MacBook pro Retina com novos preços e processadores

Apple atualiza processadores e preços
do MacBook Pro com ecrã Retina

CUPERTINO, Califórnia —13 de fevereiro de 2013— A Apple está a tornar o MacBook Pro com ecrã Retina mais rápido e acessível com processadores atualizados e preços base mais baixos. O modelo topo do MacBook Pro com ecrã Retina de 13 polegadas tem agora um novo processador a 2,6 GHz e 256 GB de armazenamento flash. O MacBook Pro com ecrã Retina de 15 polegadas tem agora um processador quad-core a 2,4 GHz mais rápido, e o modelo topo de gama tem um novo processador quad-core a 2,7 GHz e 16 GB de memória. A Apple também anunciou hoje que o MacBook Pro com ecrã Retina de 13 polegadas com 128 GB de armazenamento flash, e o MacBook Air de 13 polegadas com 256 GB de armazenamento flash, têm um novo preço, mais baixo.

O MacBook Pro com ecrã Retina utiliza o ecrã de computador portátil de maior resolução do mundo. Quer esteja a ler emails, escrever texto, editar filmes pessoais em HD ou a retocar fotografia profissional, tudo tem uma aparência vibrante, detalhada e nítida, proporcionando uma experiência de visualização inigualável. O MacBook Pro com ecrã Retina tem armazenamento flash que é até quatro vezes mais rápido do que os discos rígidos de computador portátil convencionais, e proporciona uma maior fiabilidade, reatividade instantânea, e até 30 dias de autonomia em espera.

Preços e disponibilidade

Os preços e a disponibilidade dos modelos do MacBook Pro com ecrã Retina e MacBook Air atualizados estão disponíveis através da Apple Online Store (www.apple.com/pt) e em Revendedores Apple Autorizados.

A Apple concebe a gama Mac, os melhores computadores pessoais do mundo, juntamente com o OS X, iLife, iWork e software profissional. A Apple lidera a revolução em música digital com a gama iPod e a iTunes Online Store. A Apple reinventou o telemóvel com os revolucionários iPhone e App Store, e está a definir o futuro da multimédia móvel e dos dispositivos informáticos com o iPad.

Fonte: Apple

Colecção de Wallpapers Pack 1

Para começarmos de uma maneira soft, vamos lá animar esse desktop!

Nada melhor que um bonito wallpapers para dar vida ao ambiente de trabalho, assim sendo vou colocar aqui o primeiro pacote de uma colecção de Wallpapers para Mac que eu tenho vindo a reunir, espero que gostem.

Para efectuarem os respectivos downloads, cliquem aqui. (via flickr)

Revisão MacWorld 2009

A MacWorld 2009 já foi há mais de 24 horas e já existem várias criticas e elogios aos novos serviços e produtos lançados. Muito se falou do estado de saúde de Steve Jobs, no entanto na minha opinião esta keynote por Phil Schiller foi tão boa ou melhor que as apresentadas por Steve Jobs.

Neste artigo vou fazer uma revisão e dar a minha opinião pessoal acerca das novidades apresentadas na Macworld 2009.

iLife 09

O iLife é um pacote de ferramentas para multimédia, do qual fazem parte aplicações como iPhoto, Garageband, iMovie e iWeb.

iPhoto ’09

O iPhoto é uma ferramenta básica de edição e gestão de imagens/fotos criada pela Apple. As novidades no iPhoto são bastantes, portanto vou começar pelo Faces. O Faces utiliza uma técnica de reconhecimento de caras de pessoas e com isso podemos mapear as imagens e colocar o nome das pessoas presentes nessas fotos. Para além disso o Faces permite filtrar as fotos de uma determinada pessoa, recorrendo à informação partilhada pelos utilizadores. É possível também criar slideshows com fotos de pessoas que onde as fotos são automaticamente ajustadas aos espaços do theme do slideshow.

Dentro do iPhoto 09 temos ainda o Places, que permite identificar automaticamente o local no mapa onde determinada foto foi tirada ,caso a máquina fotográfica já utilize tecnologia de geotargeting, ou então poderá adicionar as localizações manualmente em fotos tiradas com máquinas mais antigas e assim filtrar as suas fotografias por localização. Tudo isto funciona com o suporte do Google Maps que permite melhorar esta experiência para o utilizador. Poderá utilizar a informação de geo-targeting para criar os seus Travel Maps, ou seja, Mapas de Viagem que automaticamente cria uma apresentação interactiva com fotos de todos os locais por onde passou as suas férias.

Tudo isto ganha ainda mais valor devido ao facto de ser possível sincronizar a informação das fotos do seu iPhoto com a sua conta Facebook e/ou Flickr e vice-versa. O iPhoto irá funcionar desta feita como uma ferramenta de social networking no que toca a fotografia.

Sabendo que hoje em dia o Flickr é um dos serviços mais utilizado por fotógrafos, esta é uma grande novidade no iPhoto.

iMovie ’09

O iMovie é certamente uma das melhores aplicações que vem com o iLife 09, trata-se de um simples, intuitivo e completo editor de vídeo que permite a qualquer utilizador comum fazer pequenos filmes com vários clips utilizando efeitos e pequenas alterações nos seus vídeos.

