O fim da televisão

Sem títuloNa minha opinião a televisão está a perder espectadores, estando cada vez mais a ser substituída pela internet. Não admira que já muitas empresas estejam a produzir as suas televisões com internet incorporada como exemplo temos as novas televisões bravia da Sony. O que a televisão e a internet tem em comum é a capacidade de transmitir informação, e nesse campo no meu entender a internet e os computadores estão a ganhar por permitirem um maior controle sobre a informação que queremos ver.

Analisando a televisão

Muito antes dos computadores e muito menos da Internet existir já existia a televisão, tendo apenas um canal a informação era totalmente controlado pelos produtores de televisão e era até mesmo censurada, como aqui em Portugal durante o Estado Novo.

Actualmente a televisão continua a ser controlada pelos produtores de televisão, no entanto as pessoas já tem mais opção de escolha sobre o que querem ver, no entanto essa decisão ainda tem muito que evoluir.

Embora agora até já seja possível  parar as emissões de televisão com apenas um clique, o utilizador nunca poderá decidir a informação que quer ver, mesmo que tenha muita opção de escolha.

Analisando a internet

Existem milhares senão milhões de coisas que podemos fazer na internet e com os computadores que não podemos fazer na televisão. No entanto queria me centrar apenas numa delas: a informação.

Definitivamente a internet é um dos melhores meios de comunicação do mundo, onde todos os rumores circulam com maior velocidade e toda a gente sabe tudo o que esta a acontecer naquele preciso momento no mundo. A informação circula e não tem horas de descanso, não é preciso estar a espera das 20h para ver as noticias, a informação está sempre lá a qualquer altura.

Eu acredito que a informação tem maior qualidade quando é dada em primeira mão, e por isso acho que devemos sempre ir a fonte da noticia. Se reparar muitos jornalistas utilizam o twitter e outras plataformas como o Digg para saber as ultimas noticias e a partir daí fazer as suas entrevistas. Nesse aspecto a internet está a frente.

Na internet, a pessoa tem opção de escolha sobre a informação que quer ver naquele preciso momento, não tem ninguem a controla-la sobre o que é que vai ser informada. Além disso tem noticias internacionais, ao contrario do que acontece na televisão, em que a maioria das noticias são sobre o próprio país e apenas um sexto são internacionais.

O Twitter e a blogosfera lideram

O Twitter é definitivamente fantástico pois permite que todos nós estejamos constantemente actualizados. Podemos ver as utlimas noticias sobre tudo e mais algumas coisa.

Em relação aos blogs, estes também ajudam a que estejamos sempre actualizados. Uma boa opção é subscrever os feeds para o Google reader, para se manter actualizado.

Concluindo

Acho que a televisão esta a perder fãs para a internet. Para quem tiver falta da televisão, sempre pode ver a televisão online, que alguns canais disponibilizam ou até mesmo ir ao youtube.
E você, o acha que a televisão esta a perder ou a ganhar fãs? Estará ela a morrer?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>