Passatempo Dementia – World Of Warcraft

Ao que parece, algo de muito estranho está para acontecer aos nossos parceiros “Dementia“. Uma carta endereçada a eles, informa-os de que no dia 15 de Novembro ocorrerá uma invasão, algo nunca antes visto…

Deixo-vos aqui uma cópia da carta que receberam…

Wow

Fiquem atentos, pois no dia 15 de Novembro algo de muito misterioso vai acontecer no Dementia!

Carta de Steve Jobs à Comunidade

Hoje, no dia antes da Keynote da MacWorld, Steve Jobs escreveu uma carta à comunidade Apple, explicando os motivos pelos quais não vai dar esta Keynote. Pode ver abaixo a carta traduzida do Inglês, e no fim do post o link para o original.

Cara Comunidade Apple,

Pela primeira vez numa decada, estou a passar a época do Natal com a minha família, em vez de preparar intensivamente a keynote da Macworld.

Infelizmente, a minha decisão do Phil dar a keynote desencadeou outra série de rumores sobre a minha saúde, com alguns a publicarem estórias sobre mim no meu leito de morte.

Decidi partilhar algo muito pessoal com a comunidade Apple para que possamos relaxar e aproveitar o espectáculo amanha.

Como muitos sabem, tenho vindo a perder peso ao longo de 2008. A razão tem sido um mistério para mim e para os meus médicos. Há algumas semanas atrás, decidi que chegar à raiz do problema e revertê-lo teria que tornar-se na minha prioridade #1.

Felizmente, após mais exames, os meus médicos pensam que encontraram a causa – um desequilibrio hormonal que tem estado a “roubar-me” as proteinas que o meu corpo precisa para ser saudável. Sofisticados testes de sangue confirmaram o diagnóstico.

O remédio para este problema nutricional é relativamente simples e directo, e eu já comecei o tratamento. Mas, tal como não perdi todo este peso e massa corporal numa semana ou num mês, os meus médicos esperam que leve até ao final desta Primavera para recuperá-lo. Continuarei como CEO da Apple durante a minha recuperação.

Dei mais do que o meu todo à Apple nos últimos 11 anos. Serei o primeiro a dar o passo e a dizer ao nosso Concelho de Administração se não poder continuar a exercer os meus deveres enquanto CEO da Apple. Espero que a comunidade Apple me suporte durante a recuperação e saiba que eu porei sempre à frente o que for melhor para a Apple.

Portanto já disse mais do que queria dizer, e tudo o que vou dizer, sobre isto.

Steve

Link (EN) | Letter from Apple CEO Steve Jobs

Emenda 138: Tradução do template para envio aos MEPs portugueses

Depois do post publicado pelo Marcos Marado no Programas Livres sobre a tentativa do Governo Francês bloquear a emenda 138, que tem o objectivo de proteger a privacidade online dos cidadãos europeus, a comunidade do Programas Livres decidiu traduzir para Português o template da carta escrita pelo La Quadrature du Net, para que todos os cidadãos portugueses interessados em proteger a sua privacidade na internet a possam enviar aos seus representantes do Parlamento Europeu. A tradução da carta pode ser descarregada, clicando aqui.

Abaixo ficam os contactos dos MEPs e outros representantes portugueses. Para já, temos apenas um, mas contamos inserir mais. Se quiserem usem e/ou adaptem a nossa tradução do template escrito pelo La Quadrature du Net e enviem-na, por carta ou email, aos nossos representantes no Parlamento Europeu. Não se esqueçam que, sendo nossos representantes, têm que defender a nossa vontade e os nossos direitos.

