Instalar o WordPress pelo cPanel em 3 minutos

Hoje em dia o alojamento de um site está cada vez mais acessível e qualquer pessoa pode fazer a instalação do seu próprio blog, fórum ou portal utilizando as ferramentas opensource e gratuitas disponibilizadas pelas comunidades.

Desta forma decidi fazer um video-tutorial que o ensina a como instalar o WordPress na sua conta de alojamento partilhado em cerca de 3 minutos. Espero que gostem.



Ver em fullscreen para melhor qualidade

Ah… e não se esqueçam, caso precisem de alojamento, passem pelo WebTuga Hosting 🙂

Glue (cola)

Ora bem o que é o Glue? Sinceramente não sei explicar muito bem…

O que eles dizem no site para se apresentar é : Glue saves time and enables you to easily post content once across your sites and social networks. Use a browser or mobile phone to publish from anywhere. Sharing, updating, syncing and publishing content across your sites is simple using our pre-made feeds and private API.

Teoricamente isto quer dizer que o Glue é um site onde se pode publicar coisas (estilo blog) e á medida que se publica ele publica automaticamente para os serviços escolhidos pelo utilizador (Twitter/Facebook/etc).

Conhecem o Posterous? Imaginem o Posterous, mas ainda mais simples.

A ideia por trás do Glue é facilitar as publicações (posts) tanto num desktop/laptop como num telemóvel/smartphone com uma interface muito simples e fácil de usar.

Podem postar texto, imagens, etc etc, tudo o que consigam inserir com código HTML.

Screenshots:

#1. A vossa pagina principal com uma lista de todos os vossos posts (eu só tenho 1 sim)

#2. Um post publicado (como podem ver suporta HTML) (podem ver “live” aqui)

#3. Edição/Escrita de um Post

Para concluir, como podem ver a interface é muito simples e tem um certo estilo à iPhone. É bastante fácil de usar tanto em PC’s como nos vossos telemóveis.

Na minha opinião, talvez não seja a melhor opção dentro deste género, prefiro sem duvida o Posterous, mas fica aqui esta opção para quem goste 🙂

Ganhe e ajude a ganhar um Asus Eee PC Seashell

Asus Eee PC Seashell

No dia 28 de Agosto deixei aqui uma notícia que anunciava o pré-lançamento de uma campanha para bloggers da ASUS e como planeado o passatempo já começou.

Neste passatempo poderá não só ajudar o WebTuga a ganhar um Asus Eee PC Seashell, bem como habilitar-se a ganhar um. Este passatempo é válido apenas para pessoas a residir em Portugal e para se habilitar a ganhar, tudo o que tem que fazer é votar no melhor blog nacional e deixar o seu testemunho acerca do Eee PC.

Segundo os “Termos e condições” do passatempo, estas são as duas formas de se habilitarem a ganhar o prémio:

  • 1) Passatempo para Blogs – Submeta o seu blog. Para isso basta aceder à zona de registo e inscrever-se, deixe os seus dados e introduza uma foto e pequeno descritivo do conteúdo do blog, com o máximo de 100 palavras e adicionar um link para o seu blog. O tamanho máximo da foto deverá ser de 500 pixéis por 500 pixéis e o tamanho máximo do ficheiro de 1 MB.

    O vencedor mensal será seleccionado como blog do mês, através de votação no website www.myeeemylife.com.pt e será premiado com um Eee PC Seashell. Quem não ganhou pode voltar a participar no mês seguinte, e assim, sucessivamente. Para o apuramento do vencedor mensal contam as participações de dia 1 a 30 ou 31 de cada mês de passatempo, para os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro de 2009.

  • 2) Passatempo para Votantes – todos os utilizadores que votam em Blogs participantes no Passatempo podem também conquistar um Eee PC Seashell, para isso será necessário que na altura em que votam no blog favorito deixem um testemunho sobre o Eee PC, sendo depois seleccionado mensalmente o melhor dos testemunhos. Quem não ganhou o Eee PC pode voltar a participar no mês seguinte, e assim, sucessivamente.
  • Para o apuramento do vencedor mensal contam as participações de dia 1 a 30 ou 31 de cada mês de passatempo, para os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro de 2009.

