Chrome OS: cada vez mais parecido com o Windows e OS X

Segundo o The Verge, a mais recente versão do Chrome OS no canal de programação está mais próximo daquilo que é um sistema operativo tradicional. Pelo menos, no que toca à interface.

A versão 19.0.1048.17 inclui a interface Aura UI, acelerada por hardware, um sistema de gestão de janelas, uma barra de tarefas semelhante à do Windows e um “iniciador” de aplicações que faz lembrar o Lauchpad, do OS X Lion.

 

 

Canonical coopera com Google no Chrome OS

Canonical

Segundo as informações colocadas no blog oficial da Canonical, o Google Chrome OS é um projecto opensource que está a ter o contributo da equipa da Canonical através da realização de um contrato.

O Google Chrome OS vai focar-se em fornecer um sistema operativo simples de utilizar para pessoas que utilizem vários serviços web based, enquanto que o Ubuntu continuará a focar-se no desenvolvimento de um sistema operativo livre, que corre tanto aplicações web based como aplicações nativas, não tendo para além disso qualquer tipo de restrições a nível de hardware.

Chris Kenyon da Canonical relembra que 2010 será um ano com bastantes novidades para o desenvolvimento do Ubuntu e que ao mesmo tempo terão a possibilidade de cooperar com o Google na criação de soluções para integração de dispositivos baseados em Google Chrome OS.

Tutorial – Como testar o Google Chrome OS

Google OS

Ontem o Google anunciou os detalhes do seu sistema operativo, Chrome OS e lançou a versão opensource Chromium OS para que os programadores o testem.

O que é o Google Chrome OS?

Chromium OS é um projecto opensource que tem como objectivo a criação de um sistema operativo que permita o acesso rápido, simples e seguro à Internet a pessoas que praticamente só utilizam ferramentas no seu tempo do dia a dia passado à frente do computador.

Como testar o Chrome OS?

No site Chromium.org podemos encontrar informações sobre como obter o código fonte e sobre como fazer uma BUILD do sistema operativo, no entanto houve quem já criasse uma imagem VMware do Chromium OS, tornando assim mais fácil para os utilizadores testarem.

Poderá fazer o download da imagem para o VMware via bittorrent através deste endereço.

A Imagem é para VMware, no entanto pode ser utilizada também no VirtualBox, veja abaixo um vídeo de demonstra como utilizar e testar o Chromium OS:

Infelizmente não tem audio, mas percebe-se minimamente todos os passos. Uma coisa que notei, foi a falta de um botão para desligar o sistema operativo, ou então está muito escondido.