BARTOLO, Pedro Nuno
Minister Plenipotentiary
Deputy Permanent Representative of Portugal
Avenue de Cortenberg 12-22
B-1040 Bruxelles
Tel: (32-2) 286 42 11
Fax: 231 00 26
Email: reper@reper-portugal.be

Manuel Pinho
Ministro da Economia e Inovação
Morada: Rua da Horta Seca – 1200-221 Lisboa
Tel.: 213 245 400
Fax: 213 245 440
Email: gmei@mei.gov.pt

Fernando Serrasqueiro
Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor
Morada: Rua da Horta Seca – 1200-221 Lisboa
Tel.: 213 245 400
Fax: 213 245 460
Email: gsecsdc@mei.gov.pt

António Castro Guerra
Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e da Inovação
Morada: Rua da Horta Seca – 1200-221 Lisboa
Tel.: 213 245 400
Fax: 213 245 450
Email: seaii@mei.gov.pt

Se esta emenda for retirada, a indústria de entretenimento passa a ter autoridade legal para obrigar o vosso ISP a cortar-vos o acesso à internet, sem provas e sem necessidade de um processo judicial. Basta eles quererem e vocês, ao fim de três acusações – sem necessidade de provas – ficam sem internet. Parece surreal, mas é um risco bastante real!

O fim desta emenda que protege a privacidade online é o que defendo um movimento, criado pela ACAPOR, chamado MAPiNET. Eles afirmam ser um movimento cívico, mas na realidade são os interessados em poder cortar-vos o acesso à net sem provas. Não vão na cantiga deles, porque eles não contam a história toda.

Microsoft impõe prazo de três semanas ao Yahoo

Em carta aberta à direcção do Yahoo, a Microsoft impôs um prazo de três semanas para este gigante da internet aceitar a proposta da gigante do software.

If we have not concluded an agreement within the next three weeks, we will be compelled to take our case directly to your shareholders, including the initiation of a proxy contest to elect an alternative slate of directors for the Yahoo! board.

A 30 de Janeiro deste ano, a Microsoft apresentou uma proposta de aquisição amigável ao Yahoo, no valor de 30,14 mil milhões de euros (44,6 mil milhões de dólares).

Caso a direcção do Yahoo não aceite a proposta da Microsoft no prazo estabelecido, a empresa sediada em Redmond afirma que fará uma aquisição hostil e elegerá uma nova direcção para o Yahoo.

via slashdot.org

Microsoft disponibiliza primeira beta do Internet Explorer 8

A Microsoft disponibilizou uma beta pública da próxima versão seu browser, Internet Explorer 8. Este lançamento destina-se a receber feedback da aplicação e a mostrar o desenvolvimento que o navegador está a ter.

A maior novidade do Internet Explorer 8 é o bom (ou quase bom) suporte para padrões web. Isto é uma excelente notícia para os webdevelopers e webdesigners, que passarão a fazer menos kung-fus para conseguir por um site a fazer render correctamente no browser da Microsoft.

Alguns serviços web da Microsoft estão integrados no browser. Exemplos disso são o MSN Weather, MSN Encarta e Windows Live Hotmail. Mas vários serviços externos à Microsoft também estão presentes no IE8, como o Facebook ou o Ebay. Estas funcionalidades chama-se Activites.

Os WebSlices são outra novidade presente nesta nova versão, ainda em desenvolvimento, do Internet Explorer. Isto é semelhante à barra de marcadores do Firefox, onde podem ser adicionadas feeds e atalhos para qualquer site, mas com maior versatilidade.

Parece que a Microsoft está finalmente a adoptar os padrões web. Mas, quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Vamos lá ver se isto é apenas fogo de vista ou um bom primeiro passo dado pela empresa.

Download

Microsoft oferece software a troco de monitorização

Eu não estava com grande vontade de escrever sobre isto, porque me parece mau demais, mas cá vai: A Microsoft oferece cópias do Windows Vista, Office Ultimate 2007, Money Plus Premium, Streets and Trips 2008 ou Microsft Student com Encarta Premium 2008 aos utilizadores que permitirem que a empresa lhes espie o computador durante três meses.

Isto nem é grande novidade, uma vez que, à uns meses atrás, foi descoberto que mais de quarenta serviços do Windows Vista enviavam informação para a "nave mãe". Mas agora a empresa quer fazer isso com a autorização dos utilizadores.

A Microsoft chama Windows Feedback Program a esta, vamos lá, iniciativa. O objectivo, diz a empresa, é recolher informações sobre as configurações que os utilizadores fazem aos seus sistemas, como se comportam as aplicações em diferentes configurações de hardware e como o software da Microsoft é utilizado.

Numa vista de olhos rápida ao site da iniciativa, não vi informação sobre uma eventual restrição do programa apenas aos Estados Unidos da América; por isso, se não se importam de ter um "Big Brother" no vosso computador, candidatem-se.

