tem programas de manutenção e os técnicos já tiveram q formatar 6 vezes em um mes. Qdo tinha Windows 98 era melhor… Há o hardware dos pcs é bom.

  7. cara o Linux ñ é muito utilizado pela população pois é muito mais dificil de mexer, ñ tem muitos cursos de Linux por aí. Alem disso a maioria dos softwares como jogos, imagens, videos e outros ñ são aceiitos pelo Linux por causa do formato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>