FormSpring, pergunta-me qualquer coisa!

FormSpring

O FormSpring é a mais recente moda das Interwebz. Este novo projecto tem como objectivo permitir às pessoas fazerem perguntas a outros membros do site.

As perguntas poderão ser feitas anonimamente ou utilizando a sua identificação no site. O membro poderá ou não responder às perguntas que lhe são feitas.

Poderá questionar a idade, os passatempos ou até mesmo brincar um pouco com os jogos de perguntas e respostas.

Este serviço funciona independente de qualquer outro, no entanto é possível agregar a sua conta do Twitter de forma a que os seus seguidores sigam também as suas respostas. Poderá também integrar a sua conta Facebook, o seu Tumblr ou até mesmo o seu Blogspot no FormSpring.

O FormSpring permite-lhe personalizar o aspecto da sua página e incluí também Widgets para que os seus colegas lhe possam fazer as perguntas através do seu site.

Ask me anything ou Pergunte-me qualquer coisa, é a frase que define melhor este site. E tu? Estas preparado para me fazer perguntas? Então utiliza o widget abaixo:

Blogeale – Blogging e Microblogging

Blogeale

A comunidade blogger hoje em dia não está unida apenas pelos blogs e comentários. Hoje em dia existem as redes de blogs, os planetas/agregadores, o twitter, etc…

O que quero dizer com isto é que hoje em dia não é necessário ter um blog para ser blogger, basta apenas criar uma conta no Twitter e já se é um blogger.

Blog para mim pode ter dois significados, um deles é Bio Log, ou seja, o registo da nossa vida e o outro é weBLOG, o registo de todos os acontecimentos com os quais nos deparamos na web, no entanto ambos passam por desapercebidos devido às suas igualdades.

O que venho divulgar-vos é um novo conceito que junta o blogging com o microblogging num único site.

O Blogeale permite-lhe agregar o seu blog, seja ele em WordPress, BlogSpot, Typepad ou outra plataforma e ao mesmo tempo permite-lhe enviar updates acerca da sua vida, tal como no Twitter.

Uma excelente forma de juntar as duas coisas num único local e criar uma rede de amigos com os mesmos interesses. Registe-se e não se esqueça de me adicionar como amigo.

DashBlog – Blogar vídeos pelo Firefox

Este fim de semana fui fazer uma visita até Orense em Espanha, terra de nuestros hermanos.

Infelizmente o café de lá parece cevada… andamos perdidos pela serra do Xurés, mas no final de tudo, foi uma boa viagem, onde pude ver e comparar alguma das paisagens que vi.

No entanto não é para isso que estou aqui a falar, mas sim acerca duma nova extensão para Firefox.

Hoje, ao ler o WordPress Love, descobri o DashBlog, uma extensão para Firefox que permite recolher vídeos de qualquer página e adiciona-los ao seu blog.

O DashBlog funciona com blogs WordPress, múltiplas contas blogspot/blogger, twitter e tumblr.

Para testar, vou deixar aqui um vídeo da cidade Espanhola que visitei:

Asus EeePC com Windows é mais caro que a versão com GNU/Linux

Tem circulado em vários sites conhecidos que o Asus EeePC com Windows é mais barato que a versão com GNU/Linux. Mas esta informação é totalmente falsa e usa diferentes critérios entre os modelos comparados.

Estas afirmações tinham como base um modelo com Windows com especificações inferiores ao modelo com GNU/Linux que estava a servir como comparação. Quando comparamos dois modelos com especificações iguais, como o ASUS eeePC 900, podemos constatar que a versão com Windows é, na verdade, perto de 150 euros mais caro que a versão com GNU/Linux. Se não acreditam, vejam no site da Asus.

Quem fica mal visto nisto é quem iniciou esta mentira, e também os sites mainstream que não fizeram, sequer, uma simples pesquisa sobre o assunto.

via Bitate.blogspot.com

Twitter poderá abandonar plataforma Ruby on Rails

TwiiterAo longo do seu tempo de vida, muitos têm sido os downtimes do serviço Twitter.

Ao que parece, a equipa do Twitter pretende substituir a plataforma Ruby on Rails, na qual o serviço está criado, por uma outra linguagem, sendo o PHP ou o Java uma opção, sendo ainda possível optarem por continuar apenas com o Ruby, sem o suporte Rails.