    Por isso não perca a oportunidade de ganhar um Asus Eee PC Seashell e não se esqueça de votar no WebTuga. 🙂

    Votar

Webtuga festeja 4 anos

WebTuga

Sejam bem vindos ao novo Webtuga!

Foi no dia 27 de Julho de 2005 que nasceu um projecto que foi abraçado com carinho e apreço por um conjunto de amigos, o Webtuga. Custa-me a acreditar, que ao longo destes anos, o Webtuga veio a tornar-se num projecto ambicioso – Fórum Webtuga, Rede de Blogs Webtuga, serviço de alojamento, entre outros serviços – com uma equipa que cresceu e contribui para fazer do Webtuga, uma comunidade de referência nacional.

Por ocasião do quarto aniversário do Webtuga, a equipa decidiu renovar novamente a sua imagem e sempre, como do costume, para melhor. Após estes 4 anos de funcionamento ininterrupto, já se notava que o nosso espaço dedicado para a comunidade, o fórum Webtuga, estava a precisar de uma lufada de ar fresco. Pois bem, foi isso que se vez e após uma renovação exaustiva, o fórum reaparece sob um novo sistema de gestão de fóruns, com um novo aspecto, mais limpo e funcional. O objectivo deste make-over é simples, proporcionar aos nossos utilizadores um ponto de convívio de cultura e entre-ajuda melhor do que nunca e regressar aos velhos tempos de uma comunidade de amigos, ao invés de uma comunidade de utilizadores.

Eis aqui as principais novidades do novo fórum:

Integração com o blog Webtuga

O fórum está neste momento, completamente integrado com o blog Webtuga. Esta integração permite que os nossos membros tenham acesso às estatísticas do fórum a partir do momento que acedem ao blog. Para além disso, uma das principais novidades é o facto do utilizador poder fazer o login tanto no blog como no fórum. Para melhorar esta integração, o blog também recebeu um novo design.

Notificações de mensagens privadas

Muito semelhante ao growl do macOSx, o membro receberá notificações de novas mensagens privadas, através de um pequeno pop-up localizado no canto superior direito. Agora, não poderá dizer que esqueceu de consultar as suas mensagens 🙂

Nova estrutura de categorias

A antiga estrutura do fórum estava demasiado extensa. Optámos assim, por apostar em poucas categorias, mais generalizadas, e praticamente começar de novo. Para isso, criou-se uma categoria com o nome Arquivo, disponível apenas para leitura, que contém todas as secções bem como os  tópicos do fórum Webtuga, pré-SMF. Convém referir que procurámos salvar os tópicos mais recentes de forma a não começar com o fórum completamente vazio.

Pesquisa rápida directamente no local

Uma das principais novidades é a pesquisa rápida local. Isto significa que será possível pesquisar por uma determinada categoria, tópico, post no local onde se encontra. Por exemplo, se o membro estiver a consultar o fórum, todos os termos pesquisados serão apenas apresentados na página do fórum onde este se encontra. Se estiver no blog, a pesquisa é feita apenas no blog. Caso o membro esteja num determinado tópico, a pesquisa vai ser feita dentro desses mesmo tópico, o mesmo acontece quando o membro está dentro de uma determinada categoria.

Estatísticas individuais de cada utilizador

Com o fórum na plataforma opensource SMF, cada membro tem acesso às estatísticas individuais de cada utilizador. Desta forma, poderá ver a distribuição das suas mensagens pelas várias categorias do fórum e as principais horas em que participa.

Porque o WebTuga é a nossa comunidade, colocamos também nas mãos dos nossos utilizadores a recuperação deste projecto e contamos convosco para a dinamização do mesmo.

Aproveito e deixo uma mensagem especial de agradecimentos aos elementos da equipa Webtuga que sacrificaram muito do seu tempo para poder ser possível apresentar o novo fórum a tempo e horas.

Parabéns Webtuga!

Mais-Tráfego – Cria um Blog

Mais-Trafego

A comunidade Mais-Tráfego em conjunto com vários outros parceiros, decidiu lançar um passatempo que tem em vista ajudar um cybernauta a aprender a usar varias ferramentas de blogging.

Neste passatempo, para alem de aprender os conceitos básicos de blogging, aprender a criar, gerir e a levar um blog ao sucesso, terá também a oportunidade de ganhar vários prémios como incentivo.

