GlobPT reforça Rede WebTuga!

GlobPT

A partir de hoje a Rede de Blogs WebTuga conta com mais um elemento, o GlobPT, tornando assim os assuntos discutidos nos nossos blogs mais amplos.

Como podem reparar, o WebTuga há já algum tempo que tem uma categoria chamada “Random Stuff” que engloba uma variedade infinita de assuntos. O GlobPT é de certa forma um projecto que tem esse objectivo, ou seja, discutir assuntos aleatórios e diversos num único local, tendo como principal blogger o carismático João Silas.

O GlobPT apesar de só agora integrar a rede WebTuga, não é novo por estas andanças do blogging, sendo já subscrito por mais de 400 leitores via RSS e marcando presença nas redes sociais como o Twitter (@globpt).

Para além da entrada na rede WebTuga, foi criado também o novo logótipo do projecto que será integrado em breve no site, quem sabe também com uma nova aparência.

Está portanto assim oficialmente oficializada a oficialização oficial da entrada do GlobPT para a Rede WebTuga.

Esperamos que todos tenham gostado da surpresa natalícia que vos reservamos e pedimos que fiquem atentos porque em 2010 haverá mais! 😀

Listas de utilizadores no Twitter

twitter listas

A funcionalidade de listas de utilizadores no Twitter já aqui tinha sido falada e agora está disponível para os utilizadores no Twitter. Esta nova ferramenta permite-lhe criar dentro do seu perfil várias listas de utilizadores, privadas ou publicas, sendo bastante úteis para criar por exemplo uma timeline com apenas os seus colegas de trabalho, amigos, clientes, etc…

Por exemplo, veja aqui uma lista de todas as contas twitter de blogs da rede WebTuga. Interessante hein? 😀

Mais-Tráfego – Cria um Blog

Mais-Trafego

A comunidade Mais-Tráfego em conjunto com vários outros parceiros, decidiu lançar um passatempo que tem em vista ajudar um cybernauta a aprender a usar varias ferramentas de blogging.

Neste passatempo, para alem de aprender os conceitos básicos de blogging, aprender a criar, gerir e a levar um blog ao sucesso, terá também a oportunidade de ganhar vários prémios como incentivo.

Entre os prémios estão um Netbook Toshiba NB100-12Z, uma Pocket Cam Flip Ultra e uma Emtec Pen USB C300 de 16GB para o primeiro classificado, um iPod Touch para o segundo classificado e um sistema de som Vers Audio 2X – Natural Cherry.

Apenas precisa de criar um blog e inscrever-se na pagina oficial do passatempo. Para alem da oportunidade de criar um blog, tem ainda a possibilidade de ganhar estes e outros prémios.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

  • 1.Qualidade e frequência de actualização; (30%)
  • 2.Design; (10%)
  • 3.Originalidade; (10%)
  • 4.SEO – optimização para motores de pesquisa; (10%)
  • 5.Linkbuilding; (5%)
  • 6.Social Networking;(10%)
  • 7.Colocação de publicidade e potencial de rentabilização; (5%)
  • 8.Google Pagerank; (5%)
  • 9.Alexa Rank; (Factor desempate)
  • 10.Rank Technorati; (5%)
  • 11.RSS Feed readers; (10%)

Para alem do apoio na divulgação feito pelo WebTuga e outros projectos online, este passatempo conta ainda com vários parceiros como o Sapo, Canalmail e a Promais.

Poderá consultar outras informações como regras, Faqs e critérios de avaliação no Mais-Tráfego.

WordPress 2.8 – Download

Wordpress 2.8

Bom dia a todos, hoje foi lançada a nova versão do WordPress, a versão 2.8.

Na versão 2.8 podemos encontrar algumas novidades interessantes como a instalação de themes automática através do directório oficial tal como já era possível nos plugins.

É agora também possível editar todos os ficheiros que fazem parte de um determinado plugin e para além disso, os editores de plugins e dos ficheiros do theme têm agora um code highlighter que coloca o código colorido separando a sintaxe de forma a ser mais fácil de editar.

É recomendável a actualização a todas os utilizadores desta ferramenta, no entanto deverão ter em atenção que antes de qualquer actualização, será necessário fazer o backup da base de dados e desactivar os plugins para evitar problemas.

Como de costume, para fazer o upgrade basta clicar no link que irá aparecer no topo do painel de administração do seu WordPress avisando-o da actualização ou então através do menu “Tools > Upgrade”.

