Comunidade WebTuga – 6º aniversário

WebTuga

Olá a todos!

Hoje, dia 27 de Julho de 2011, o projecto WebTuga atingiu um novo marco, festejando o seu 6º aniversário. Para comemorar o nosso aniversário, vamos abrir vagas para bloggers.

O WebTuga.com surgiu através de um grupo de amigos, no dia 27 de Julho de 2005 e é actualmente uma marca a nível nacional, tendo tudo começado aqui, na comunidade WebTuga. Como é de conhecimento geral, a pequena comunidade inicial deu origem a uma vasta quantidade de serviços, desde uma rede de blogs, serviços de alojamento profissional e outras soluções para todos os internautas portugueses.

É incrível ver que o resultado de muitos anos de trabalho de uma equipa composta por grandes colaboradores, fez com que este projecto atingisse metas nunca antes esperadas. A todos aqueles que ao longo dos anos ajudaram a construir esta comunidade, resta-me dar os parabéns, pois esta comunidade não é apenas um sitio na Internet, mas sim um conjunto de pessoas que fizeram este projecto possível.

Apesar de um descuido da nossa equipa com o projecto, esperamos em breve trazer os sites da rede ao activo. Para tal, pedimos também a sua colaboração e partilhamos com todos os interessados um formulário de candidatura de blogger. Agradecemos também qualquer sugestão que possa fazer-nos relativamente ao projecto, podendo contactar-nos através do e-mail buzz [at] webtuga [dot] pt a qualquer momento.

Promoções e Passatempo WebTuga Hosting – 3º Aniversário

WebTuga

A WebTuga Hosting celebrou no dia 14 de Fevereiro o seu 3º aniversário, tendo lançado um passatempo e várias promoções que estão ainda actualmente disponíveis.

Para participar no concurso apenas tem de ser criativo e elaborar uma frase contendo as palavras “webtuga” e “3º aniversário“. A frase posteriormente deverá ser publicada na página Facebook do WebTuga Hosting ou no Twitter.

O vencedor irá ganhar um registo de domínio e um plano de alojamento de 3GB de espaço e 100GB de tráfego, com suporte a domínios ilimitados, ferramenta de backups R1soft, RV Site Builder e ao auto-instalador de scripts Softaculous.

Se pretender poderá também usufruir das promoções disponíveis no nosso site. Os descontos vão até ao valor máximo de 246€/ano. Existem descontos para Servidores Virtuais, para Revenda de Alojamento e para alojamento partilhado.

Para além disso, poderá transferir o seu domínio gratuitamente ao subscrever qualquer um dos planos de alojamento.

Veja as promoções WebTuga Hosting e participe no nosso passatempo, não custa nada, basta apenas uma frase!

5 bejecas para o Webtuga!

Webtuga - 5 anos

Parabéns Webtuga!!!

Belisquem-nos que nem queremos acreditar, mas já passaram 5 anos desde que a palavra Webtuga começou a ser espalhada pelo imenso oceano que é a Web! De um grupo de amigos que decidiu criar um fórum, actualmente somos uma forte e reconhecida marca nacional que consegue vingar através dos nossos vários serviços, onde estão incluídas também a Rede de Blogs Webtuga e a empresa de alojamento Webtuga.

Apesar do Projecto Webtuga completar mais um aniversário, é a NOSSA comunidade que está de parabéns pois TUDO o que o Webtuga foi, é e será é graças à colaboração de TODOS e nós sentimo-nos honrados e orgulhosos por fazer parte das vossas vidas. Fazendo uma pequena retrospectiva podemos afirmar que nem tudo foram rosas no entanto, o saldo é francamente positivo. Prova disso são as mais de milhares de visitas que temos diariamente e a vasta clientela que depositou a sua confiança em nós com os seus espaços virtuais alojados nos nossos servidores.

Webtuga 5 anos

5 anos é praticamente uma vida na Web e queremos, como sempre, melhorar cada vez mais. Sabiam que o fórum que foi inicialmente a nossa plataforma de lançamento ainda persiste? É neste intuito e, em ocasião do 5º aniversário do Webtuga, que pretendemos relançar o projecto original com a mote “Regresso às origens”. Lembram-se do tempo em que os fóruns eram a fonte da vida na Internet? Antes do baby-boom dos blogs e das redes sociais? Um espaço de entre-ajuda mútuo? Não têm saudades? Temos actualmente mais de 20 mil tópicos e quase (mas mesmo quase!!) de 200 mil respostas que são fonte valiosa de conhecimento para todos os que procuram informação, expandir horizontes, opinar ou simplesmente interagir com outros utilizadores entre milhares de linhas. Acreditamos que com o VOSSO contributo podemos (re)construir ainda mais um grande fórum. Devem estar a perguntar porque estamos a pedir-vos isto. A resposta é simples: porque SIM 😀

Uma grande salva de palmas que venham ainda mais bejecas!!! Parabéns WEBTUGA!!!

