Fluency 2 – Theme para a admin do WordPress 2.7

Fluency Admin 2

A maioria dos bloggers que já actualizaram o seu blog para WordPress 2.7 depararam-se com uma nova aparência. Alguns gostaram, outros nem por isso, mas não há crise, pois o Fluency Admin 2 está ai.

Aqui no WebTuga já utilizávamos o Fluency Admin na versão anterior. Torna o painel de administração do WordPress bastante mais leve.

O Fluency Admin 2, já preparado para WordPress 2.7 é bastante útil, adicionando navegação no menu por teclas de acesso, o que torna muito mais fácil o acesso às páginas de administração.

Estás interessado em dar uma oportunidade ao fluency Admin 2? Então clica aqui para obter mais informações.

Actualização: Xsan 2.1

A Apple disponibilizou a nova versão do Xsan, que chega agora à versão 2.1. Com esta actualização são actualizados o Xsan Admin, Xsan Filesystem and the Xsan Uninstaller para a versão 2.1.

Podem saber mais pormenores sobre a actualização no site da Apple.

Podem fazer a actualização através da Actualização de Software ou através do site da Apple.

Equipa xTok apresenta amanhã nova versão do Blogtok

Blogtok

Actualmente existem centenas de Content Management Systems, no entanto o Blogtok destaca-se devido a ser um sistema de blogging criado exclusivamente em Portugal e um dos pioneiros na tecnologia RSS.

O Blogtok permite-lhe criar o seu blog, a sua galeria de fotos, inserir fontes de RSS na sua página e pesquisar numa base de dados de mais de 500 fontes de informação e integrar uma grande comunidade, onde poderá encontrar pessoas com todos os gostos.

A equipa xTok, estará amanhã, dia 8 de Julho de 2008, a lançar a nova versão do Portal Blogtok do qual se poderão esperar grandes novidades como um novo design, uma nova interface para a administração da sua conta, um novo gestor para a sua música ou para os seus podcasts, uma bolsa de valores que será uma espécie de karma que lhe permitirá evoluir na comunidade consoante o seu número de posts, comentários, visitas únicas entre outros.

Para além disso, o novo sistema permite a que um utilizador possa ter vários blogs, com uma única conta e ainda vários nicks.

Amanhã poderemos analisar melhor o sistema e dar-lhe melhor a conhecer as potencialidades da nova versão deste projecto que muito tem para ensinar aos restantes sistemas do género.

WordPress 2.6 – O que esperar de…

O lançamento do WordPress 2.5 trouxe bastantes novidades, tanto a nível de funcionalidades, como no aspecto da área de administração.

Agora espera-se pelo 2.6, que pelos vistos vai trazer grandes novidades como o suporte ao Google Gears, que permitirá escrever um post enquanto estiver offline e posteriormente publicar online no seu blog, a possibilidade de mover o ficheiro de configuração ( wp-config.php ) para uma directoria de um nível inferior e o regresso do WordPress Bookmarklet com opções adicionais para sites como o YouTube, etc.

Para além disso o editor WYSIWYG irá ter um "Post Word Count" que lhe permitirá saber o número de palavras existentes no post ( Para quem escreve Reviews pagas? ) e ainda poderá vir a ser implementado um sistema para rever os posts, ao estilo da Wiki.

Nesta versão, aqueles que não têm gravatar, poderão escolher uma imagem opcional, que terá o nome de Identicon.

FreshPress – Theme para WordPress com aparência da administração

Pessoalmente não gostei muito da mudança de design do WordPress, está um pouco mais confusa que a anterior, mas é a evolução, nada se pode fazer.

Para aqueles que gostaram da nova aparência, tenho excelentes novidades. Já existe um theme para o frontend do WordPress com a mesma aparência da área de administração.

Chama-se FreshPress e integra já algumas das características da versão 2.5 do WordPress:

  •   3 Colunas;
  •   3 Colunas no footer;
  •   Integração com novas características do WordPress 2.5 ( gravatars, etc… );
  •   Artigo destacado.

O theme pode ser descarregado gratuitamente aqui e pode pré-visualizar a demo aqui.

WordPress 2.5.1 chegou

Wordpress 2.5.1
Quase um mês depois do lançamento do WordPress 2.5, chegou uma nova versão em que foram corrigidos cerca de 70 bugs.

Para além de melhorias no desempenho da Dashboard e de algumas páginas do Painel de Administração, foram também corrigidos alguns problemas de compatibilidade no Media Uploader e o Layout levou melhorias de forma a ser funcional no IE. O editor WYSIWYG foi actualizado para o TinyMCE 3.0.7.