Flutter – nanoblogging em 26 caracteres

Se o Twitter conseguiu ter tanto sucesso com o seu novo sistema de microblogging com limite de 140 caracteres, porque não terá o Flutter o mesmo sucesso que o twitter com uma nova tendência chamada nanoblogging onde pode partilhar updates com apenas 26 caracteres?

A razão pelo twitter utilizar 140 caracteres era para permitir que os updates fossem partilhados por sms, reservando espaço para o username. O Flutter tem 26 caracteres devido a ser o número de caracteres que compõe o alfabeto Inglês.

É claro que isto tudo é uma paródia, não sendo um projecto que exista realmente, no entanto achei hilariante a ideia… 😛

E tu? Achas que conseguias “fluttar” em 26 caracteres?

Habari – plataforma opensource de blogging

Habari Project

Habari é uma plataforma de blogging modular com suporte para vários tipos de base de dados, incluindo MySql, SQLite e PostgreSQL.

Permite utilizar vários serviços de armazenamento de ficheiros multimédia como o Flickr e o Viddler, tem suporte para o Atom Publishing Protocol, permite criar vários utilizadores e vários sites com uma única instalação, suporte para páginas e tem scripts para importar o conteúdo de outras plataformas de blogging como por exemplo o WordPress ou o Serendipity.

Existem ainda vários plugins e themes para a plataforma, que lhe permitiram assim expandir as funcionalidades da plataforma, integrando o blog com o twitter, flickr, feedburner, sistema anti-spam Defensio e muito mais.

Esta plataforma é opensource e está disponível em HabariProject.org, licenciada sob a licença Apache.

Qual o cliente Twitter que usas?

Twitterific

Já todos sabemos que o Twitter veio para ficar e já existem por aí alguns viciados. Até já se diz que se o Twitter acabar, será necessário criar clínicas de desintoxicação (@pedroaniceto).

O que provavelmente fez com que o Twitter tivesse mais sucesso em relação ao Jaiku e a outros sistemas de microblogging foi provavelmente a sua API disponibilizada desde cedo com bastantes opções, o que permitiu aos web developers e restantes, desenvolverem pequenas aplicações que permitam interagir com o Twitter.

Hoje em dia são centenas as web apps que utilizam a API do Twitter e existem também centenas de clientes Twitter.

Como existe tanta variedade de escolha, torna-se difícil alguém escolher o cliente Twitter acertado e é por isso que vos peço que partilhem o ou os clientes de Twitter que utilizam e as razões que vos levam a escolher.

Tenho utilizado o Twitterrific em macOSx e não penso que encontre melhor cliente para Twitter, apesar de lhe faltar a integração com o TwitPic.

Partilhem as vossas experiências com clientes Twitters e já agora, partilhem aqui o vosso perfil no Twitter com os restantes twitterólicos, e já agora não se esqueçam de seguir o @webtuga pelo twitter.

@cenourinha

WordPress 2.7.1

Para quem ainda não reparou, já saiu o WordPress 2.7.1 que corrige alguns bugs e apresenta algumas melhorias em relação ao 2.7.

Poderá verificar a lista das alterações a partir do WordPress Trac e provavelmente encontrará bugs com os quais já se tinha deparado no desenvolvimento de themes ou plugins.

A actualização pode ser feita manualmente, fazendo o download do pacote do site oficial do WordPress ou então utilizar a actualização automática presente no painel de administração do WordPress em Tools > Upgrade. Se escolher esta ultima opção, deverá ter em conta que as actualizações automáticas podem dar conflito com certos Plug-ins, portanto é recomendado que desactive primeiro todos os plug-ins e apenas faça o upgrade posteriormente.

WordPress 2.7 RC 2

WordpressBloggers de todo o mundo utilizam a plataforma WordPress para gerirem o seu blog. É uma plataforma gratuita, opensource e que corre em quase qualquer servidor. Fácil de instalar e simples de utilizar, torna a tarefa do blogger muito pratica.

Para além disso o WordPress pode ser utilizado para sites com conteúdo mais avançado, ou seja, usar o WordPress como CMS.

Portanto, o WordPress tanto pode ser utilizado para criar um blog como para criar um site completo, basta um pouco de leitura da documentação do projecto e alguns dos muitos plugins para WordPress de forma a se poder criar um grande site.

Deixando isso um pouco de lado, o WordPress 2.7 está ai à porta e tem grandes novidades, talvez seja o presente de natal para os bloggers.

Por enquanto foi lançada a segunda Release Candidate do WordPress, pode ler mais informação no blog oficial.