Webtuga festeja 4 anos

WebTuga

Sejam bem vindos ao novo Webtuga!

Foi no dia 27 de Julho de 2005 que nasceu um projecto que foi abraçado com carinho e apreço por um conjunto de amigos, o Webtuga. Custa-me a acreditar, que ao longo destes anos, o Webtuga veio a tornar-se num projecto ambicioso – Fórum Webtuga, Rede de Blogs Webtuga, serviço de alojamento, entre outros serviços – com uma equipa que cresceu e contribui para fazer do Webtuga, uma comunidade de referência nacional.

Por ocasião do quarto aniversário do Webtuga, a equipa decidiu renovar novamente a sua imagem e sempre, como do costume, para melhor. Após estes 4 anos de funcionamento ininterrupto, já se notava que o nosso espaço dedicado para a comunidade, o fórum Webtuga, estava a precisar de uma lufada de ar fresco. Pois bem, foi isso que se vez e após uma renovação exaustiva, o fórum reaparece sob um novo sistema de gestão de fóruns, com um novo aspecto, mais limpo e funcional. O objectivo deste make-over é simples, proporcionar aos nossos utilizadores um ponto de convívio de cultura e entre-ajuda melhor do que nunca e regressar aos velhos tempos de uma comunidade de amigos, ao invés de uma comunidade de utilizadores.

Eis aqui as principais novidades do novo fórum:

Integração com o blog Webtuga

O fórum está neste momento, completamente integrado com o blog Webtuga. Esta integração permite que os nossos membros tenham acesso às estatísticas do fórum a partir do momento que acedem ao blog. Para além disso, uma das principais novidades é o facto do utilizador poder fazer o login tanto no blog como no fórum. Para melhorar esta integração, o blog também recebeu um novo design.

Notificações de mensagens privadas

Muito semelhante ao growl do macOSx, o membro receberá notificações de novas mensagens privadas, através de um pequeno pop-up localizado no canto superior direito. Agora, não poderá dizer que esqueceu de consultar as suas mensagens 🙂

Nova estrutura de categorias

A antiga estrutura do fórum estava demasiado extensa. Optámos assim, por apostar em poucas categorias, mais generalizadas, e praticamente começar de novo. Para isso, criou-se uma categoria com o nome Arquivo, disponível apenas para leitura, que contém todas as secções bem como os  tópicos do fórum Webtuga, pré-SMF. Convém referir que procurámos salvar os tópicos mais recentes de forma a não começar com o fórum completamente vazio.

Pesquisa rápida directamente no local

Uma das principais novidades é a pesquisa rápida local. Isto significa que será possível pesquisar por uma determinada categoria, tópico, post no local onde se encontra. Por exemplo, se o membro estiver a consultar o fórum, todos os termos pesquisados serão apenas apresentados na página do fórum onde este se encontra. Se estiver no blog, a pesquisa é feita apenas no blog. Caso o membro esteja num determinado tópico, a pesquisa vai ser feita dentro desses mesmo tópico, o mesmo acontece quando o membro está dentro de uma determinada categoria.

Estatísticas individuais de cada utilizador

Com o fórum na plataforma opensource SMF, cada membro tem acesso às estatísticas individuais de cada utilizador. Desta forma, poderá ver a distribuição das suas mensagens pelas várias categorias do fórum e as principais horas em que participa.

Porque o WebTuga é a nossa comunidade, colocamos também nas mãos dos nossos utilizadores a recuperação deste projecto e contamos convosco para a dinamização do mesmo.

Aproveito e deixo uma mensagem especial de agradecimentos aos elementos da equipa Webtuga que sacrificaram muito do seu tempo para poder ser possível apresentar o novo fórum a tempo e horas.

Parabéns Webtuga!

Fórum WebTuga – Give me a break!

Comunidade WebTuga

Se é utilizador do nosso fórum, provavelmente já se deu conta de que este esta fechado. Esta fechado para uma remodelações, que irão ser lançadas no próximo dia 27 de Julho, dia em que se realiza o 4º aniversario desta excelente comunidade.

