Microsoft Morro ou Microsoft Security Essentials

Microsoft Security Essentials beta

Certamente já ouviram falar do Microsoft Morro, uma ferramenta que a Microsoft estaria a desenvolver para proteger o seu sistema operativo, uma espécie de Anti-virus.

Pois muito bem, o Microsoft Morro Beta já está disponível, no entanto com outro nome, Microsoft Security Essentials Beta.

Segundo a Microsoft, os utilizadores não querem passar metade do seu tempo gasto no computador a manter o sistema seguro livrando-o de vírus, trojans, spywares e ad-wares (é verdade, é por isso que eu raramente uso Windows!), portanto o Microsoft Security Essentials vai correr como processo em background e não o vai chatear com alertas e outro tipo de tooltips.

A Microsoft diz também que o Microsoft Security Essentials vai gastar poucos recursos no sistema.

Sendo gratuito, leve e livre de alertas, parece uma boa alternativa a qualquer anti-vírus pago que existe por ai, no entanto falta saber até que ponto vai proteger o sistema a pessoas que não têm conhecimentos avançados.

Podem fazer o inscrever-se na como beta testers e fazer o download da aplicação aqui.

Ah… esqueci-me de informar, quem não tem o Windows válido já sabe que fica com o sistema vulnerável… ou pelo menos não usa o Microsoft Security Essentials.

iPhone 3G – O que lhe falta?

iPhone 3G Portugal

Toda a gente fala da compra do iPhone, no entanto a meu ver, um gadget do género necessitava de algo mais para valer a pena a sua compra.

São pequenas coisas, que fazem a diferença, e passo a listar-las:

– Gravação de vídeo:

Pessoalmente já tive contacto com vários iPhones ( != iPhone 3G ) e uma das coisas que reparei foi que o Gadget contei uma câmara bastante boa. No entanto, é impossível por defeito gravar vídeos com a mesma, isto porque facilmente alguém criará uma aplicação que grave uma sucessão de imagens, no entanto seria muito melhor se essa aplicação existisse por defeito, pois até o meu Fake iPhone pessoal permite a gravação de vídeos.

– Copiar & Colar

É uma das opções que os utilizadores tem vindo requisitar é a necessidade de poder copiar e colar conteúdo de umas aplicações para as outras, no entanto penso que isto vai ser um pouco difícil de incorporar no sistema actual, pois o mesmo não permite que as aplicações corram em background.

– Mudança de capas

Se toda a gente agora vai ter um iPhone, porque não permitir que seja possível alterar-lhe as capas? É que assim já não dá para dizer “Ah e tal, o meu telemóvel é mais bonito que o teu…”, se todos os telemóveis forem iPhones, são todos iguais, podemos é dizer… “Ah e tal… o teu iPhone deve ser muito mal tratado… já tem a capa toda preta e tudo… não o limpas?”.

Seria uma boa aposta para a Apple, que possivelmente iria aumentar as vendas nas lojas dos chineses em Portugal.

No entanto é fabuloso, como a Apple lança 2 telemóveis e consegue revolucionar todo o mercado que de uns anos para cá estava estagnado sem nenhumas mudanças.

Apple anunciou iPhone 3G na WWDC08

Ontem foi dia de evento Apple. Realizou-se em São Francisco nos Estados Unidos da América a World Wide Developer Conference 2008, um evento que tem como objectivo chegar mais perto dos programadores e saber o que estes necessitam e como de costume, foram anunciadas algumas novidades.

Como sempre, Steve Jobs começou por fazer um apanhado do sucesso dos produtos da Apple, informando-nos que o iPhone vendeu no seu primeiro ano, cerca de 6 milhões de iPhones.

AppStore

AppStore

Algumas empresas e alguns programadores demonstraram as suas aplicações desenvolvidas para o iPhone e expressaram a sua opinião acerca da sua experiência a programar na plataforma. Entre as demonstrações encontravam-se projectos da Sega, eBay, TypePad e da MLB.com.

As aplicações vão estar disponíveis na AppStore quando esta estiver disponível, sendo o próprio programador a definir o valor que deseja cobrar pela aplicação. Este ficará com 70% do preço final, enquanto que a Apple ficará com o restante para cobrir os custos de alojamento e divulgação. Caso o programador opte por disponibilizar a aplicação gratuitamente, não terá custos adicionais.

A AppStore vai estar disponível em 62 países e será possível fazer o download das aplicações por Wifi, pelo iTunes ou pela rede da sua operadora móvel, no entanto esta ultima opção não estará disponível para ficheiros com tamanho superior a 10MB.

Mobileme

Mobileme Box

Foi apresentado um novo serviço chamado Mobileme que permite ter acesso aos seus dados, como por exemplo calendários, e-mails, documentos ou ficheiros e sincronizar com o seu computador ( PC ou Mac ) e com o seu iPhone.

