O novo docs com integração do Facebook!

imageTendo sido lançado na ultima semana o docs já tem bastante sucesso. Este serviço permite que qualquer utilizador com acesso a Internet faça ficheiros word, exel e Power point. Este serviço pode ser bastante útil para quem não tem o office instalado no computador ou para quem ainda não se adaptou ao novo formato de ficheiros docx. pttx. e xlsx. Pode também ser muito útil para quem queira fazer apresentações power point sem ter de usar pen outro dispositivo de armazenamento. O sistema tem muitas funcionalidades do office.

Como funciona

O serviço ainda esta em fase de testes e é preciso pedir uma chave de acesso. O serviço é utilizado com uma conta facebook. Acho que esta é uma das grandes novidades e funcionalidades que facilitam a vida aos utilizadores e ainda demonstra que o Facebook esta a ganhar terreno e muita popularidade.

O serviço permite a criação de documentos e a sua edição é limitada a opções básicas que costumamos encontrar no wordpad ou no bloco de notas do Windows. Penso que no futuro irão ser acrescentadas mais funcionalidades de modo a que o docs tenha uma maior e melhor prestação. O utilizador tem ainda a possibilidade de fazer upload de ficheiros word, power poin e exel.

O word

  • Possibilidade de formatação do texto com todas as funções a que estamos habituados no word habitual;
  • Possibilidade de inserção de tabelas, imagens, clip arts e links no documento;
  • Opções de visualização: read mode e Editing mode;

Faltam claramente ao word inúmeras funcionalidades que poderiam ser introduzidas, penso que não foram incorporadas pelo tempo que demoravam a executar as suas funções, visto que o docs trabalha num broswer.

O power point

  • Possibilidade de formatação do texto;
  • Impossibilidade de personalizar os slides como estamos habituados a fazer no office;
  • A apresentação de diapositivos não permite a exibição em ecrã total continuando-se sempre a ver a janela do broswer;
  • Não apresenta as mesmas funcionalidades que o power point a que estamos habituados;

Docs.com ou docs.google.com

Este serviço da Microsoft é a concorrência ao conhecido (ou pouco conhecido) Google docs que também permite como o docs a criação de ficheiros word, power point e exel. As funcionalidades são exactamente as mesmas. As opções são as mesmas, mas o docs.com acaba por ganhar com o visual que a página tem e pela fama que o Office tem nos dias de hoje. Não acredito que o Google docs seja pior, mas também não é melhor.

Vídeos e imagens

Docs em manutenção
image
image
image

Concluindo

Acho que vou continuar a utilizar o Google docs porque pessoalmente não gosto  da Microsoft pelo monopólio que tem e por querer dominar o mundo com o sistema operativo windows. Mas isso já é assunto para outro artigo. E você, o que acha do novo docs? Já pediu a chave de activação?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>