{Fonte: Download Squad}

edit: afinal esta oferta estava apenas disponível para residentes dos Estados Unidos da América. Obrigado aos leitores que me alertaram para esse facto que deixei escapar.

Mandriva escreve carta aberta a Steve Ballmer

Ainda ontem vi um press release da Mandriva, onde eles anunciavam que tinham conseguido um acordo com o governo nigeriano para fornecer computadores com o Mandriva 2008 instalado. Fiquei contente, confesso, porque era mais uma vitória para o software livre. Hoje estava a contar de escrever um texto sobre isso, mas o cenourinha enviou-me uma link para o blog da Mandriva e essa história caiu por terra.

Quando cliquei na referida link, vi uma carta aberta para Steve Ballmer, onde um dos membros deste projecto, François Bancilhon, descreve a forma como o acordo correu e foi aceite, para depois o governo nigeriano decidir que afinal iria utilizar Windows, mas pagaria o devido à Mandriva. Ele mostra-se compreensivelmente indignado com esta repentina mudança do governo nigeriano e, na minha opinião, dá a entender que sabe o que realmente se passou (e não saberemos todos).

Wow! I’m impressed, Steve! What have you done for these guys to change their mind like this? It’s pretty clear to me, and it will be clear to everyone. How do you call what you just did Steve, in the place where you live? In my place, they give it various names, I’m sure you know them.

No meio disto tudo, quem perde é o governo nigeriano. Escusado será dizer porque é o maior prejudicado nisto.

{Press release da Mandriva}
{Carta aberta a Steve Ballmer}

Mark Shuttleworth faz fortes críticas à Microsoft

Ubuntu

Numa entrevista dada à Eweek, Mark Shuttleworth falou das alegadas infracções de patentes da Microsoft e fez fortes críticas à empresa, acusando-a de fazer extorsão.

Mark Shuttleworth acusa a Microsoft de tentar dividir a comunidade open-source, ao alegar infracção de 235 patentes, e de se aproveitar da fraqueza financeira de algumas distribuições para comprar acordos. O presidente da Canonical também aponta o dedo às distribuições que fizeram os acordos de protecção com a Microsoft, por se deixarem arrastar para uma teia de incertezas, medo e confusão (FUD).

To say, as Ballmer did, that there is undisclosed balance sheet liability, that’s just extortion and we should refuse to get drawn into that game. On the other side, if Microsoft is concerned about its intellectual property, there is no one in the free software community that wants to violate anyone’s IP. Disclose the patents and we’ll fix the code. Alternatively, move on.

Durante a entrevista, Mark Shuttleworth é questionado sobre a GPL3. Ele afirma que a GPL3 é melhor que a sua antecessora e que o novo Ubuntu vai estar sob esta licença. Quanto às criticas de Linus Torvalds à nova GPL e à não passagem do kernel do Linux para esta licença, ele acredita que o ditador benevolente – Linus Torvalds – apenas quer o melhor para o kernel e que não há problema em haver ou não mudança de licença.

Quanto a possíveis acordos de interoperabilidade com a Microsoft, o homem forte da Canonical afirma que eles não estão postos de lado, mas que os acordos de protecção são uma carta fora do baralho.

Uso de sistema DRM pela BBC causa mau estar no Open Source Consortium inglês

A BBC vai lançar um novo serviço, chamado iPlayer, que vai permitir aos utilizadores fazer o download um programa que perderam, até uma semana após a sua transmissão.

Para este serviço, a BBC escolheu a plataforma DRM da Microsoft, o que causou bastante alarido e mau estar nos representantes ingleses do Open Source Consortium.

Este grupo considera que a escolha do sistema DRM da Microsoft vai impedir o acesso de utilizadores com outros sistemas ao serviço e que é uma forma de influenciar os utilizadores a usarem um determinado sistema, e por isso escreveu uma carta aberta à BBC.
Em reposta, a BBC diz que os utilizadores de Mac OS X não foram esquecidos.

Para além da carta aberta à BBC, o Open Source Consortium inglês contactou várias entidades reguladoras sobre este assunto.

{Fonte: Arstechnica}

Novas Oportunidades?! Onde?

Continue reading