DRM – e os teus direitos? – por Marcos Marado

No passado dia 5, em Coimbra, foi realizado o Tecnonov, um encontro sobre tecnologia. Um dos organizadores deste evento é o Marcos Marado, um dos fundadores do DRM-PT.info e que mantém um blog em mindboosternoori.blogspot.com.
Eu fui a este encontro. Os temas interessavam-me bastante e era uma oportunidade para fazer um convite ao Marcos, algo que já andava para fazer à uns tempos. No final do Tecnonov abordei o Marcos e desafiei-o a escrever um guest-post no Webtuga sobre DRM. Ele aceitou e então combinámos que, assim que pudesse, ele me enviaria o texto.
Ontem, recebi o artigo do Marcos. É um texto muito bem escrito e que explica, de uma forma muito boa e simples, o que é o DRM e quais os malefícios desta tecnologia para os consumidores.

Deixo o meu agradecimento público ao Marcos pela disponibilidade em escrever um texto sobre o DRM.

Clica aqui para leres o artigo do Marcos.

eyeOS 1.6 – Gala Sync

eyeos 1.6 Gala Sync

Enquanto que no mundo dos sistemas operativos para desktop e servidores as atenções estão todas viradas para o Ubuntu 8.0.4 Hardy Heron, o mundo dos sistemas operativos on-line recebe grandes novidades.

Hoje nas minhas leituras diárias, reparei num "post" do meu colega Bit.ate do PlanetGeek que fala sobre a nova versão do eyeOS.

O famoso eyeOS, um sistema operativo on-line open-source, recebeu ontem uma das maiores actualizações desde a sua existência.

Na versão eyeOS 1.6 “Gala Sync”, todos os esforços foram centrados na melhoria da experiência do utilizador com este sistema, tendo sido implementadas novas aplicações e novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de web-apps para este sistema operativo.

Gala Sync tras novidades fresquinhas como um novo sistema de Drag and drop, novos widgets, um novo leitor de rss ( eyeFeeds ), um novo editor de texto com cores para as principais linguagens de programação e um sistema de auto-completar para facilitar a programação on-line, um IDE para desenvolvimento chamado eyeCode, uma nova calculadora e ainda um novo jogo chamado eyeTetravex.

No entanto a novidade mais relevante no eyeOS é a possibilidade de criar aplicações capazes de comunicar com o seu sistema operativo Desktop, sendo o eyeSync uma das primeiras aplicações que permite sincronizar os seus sistemas operativos.

Para já a versão 0.1 do eyeSync só está disponível para macOSx e para Linux, no entanto nas próximas semanas estará pronta para correr em Windows.

+info

Valve poderá lançar versão para GNU/Linux do jogo Half-Life 2 Orange Box

Um alegado representante/colaborador da Valve entrou no canal de IRC #ubuntu-offtopic de um qualquer servidor e informou os presentes que a empresa está à procura de programadores para portarem o jogo Half-Life 2 Orange Box para GNU/Linux.

Um anúncio feito desta forma deixa bastantes dúvidas, mas o endereço deixado pelo alegado representante/colaborador realmente liga a uma página do site da Valve, onde está uma oferta de emprego em que se pode ler o seguinte: "Port Windows-based games to the Linux platform."

É uma notícia bem-vinda, mas que poderá não ser tão boa quanto isso se a Valve mantiver o código do jogo fechado.

via Tuxvermelho

Microsoft vai terminar o acesso ao Hotmail a partir do Outlook Express

stopA Microsoft anunciou que vai terminar o acesso ao Hotmail a partir do Outlook Express em Junho deste ano. Este é mais um prego no caixão deste cliente de email da Microsoft que servirá para aumentar a adopção do Windows Live Mail.

Apenas o Outlook Express será "bloqueado". O Outlook poderá continuar a ser usado, mas os utilizadores terão que actualizar a ferramenta de sincronização Outlook Connector. Outras aplicações, como o Thunderbird e qualquer outro cliente com suporte para POP3, poderão também continuar a ser usadas.

A razão para o fim do suporte do Hotmail no Outlook Express é a mudança do protocolo utilizado para comunicar entre as aplicações e os servidores do Hotmail. Em vez do WebDav, será utilizado o DeltaSync que, pela discrição, parece ser bastante similar ao IMAP, mas com a vantagem de suportar mais que emails.

via Inforworld.com e mes-newslive.blogspot.com

Nota: a imagem deste post é a autoria de Elephant wearing striped pants, que a disponibilizou sob uma licença Creative Commons 2.0

As dicas da Microsoft para aumentar a performance do Windows Vista

Através do blog do José Rocha, encontrei algumas dicas da Microsoft para os utilizadores de Windows Vista que queiram aumentar a performance do seu sistema. Algumas destas dicas são: remoção de software que não se utiliza; limitação o número de aplicações que são executadas aquando do início de sessão; desfragmentação do disco; execução de poucas aplicações em simultâneo; desactivação os efeitos visuais.

Agora vou ficar caladinho que nem um rato e deixar-vos comentar estas dicas vindas de Redmond, Washington.