Sei que poderá ser um pouco tarde, mas gostava de saber o que gostariam de ver no Fórum WebTuga ou o que corrigiriam. As novidades são no meu ponto de vista fantásticas, no entanto caberá a vocês decidirem se gostam ou não quando as virem.

Fiquem ai a remoer que eu, em conjunto com a restante equipa do WebTuga, vamos continuar o trabalho no novo fórum. Até já!

20 anos de World Wide Web

Março de 1989. Foi neste mês que Sir Tim Berners-Lee, físico britânico, apresentou aos seus superiores no CERN um documento que denominou de “Gestão da Informação: uma Proposta”. Com esta proposta, Tim procurava organizar da melhor forma as trocas de informação e documentos entre os seus colegas no CERN. Pouco haveria Tim de imaginar que tinha acabado de criar os primeiros passos daquilo que hoje conhecemos como a World Wide Web.

Em comemoração da data que se assinala hoje, o laboratório europeu organizou uma conferência na sua sede, em Genebra, e onde o chamado pai da WWW teve presença confirmada.

O CERN criou igualmente um endereço comemorativo do 20º aniversário da WWW, assim como um vídeo de perto de 30 minutos onde reúne entrevistas a Tim Berners-Lee e Robert Calliau.

Aqui está um vídeo de Tim a falar inicialmente sobre esse momento antes de falar sobre Linked Data:

O documento está actualmente exposto no laboratório europeu de partículas e é encarado como uma espécie de certidão de nascimento da World Wide Web.

WebTuga – 3º aniversário

WebTuga Logotipo

Hoje o WebTuga está de parabéns! Completa o seu 3º aniversário e nada melhor do que começar uma nova época com uma nova imagem.

O WebTuga foi transferido da plataforma Joomla para WordPress e apresenta agora um design único e validado segundo os standards da W3C, funcionando perfeitamente em quase todos os browsers que sigam tais regras ( IE not included ).

A página individual dos artigos tem informações detalhadas do blogger e do post e apresenta uma listagem de artigos relacionados e comentários. Para além disso poderá avaliar os posts e ainda comentar usando a sua conta OpenID.

Pode filtrar os resultados por tags, por autor, categoria ou data e ainda efectuar pesquisas dentro de todo o blog.

Para os mais g33ks, peço que passem pela página 404 para se rirem um bocado.

Caso detectem algum problema, agradecemos que entrem em contacto connosco.

A partir de hoje começa então uma nova temporada de novidades no WebTuga.

Espero que todos tenham gostado e fiquem atentos pois durante a próxima semana serão divulgadas outras novidades.

PS: Para aqueles que me seguem no Twitter, está prometido um post sobre “Why does Joomla Sucks so hard”.

Wii Portugal celebra um ano

Wii Portugal celebra um ano

Pois é, o blog da rede WebTuga que vos dá as ultimas novidades da consola Wii da Nintendo celebra hoje o seu primeiro aniversário.

O sucesso da consola em todo o mundo foi espantoso, tendo deixado de rastos consolas como a Xbox e a Playstation 3.

Para comemorar o primeiro aniversário decidimos dar-lhe uma nova cara, tendo agora um design mais simples de fácil leitura e rápido de navegar. Também foi alterado o logótipo principal.

Para o futuro, está prometido uma melhor qualidade e exclusividade na informação colocada no blog.

No primeiro ano foram colocados 706 artigos, o que dá cerca de 2 artigos por dia. Durante o 2º ano esperamos não duplicar este valor, mas melhorar o trabalho que tem vindo a ser feito no blog.

Não se esqueçam de passar pelo blog e dar os parabéns, pois são bem merecidos aos seus bloggers: sam_the_mc, amaru e fleep.

Parabéns Wii Portugal!!!

Tráfego ilimitado no SAPO por mais 7,5€ mensais

O problema da maior parte dos ISP’s é o limite de tráfego imposto aos utilizadores mensalmente.

Eu próprio era afectado por esse problema, até que o Francisco Costa me informou que agora por mais 7,5€ por mês posso aderir ao tráfego ilimitado no Sapo.

Para isso bastou-me ir ao painel de cliente do Sapo e activar o serviço. Este estará activo dentro de 24 Horas.

Foi este o presente de aniversário do Sapo aos clientes? Se foi, um muito obrigado à equipa do SAPO da minha parte.