Entre os prémios estão um Netbook Toshiba NB100-12Z, uma Pocket Cam Flip Ultra e uma Emtec Pen USB C300 de 16GB para o primeiro classificado, um iPod Touch para o segundo classificado e um sistema de som Vers Audio 2X – Natural Cherry.

Apenas precisa de criar um blog e inscrever-se na pagina oficial do passatempo. Para alem da oportunidade de criar um blog, tem ainda a possibilidade de ganhar estes e outros prémios.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

  • 1.Qualidade e frequência de actualização; (30%)
  • 2.Design; (10%)
  • 3.Originalidade; (10%)
  • 4.SEO – optimização para motores de pesquisa; (10%)
  • 5.Linkbuilding; (5%)
  • 6.Social Networking;(10%)
  • 7.Colocação de publicidade e potencial de rentabilização; (5%)
  • 8.Google Pagerank; (5%)
  • 9.Alexa Rank; (Factor desempate)
  • 10.Rank Technorati; (5%)
  • 11.RSS Feed readers; (10%)

Para alem do apoio na divulgação feito pelo WebTuga e outros projectos online, este passatempo conta ainda com vários parceiros como o Sapo, Canalmail e a Promais.

Poderá consultar outras informações como regras, Faqs e critérios de avaliação no Mais-Tráfego.

Habari – plataforma opensource de blogging

Habari Project

Habari é uma plataforma de blogging modular com suporte para vários tipos de base de dados, incluindo MySql, SQLite e PostgreSQL.

Permite utilizar vários serviços de armazenamento de ficheiros multimédia como o Flickr e o Viddler, tem suporte para o Atom Publishing Protocol, permite criar vários utilizadores e vários sites com uma única instalação, suporte para páginas e tem scripts para importar o conteúdo de outras plataformas de blogging como por exemplo o WordPress ou o Serendipity.

Existem ainda vários plugins e themes para a plataforma, que lhe permitiram assim expandir as funcionalidades da plataforma, integrando o blog com o twitter, flickr, feedburner, sistema anti-spam Defensio e muito mais.

Esta plataforma é opensource e está disponível em HabariProject.org, licenciada sob a licença Apache.

SouSocial – Uma rede social Portuguesa

Sou Social

A SouSocial , a sua nova Rede Social Portuguesa, não tem como objectivo fazer concorrência as grandes redes sociais como Hi5, Facebook por aí fora, mas sim juntar uma comunidade de povo Português numa só rede. Cada utilizador é livre de se registar e fazer as suas amizades com outros membros da rede.

Pelo que verifiquei, o site é bastante interessante e bastante objectivo, tendo uma navegação simples, o que em conjunto faz tudo o que é necessário em uma rede social.
O utilizador pode:

  • Criar o seu blog – para quem gosta de escrever e dar o conhecimento das ultimas novidades sobre a tecnologia e outros temas (como eu).
  • Criar o seu grupo – Poderá criar grupos, privados ou não.
  • Criar o seu álbum – Onde poderá partilhar fotos, por exemplo das suas saídas à noite ou de viagens e momentos com o seu grupo de amigos.

Falta frisar que está a decorrer um passatempo onde poderá ganhar um iPod Touch 16gb (também quero!), onde será sorteado o perfil vencedor no dia 31 de Maio de 2009.

Passatempo

Conclusão:
Apesar de ainda ser uma versão “Beta” e se encontrar com uns pequenos erros em que o utilizador poderá reportar e ajudar a melhorar, só tenho a dizer uma coisa, nada melhor que uma comunidade portuguesa, apoiem o que é nacional.

Eu já lá estou (ai não que não estou… com um sorteio de um iPod Touch? :P), junta-te à rede.

teliad – Ganhe dinheiro com o seu blog ao estilo Text Link Ads

TeliadFiquei hoje a conhecer o teliad, um sistema de publicidade do género do Text Link Ads que lhe permite ganhar dinheiro através da venda de links no seu blog.

Poderá ganhar de várias formas com o seu blog, seja através de vendas de links no blogroll, venda de palavras “linkadas” ou através de conteúdo com links, por exemplo um post no seu blog ou uma pequena review.

Para além disso existe também um sistema de afiliados, onde poderá ganhar até 20€ por cada afiliado que fizer movimentos até 10€ nos primeiros dois meses, por exemplo comprar ou vender links num valor superior a 10€.