Este serviço está presente no domínio me.com, tem o valor de $99 dólares no pacote individual ou $149 no pacote familiar e vem substituir o anterior serviço .Mac.

Apresenta um interface web dinâmico nunca antes visto com novidades como drag and drop de múltiplos ficheiros, e-mails ou contactos e ainda pesquisa com resultados em tempo real, tal como se fosse no seu computador.

iPhone 2.0 Software Update

iPhone 2.0 Software Update


Foram dados a conhecer novidades que podemos esperar na iPhone 2.0 Software Update e uma delas bem resolver um problemas com que os desenvolvedores de aplicações 3rd party se depararam, que é o facto de ser impossível correr aplicações em background. Como opção e para reduzir o consumo de energia no gadget, a Apple criou uma solução que permite receber alertas de eventos server-side.

Para além disso, o novo iPhone 2.0 Software permite a pesquisa de contactos, suporte a documentos do iWork e do Microsoft Office, salvar imagens que receba por e-mail no seu iPhone, controlos parentais, máquina de calcular cientifica no modo landscape e ainda suporte a mais linguagens das quais 4 tipos de japonês e chinês tradicional e simplificado com a possibilidade de escrever com o dedo.

O novo software estará disponível gratuitamente para qualquer detentor de um iPhone em Julho e terá um custo de apenas $9.95 para aqueles que tenham um iPod Touch.

iPhone 3G

iPhone 3G

O novo iPhone foi apresentado, chama-se iPhone 3G e tal como o nome indica, integra a tecnologia de transferência de dados 3G, revelando uma velocidade 2,8 vezes mais rápida que a tecnologia EDGE, um novo conector para headphones como os do iPod e ainda inclui o GPS. Para além disso o novo iPhone faz uma melhor gestão da bateria.

A Apple pretende colocar o iPhone disponível em 70 países até ao fim do ano, sendo que no dia 11 de Julho, 22 desses 70 países, incluindo Portugal, vão ter o iPhone disponível pelo preço fantástico preço de 199$ na versão 8GB e 299$ na versão de 16GB. O iPhone 3G 16GB estará disponível em preto e branco.

Falta-nos saber o que Bertrand Serlet falou, horas depois, acerca do novo Mac OS X Snow Leopard.

Entretanto já é possível reservar o seu iPhone na Optimus.

Elisa – Media Center Open-Source

Elisa - Media Center OpenSource

Chegou o novo Media Center Open Source que funciona com a maior parte dos sistemas operativos.

Chama-se Elisa, e è uma espécie de Front Row mas em open source, e está disponível para OSX, Windows e Linux.

Deixo aqui algumas das características deste programa:

  • Suporta: H.264, MPEG 2, MPEG4, Quicktime, Windows Media, Ogg Vorbis, Ogg Theora, Matroska, etc…
  • Detecta automaticamente toda a media na vossa rede ( network )
  • Suporta Touchscreen e controle remoto
  • Pode-se visualizar imagens e fotografias usando Cover Flow, Grid View e List View
  • Contem um Internet radio browser

Vão ser adicionadas mais funções na próxima versão, entre elas a possibilidade de aceder ao Youtube, Flickr e Pikeo.

Mascotes Euro 2008 - Flix e Trix

O que é o wget?

O que é o Wget

Para quem nunca ouviu falar e não sabe para que serve, o wget é uma ferramenta para a linha de comandos que permite efectuar o download de ficheiros ou páginas web através dos protocolos FTP, HTTP e HTTPS, recorrendo a várias opções.

Para além disso, o wget não tem um interface interactivo, correndo totalmente na consola, o que permite a possibilidade de o executar em background, sem a necessidade de existir um utilizador logado para que o programa efectue as suas operações.

O wget permite fazer o download total de páginas web em HTML e XHTML, reconstruindo a estrutura base das mesmas e respeitando a informação que lhe é fornecida pelo robots.txt.

Neste artigo vou exemplificar algumas das opções de transferência que o wget permite e que são, a meu ver, bastante úteis.

Continuar um download

Se necessitar de parar uma transferência e pretender continuar novamente mais tarde, deverá usar a opção -c:

wget http://www.webtuga.com/download -c

Traffic shaping / Limitar a velocidade de transferência

Para aquelas pessoas que têm uma ligação à Internet lenta ou de pouca capacidade, esta é a melhor opção para usar o wget sem perturbar as restantes ligações à Internet. Tudo o que necessita é de usar a opção –limit-rate para limitar a velocidade a que a transferência vai ser realizada.

wget http://www.webtuga.com/download –limit-rate=20k

Deixar o wget a continuar a trabalhar depois de sair da conexão SSH

Muitas das vezes necessitamos de efectuar transferências de ficheiros de um servidor para o outro, usando para tal o wget. No entanto, para não haver a necessidade de estarmos conectados ao servidor enquanto o download continua, podemos usar a opção -b ( background ):

wget -b http://www.webtuga.com/download

Guardar os registos ( logs ) num ficheiro

Esta opção é bastante útil, pois permite-nos depurar problemas ocorridos durante a transferência, verificando os registos criados num ficheiro externo.

wget http://www.webtuga.com/download -o $HOME/logstransferencia.txt

Para além destas opções existem muitas mais, que poderão ser encontradas mais detalhadamente no man wget.