Faça já a actualização do WordPress seguindo o nosso guia  "Como fazer upgrade ao WordPress" ou manualmente obtendo o ultimo pacote do WordPress.org.

Como instalar temas do Gnome para todos os utilizadores do sistema

Normalmente, quando querem instalar um tema no Gnome, vão a "Sistema > Preferências > Aparência" e, ou clicam no botão "Instalar" e seleccionam o arquivo tar.gz, ou arrastam esse arquivo para a janela "Preferência de Aparência".
Este é, sem dúvida, o método mais rápido para instalar um tema que se descarregou de um qualquer site. Só que assim ele só vai ficar disponível na vossa conta.
Se quiserem disponibilizar esse tema para todas as contas do sistema, primeiro têm que descompactar o arquivo e depois copiá-lo para a pasta /usr/share/themes. Como apenas o root ou um utilizador com os mesmos privilégios pode colocar ficheiros nesta pasta, têm que abrir o Nautilus em modo de administrador. Para isso, têm que clicar em alt+F2, escrever o comando gksudo nautilus /usr/share/themes (isto vai abrir o Nautilus com privilégios de root, na pasta /usr/share/themes) e depois mover a pasta criada após a descompressão do arquivo para a pasta aberta no Nautilus.
Isto, à partida, funciona na maioria das distribuições de GNU/Linux. Nos sistemas BSD, não sei se a localização dos temas é a mesma.

Se não souberem onde encontrar temas para o Gnome, visitem o site gnome-look.org. Os temas, wallpapers, ícones, e por aí fora são às centenas.

O que esperar do Ubuntu 8.04

ubuntuA próxima versão do Ubuntu, que é também a próxima Long Term Support (versão com suporte de três anos para o desktop e cinco para o servidor), está apenas a seis dias de ser lançada. Por isso, está na altura de fazer um pequeno resumo do que se pode esperar da nova versão desta distribuição de GNU/Linux.

Uma das novidades é a inclusão do Wubi, algo que interessa bastante a quem utiliza Windows e quer experimentar o Ubuntu. Esta aplicação permite instalar o Ubuntu a partir do Windows, sem necessidade de criar partições.
A versão 7.3 do Xorg será incluída. Isto permitirá uma melhor configuração automática do hardware gráfico e será usado em conjunto com um utilitário que permite alterar de forma dinâmica a resolução, taxa de refrescamento e rotação de um segundo monitor.
A versão do Linux incluída será, à partida, a 2.6.24. Ela inclui um novo scheduler, melhor gestão de energia e melhor suporte de dispositivos wireless.
O Gnome continuará a ser o gestor de desktop por omissão. A versão que figurará no Ubuntu 8.04 será o Gnome 2.22; no Kubuntu, será utilizado o KDE 3.5.9; o Xubuntu terá a versão 4.4.2 do XFCE
Para uma gestão mais simples e usável das permissões, será usado o PolicyKit. Esta framework de segurança estará integrada nas ferramentas administrativas, na forma de um botão.
A gestão do som ficará a cargo do PulseAudio, uma framework que permite controlar o som de cada aplicação individualmente na ferramenta de volume do desktop.
Outras novidades são um novo cliente de bittorrent, uma nova aplicação para gravar CDs e DVDs, um novo cliente VNC, adição do Inkscape, suporte para o sistema de virtualização do Linux, integração com ActiveDirectory, uso de um interface gráfico para a firewall e melhor protecção da memória.

Isto acabou por não ficar pequeno, mas continua a ser um pequeno resumo. A próxima versão do Ubuntu parece ser interessante. Talvez seja esta que vos fará largar os sistemas proprietários. Se não, podem sempre ver a Caixa Mágica, Fedora, Mandriva, gNewSense, Mandriva, etc.

Demonoid reabriu

O Demonoid, qual Fénix, vai renascer das cinzas, agora com um novo administrador. Ao que parece, este novo administrador é um amigo pessoal do antigo administrador, Deimos.

Este renascer do Demonoid é bem capaz de lhe valer o estatuto de herói das redes de partilhas de ficheiros e dar-lhe uma boa quantidade de tráfego, tráfego esse que poderá ser a razão para o próximo fechar de portas.

via Torrentfreak.com

WordPress 2.5 Lançado

Ora, uma "horita" depois de eu publicar um tutorial para instalar WordPress, deparo-me com o novo site do WordPress.org que anuncia o WordPress 2.5 final com uma cara nova.

Algumas das novidades desta versão são a mudança da aparência da área de administração e a possibilidade de configurar a dashboard ao seu gosto.

Agora o pior é a preguiça para actualizar todos os sites da rede.

Homepage: WordPress.org