Na nova versão do iMovie é muito mais fácil editar, cortar e juntar vídeos, graças ao uso avançado do Drag and Drop que facilita e muito nesta tarefa.

Para além disso é possível focar-se apenas numa parte do filme e assim obter melhores resultados nas pequenas misturas e transições do seu filme, permitindo escolha de transição de vídeo completo ou apenas áudio.

Existem também os Themes and Maps, onde recorrendo aos Maps podemos criar um filme acerca das nossas férias, viagens com vídeos de todos os locais presentes e com uma navegação via globo nas transições. Bastante útil e fácil de utilizar.

É possível aplicar vários filtros e várias transições e visualizar o resultado em tempo real, sem ter que esperar que o iMovie faça o render do vídeo. Para facilita-lo a encontrar o projecto que procura, são lhe dados imagens desses mesmos projectos quando os tenta aceder.

Para mim a novidade que mais me agradou no iMovie foi o Video Stabilization, ou seja, estabilizador de vídeo que permite corrigir e estabilizar a imagem quando capturamos vídeos em movimento. Obtendo informações das várias frames do vídeo, o iMovie consegue reduzir e bastante o “tremer” de imagem que normalmente se iria notar.

GarageBand ’09

O GarageBand é uma aplicação da Apple bastante utilizada por músicas para fazerem os seus remix’s, podcasts e alterações nas suas músicas. O negócio mais rentável da Apple é provavelmente a loja iTunes e portanto música é algo que a Apple gosta e transmite aos seus clientes.

Não sei de quem foi a ideia genial, mas provavelmente foi a de um génio. O novo GarageBand 09 já não é apenas uma ferramenta para profissionais editarem e criarem a sua música, mas é também uma ferramenta para pessoas que queiram aprender música.

O GarageBand 09 vem acompanhado com vários vídeos demonstrativos que ensinam as bases de instrumentos como a guitarra e o piano. Mas esta não é a parte melhor, com o GarageBand vai poder aprender a tocar as suas músicas favoritas com demonstrações criadas por músicos famosos como Norah Jones, OneRepublic, Sting e outros.

Desta vez a Apple não se limitou apenas a criar o software, a Apple conseguiu criar aqui uma ponte entre os cantores famosos e os seus fãs.

Ainda falando acerca do GarageBand, temos o Magic GarageBand Jam que lhe permite agora reproduzir os instrumentos básicos de uma banda em fullscreen.

iWork 09

O iWork é uma suite de produtividade da Apple que inclui um editor de texto, uma folha de cálculo e um software para keynotes. Apesar de existirem soluções gratuitas e opensource, esta suite de produtividade é a que melhor se integra com o sistema operativo MacOSx.

Pages 09

O Pages é o editor de texto que faz parte da suite de produtividade iWork da Apple. No novo Pages 09 temos uma nova opção de visualização em fullscreen ideal para escritores, bloggers ou pessoas que facilmente se distraiam facilmente com os Instant Messenger (Msn, IRC, Skype) e Redes Sociais (twitter), tal como eu.

A possibilidade de integrar gráficos de folhas de cálculo do Numbers e a opção de activar a sincronização dos dados ou não é uma mais valia para um software deste género.

O Pages 09 tem agora também mais 40 templates de cartas informais, documentos, contractos e facturas que certamente ajudam muitas pessoas.

A grande novidades no Pages 09 é o serviço online iWork.com que permite a partilha e colaboração online de documentos em vários formatos. O iWork está neste momento disponível como Beta Free, mas irá no futuro estar associado a uma pequena taxa. No iWork tem a possibilidade de adicionar comentários e notas aos documentos dos seus colegas, familiares e ainda poderá exportar o ficheiro em vários formatos, incluindo PDF e formato compatível com Microsoft Office.

Numbers 09

O Numbers permite criar folhas de cálculos com criação de fórmulas bastante fácil, possibilidade de agrupar as tabelas por categorias, criação de gráficos em vários formatos, com vários shapes a imitar a madeira e pedra e ainda mais novos templates para disponibilizar os gráficos.

As folhas de cálculo do Numbers podem elas também ser partilhadas utilizando o iWorks.

Keynote 09

O Keynote é o famoso software de criação de Apresentações da Apple. Este é provavelmente uma das aplicações mais úteis dentro de todos os pacotes de software de produtividade existentes para MacOSx.

O novo efeito de transições entre slides no Keynote chamado Magic Move é bastante apelativo e engraçado. Só mesmo vendo para crer.
Para além dos efeitos de transições entre sliders, existem também novos efeitos de transições entre textos.

A novidade que mais me chamou à atenção para complementar o Keynote foi a possibilidade de controlar as keynotes via Keynote Remote utilizando o seu iPhone ou iPod Touch. E sim, também é possível partilhar com o iWork.com.