Reproduzir música ao conectar Pen USB

Windows Media Player 11Sabia que é possível fazer com que seja reproduzida uma música quando insere a sua Pen USB no seu computador?

É sim possível e passa por um processo bastante fácil. Antes de mais deve ter uma música na root ( raiz ) da sua Pen.

Após isso basta criar um ficheiro chamado Autorun.inf para correr automaticamente sempre que a Pen é detectada pelo sistema operativo, com o seguinte conteúdo:

[AUTORUN]

label=Pen WebTuga Tutorial

ShellExecute=nomedamusica.mp3

Onde label é a variável que armazena o nome do dispositivo amovível e ShellExecute será o ficheiro que irá ser automaticamente executado.

Agora sempre que conectar a Pen a um computador, irá ser reproduzida a música que escolheu.

AnyColor 0.1.2 para Firefox 3

AnyColor

AnyColor é uma extensão para Firefox que permite alterar a tonalidade de cores do theme on the fly.

Não, não é um simples theme para Firefox, pois com esta extensão poderá alterar a aparência e personalizar-lo ao seu gosto, sem a necessidade de reiniciar o Firefox.

AnyColor permite-lhe:

  • Escolher as suas próprias cores e pré-visualizar-las imediatamente;
  • Seleccionar a sua imagem para o background para o topo e para o fundo do Firefox;
  • Escolher um dos pacotes de cores já criados ou criar o seu próprio;
  • Criar “appearance scripts” e mudar a aparência do browser recorrendo a conteúdo gerado dinamicamente.

Esta extensão só funciona em Firefox 3, logo não nos responsabilizamos por qualquer perca de informação devido à instalação deste addon no seu computador.

Download: Mozilla Addons

Homepagle – a sua homepage personalizada

homepagle

Já todos nós conhecemos serviços de Start-pages como por exemplo o Netvibes ou o Google IG que nos permitem adicionar widgets e personalizar a nossa homepage do browser com bastantes funções. Por defeito o Firefox e outros browsers têm uma página de pesquisa como homepage.

O Homepagle é um serviço que lhe permite ter um motor de busca como homepage, mas com um background personalizado ao seu gosto.

Uma ideia bastante inovadora e que provavelmente vai ser bem recebida por muitos internautas.

Site: Homepagle

Pacote Natalício para o WLM

A MSN Holanda tem um Pacote Natalício para oferta para os seus visitantes, mas é claro que pode ser feito o Dowload por qualquer pessoa no mundo

O Pacote contém:

– 1 Dynamic Pisplay Picture
– 1 Conversation Background
– 2 Winks (Christmas Tree, Happy 2008 Fireworks)
– and 13 animated emoticons.

O instalador vai tentar mudar as configurações padrão do IE para a pagina MSN.NL

Para não ficarem com a paginal inicial em Holandês sigam estes passos:

1) Clicam no botão “Volgende”.
2) Tiram o V de (”Stel mijn…“) se não quiserem que a pagina principal seja mudada.
3) Clicam no botão “Accepteren”.
4) E o vosso Messenger recebe uma injecção de Natal.

Link para Download Aqui

Geeks no Webtuga?

Será que os dementes que escrevem no Webtuga também são geeks? Não serão antes uns tarados que deviam estar internados e tão cheios de medicamentos que passariam todos os dias deitados e a babar-se, com um colete de forças vestido e os pés acorrentados?

Eu sei que a segunda recolhe muitos mais votos que a primeira, mas “ambas as duas” são verdade. Verdade, “verdadinha”! E quem o diz é o teste do justsayhi.com, que mede a “geekeza” de alguém. De acordo com este teste, o cenourinha e eu somos 250% geeks.

Não fiquem assim tão chocados. Não é por sermos completamente dementes que não podemos ser geeks. Porra, tanto eu como ele sabemos escrever com um teclado. E isso, com os actuais padrões que definem a “geekeza”, é suficiente. Ah, pois é!

Agora fora de brincadeiras. Só falta vocês fazerem o teste e partilhar connosco os resultados. Mostrem-nos, e ao mundo, a vossa “geekeza”!

250% Geek
ps: os resultados reais são 64% para mim e 60% para o cenourinha.

Teste o seu nível Geek