Para além disso, o teliad oferece-lhe um crédito de 15€ para comprar publicidade em qualquer dos sites registados no sistema, incluindo o WebTuga! 😛

Se o Text-Link-Ads já era uma boa oferta, esperemos que o Teliad continue a ter grande sucesso e nos traga a nós algum rendimento para ajudar nas despesas.

visto no Fique Rico

Parem as Máquinas: o relato de uma estagiária, directamente das “trincheiras”

Antes de mais, quero começar por dizer que este post poderá parecer tendencioso. O projecto de que vos venho falar foi criado pela minha namorada, a Vanessa Quitério, por isso é provável que algumas coisas pareçam hiperbolizadas. Se tal acontecer, espero que percebam que me é difícil ser imparcial, estando tão orgulhoso e feliz por ela como estou.

A Vanessa Quitério é uma finalista do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Para concluir este curso tem que realizar um estágio curricular. Graças ao seu currículo, onde está o seu papel como editora da secção online do jornal universitário A Cabra, e grande potencial e paixão pela área, conseguiu um estágio na delegação do Porto do prestigiado Jornal PÚBLICO. Isto foi um motivo de orgulho, tanto para ela, como para mim e para a sua família.

Como devem saber, durante o estágio os estagiários têm que fazer um relatório. Como a Vanessa já tem alguma experiência e conhecimento da blogosfera, e gosta dos meandros do jornalismo na web, a sua amiga Ana Coelho sugeriu-lhe a criação de um blog para relatar o seu dia-a-dia e servir de relatório de estágio. A Vanessa gostou da ideia e decidiu criar um blog para esse efeito.

O nome escolhido para o blog foi Parem as Máquinas. Este nome surgiu depois de uma secção de brainstorming que eu e ela fizemos. Bem, o brainstorming foi todo meu; ela pediu-me ideias e esta foi uma delas. Pessoalmente, gosto do nome (e muito mais dela) – mas lá está, sou suspeito.

No Parem as Máquinas, a Vanessa relata o seu dia-a-dia como estagiária do PÚBLICO. Graças ao blog podem saber o que um estagiário sente na pele: os nervos, frustrações, feitos, aprendizagem, conselhos, marcos, objectivos e sonhos. Para além disso, é um bom guia para quem vai começar o seu estágio e quer ter uma ideia do que se vai passar e do que poderá sentir.

Sendo a Vanessa uma estudante de Comunicação Social, o conteúdo é mais direccionado para quem está na mesma área. Mas os estudantes doutros cursos também podem – e devem – beneficiar com este relato diário, directamente das “trincheiras”. As dicas do editor certamente não se aplicarão a um estagiário de enfermagem, por exemplo, mas as lições que se tiram, como o esforço e a atenção que se deve ter aos detalhes, sim. E também poderão ficar a saber que aquele nervoso miudinho antes do estágio, e que cresce à medida que a hora H se aproxima, é normal.

Este blog já recebeu a atenção de algumas pessoas e está a começar a ficar popular (para mim, merecidamente). O jornalista Alexandre Gamela já lhe fez menção no seu blog O Lago, e a RTPN também o fez na sua conta no Twitter. Mas isto não se fica por aqui. Recentemente, o seu blog foi incluído na lista de blogs convidados do Jornal PÚBLICO.

Mesmo que não sejam ou venham a ser estagiários, dêem uma visita no Parem as Máquinas. O projecto é muito interessante e permite-nos ter uma ideia daquilo que os estagiários passam durante esta fase tão importante, tanto no curso como no futuro profissional.

E desculpem se fui tendencioso, mas como querem que seja totalmente imparcial quando está em causa o trabalho de alguém que me é tão próximo?

Nota: este post foi inicialmente escrito por mim para o 2.0 Webmania. Aqui, republico-o, com alguns muito pequenos ajustes.

Penispress – Um plugin WordPress esquesito…

WordpressO nosso colega João Silas fez uma descoberta espantosa de um plug-in para WordPress extremamente útil (!not).

Chama-se Penispress, está disponível no directório oficial do WordPress e já conta com 35 downloads. A funcionalidade do Penispress é substituir cada palavra dos seus posts no WordPress pela palavra “penis”. Isso mesmo, leu bem.

Pode encontrar o Penispress www.uvuperformance.com.