Macbook Pro 17″

A Apple não se ficou pelo software e apesar desta Keynote ter ficado para além das expectativas de alguns dos Apple Maníacos (Sim, estou a falar dos upgrades para o Mac Mini e iMac que muitos esperavam), o novo Macbook Pro 17″ construído com o chassi Unibody foi um grande coelho dentro da cartola.

A Apple tem agora o notebook de 17 polegadas mais fino de todos e também com uma bateria com duração bastante superior aquela da que estamos habituados.

Quem viu a keynote e viu o vídeo de como são construídas as baterias para os novos Macbook provavelmente ficou bastante espantado, tal como eu.

Enquanto que as baterias dos portáteis de outras marcas costumam ter um tamanho e um peso bastante elevado, os engenheiros que trabalharam nas baterias dos novos macbook tiveram em atenção todo o seu design e aproveitaram ao máximo o espaço dentro do Macbook Pro 17″ de forma a criarem assim um portátil com uma bateria que fornece até 8h de energia.

O Macbook Pro 17″ está equipado com um 2.66GHz Intel Core 2 Duo ou 2.93GHz Intel Core 2 Duo e 4GB de RAM expansíveis até 8GB.

A Apple completa também assim a sua família de portáteis amigos do ambiente, que ocupam menos espaço e tem menos componentes tóxicos.

Novidades iTunes


O iTunes também foi alvo de algumas novidades e uma delas é para mim a que marca esta Macworld. O preço das músicas terá preços diferentes para cada caso, umas mais baratas de que o preço actual, por 0,69$ e outras por um preço acima dos 0,99$, por 0,129$. Para além disso a loja iTunes está agora também disponível no iPhone 3G.

A grande novidade é que até ao final do ano a Apple pretende ter todas as suas músicas como free DRM e graças ao iTunes Plus todas as músicas terão uma melhor qualidade, em 256-Kbps AAC.

How To: Gestos de 4 Dedos em Todos os Mac Multi-touch

Hoje na rubrica How To vamos ensinar-vos a activar gestos multi-touch de 4 dedos no MacBook Pro lançado no inicio de 2008 e no MacBook Air de primeira geração.

trackpad

Para habilitar estes modelos a suportar gestos 4 dedos é apenas preciso substituir um ficheiro e reparar as permissões.

  1. Faça download do ficheiro kext AppleUSBMultitouch aqui;
  2. Vá ao Finder, no menu Ir, opção “Ir para Pasta”,  escreva “/system/library/extensions/” e pressione OK;
  3. Procure o ficheiro “AppleUSBMultitouch.kext” e faça uma cópia dele noutra pasta, apenas para segurança;
  4. Extraia o ficheiro que fez downlod inicialmente e cole-o na pasta “/system/library/extensions/”. Será pedida a senhã de utilizador;
  5. Vá ao Utilitário do Disco (Applicações / Utilitários), selecione o disco onde está instlado o sistema operativo e clique em “Repara permições”;
  6. Reinicie o seu Mac.

Agora podem ver os novos gestos multi-touch de 4 dedos nas Preferências do Sistema no Trackpad.

Via Forum MacRumous

Rumor: iMac Actualizado na MacWorld 2009

Vários rumores sugerem que na MacWorld Expo 2009 os iMacs sofrerão um upgrade.

imac appletuga
Imagem por dziner sob uma licença Creative Commons 2.0 by-nc-nd

Segundo o Economic Daily News, um fornecedor de componentes da Apple deixou escapara que a Apple se prepara para actualizar os iMac, no primeiro trimestre de 2009.

É ainda também dito que os novos iMac deverão vir equipados com gráficas Nvidia.

Patente: Gestos Multi-Touch para o Teclado Virtual do iPhone

Segundo as novas patentes pedidas pela Apple o iPhone irá receber gestos multi-touch que irão melhorar o funcionamento do teclado virtual do iPhone.

Os novo gestos multi-touch iriam servir como atalhos para várias funções usadas com regularidade no teclado virtual.

multitouch iphone appletuga

Por exemplo, deslizar um dedo para o lado esquerdo apaga uma letra, com dois dedos apaga a palavra e com três dedos apaga toda a linha.

Estes gestos multi-touch serão muito úteis e poderão vir incorporados numa próxima versão do firmware do iPhone, talvez para a Macworld!

Rumor: iPhone nano para a Macworld

Com a Macworld a poucas semanas, começam a intensificar-se os rumores. Desta vez é o lançamento de um iPhone nano.

iphone nano appletuga

Como aconteceu com o iPod nano, semanas antes começaram a aparecer imagens de capas com a sua forma. O mesmo se sucedeu, a XSKN, colocou uma página onde vendia capas para o novo iPhone nano.

Prevê-se que o iPhone nano tenha 3/4 do tamanho do iPhone 3G e que seja mais fino. Em baixo podem ver um mock-up de como será o iPhone nano em relação ao original:

iphone nano appletuga

Este modelo deverá ter menos algumas funções que o iPhone 3G, mas poderá ser um excelente produto para os mercados onde o iPhone 3G é demasiado caro.