ecoder – editor de código web based

ecoderO ecoder vai ser provavelmente o meu próximo “mini-IDE” para edição e desenvolvimento de pequenos excertos de código nos meus sites.

Este novo projecto tem como objectivo criar uma espécie de WYSIWYG com algumas funcionalidades bastante engraçadas e que permitiram editar os seus ficheiros de código online no seu próprio site.

Inclui um file browser que permitirá o envio de ficheiros e a edição de vários ficheiros em simultâneo recorrendo a um sistema de tabs, sintaxe colorida e ainda combinações de teclas para executar pequenas acções.

Actualmente como temos cPanel instalado no nosso servidor, tenho utilizado bastante o File Manager do cPanel para a edição de ficheiros, criação de pastas e outro tipo de tarefas, no entanto irei provavelmente dar a oportunidade ao ecoder para uso pessoal.

devunity – programação colaborativa online

devunity

devunity é o nome de uma aplicação web bastante interessante que permite a colaboração entre programadores no desenvolvimento de aplicações nas mais populares linguagens de programação.

Com o devunity os programadores podem colaborar na criação de novo código, gerir bugs encontrados, implementar APIs e até mesmo usar o version tracking server de uma conta do Google Code ou do SourceForge.

No mesmo site poderá colaborar, escrever código, gerir a sua lista “to do” e implementar as mais populares APIs.

Ainda em fase alpha, espero pelo convite para o devunity, pois certamente fará imenso jeito no que toca a tradução e colaboração online.

Versão vietnamita do Firefox infectada com malware

Firefox

Os utilizadores da versão vietnamita do Firefox 2.x que descarregaram o browser a partir do dia 18 de Fevereiro ficaram infectados com adware. O anúncio foi feito pela Mozilla, que só agora detectou o problema.
De acordo com a Mozilla, scans para detectar a presença de malware no Firefox são efectuados antes da disponibilização de cada nova versão; mas só agora, ao fim de três meses, foi detectado o problema pelos anti-vírus. Medidas de protecção adicionais já foram garantidas.
O malware encontrado é o Xorex Trojan. Esta praga apenas mostra irritantes popups e não se consegue propagar.

Felizmente, a versão portuguesa não foi infectada. Mesmo assim, é caso para perguntar: Mozilla, andas a dormir?

via Inforworld.com

eyeOS 1.6 – Gala Sync

eyeos 1.6 Gala Sync

Enquanto que no mundo dos sistemas operativos para desktop e servidores as atenções estão todas viradas para o Ubuntu 8.0.4 Hardy Heron, o mundo dos sistemas operativos on-line recebe grandes novidades.

Hoje nas minhas leituras diárias, reparei num "post" do meu colega Bit.ate do PlanetGeek que fala sobre a nova versão do eyeOS.

O famoso eyeOS, um sistema operativo on-line open-source, recebeu ontem uma das maiores actualizações desde a sua existência.

Na versão eyeOS 1.6 “Gala Sync”, todos os esforços foram centrados na melhoria da experiência do utilizador com este sistema, tendo sido implementadas novas aplicações e novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de web-apps para este sistema operativo.

Gala Sync tras novidades fresquinhas como um novo sistema de Drag and drop, novos widgets, um novo leitor de rss ( eyeFeeds ), um novo editor de texto com cores para as principais linguagens de programação e um sistema de auto-completar para facilitar a programação on-line, um IDE para desenvolvimento chamado eyeCode, uma nova calculadora e ainda um novo jogo chamado eyeTetravex.

No entanto a novidade mais relevante no eyeOS é a possibilidade de criar aplicações capazes de comunicar com o seu sistema operativo Desktop, sendo o eyeSync uma das primeiras aplicações que permite sincronizar os seus sistemas operativos.

Para já a versão 0.1 do eyeSync só está disponível para macOSx e para Linux, no entanto nas próximas semanas estará pronta para correr em Windows.

+info

Ubuntu Hardy Heron Install Fest

Como tinha prometido ao Fernando Pereira, aqui fica a divulgação do Ubuntu Hardy Heron Install Fest, um encontro que irá decorrer no LinuxKafe [1], durante a tarde do dia 26, Sábado. Neste encontro, serão feitas instalações da nova versão do Ubuntu nos computadores dos interessados, de forma gratuita.

Aproveita esta iniciativa para te veres livre desses certos e determinados sistemas operativos que são um disco de petri para a criação de malware e black, blue e red screens of death.

[1] Localização

nDroid: acesso ultra-rápido a ficheiros e aplicações (actualizado)

ndroidEm GNU/Linux, quando estou a utilizar o Gnome, carrego em Alt+F2 e aparece-me um pequeno utilitário que me permite iniciar uma aplicação ou executar um comando. No KDE, acontece exactamente o mesmo. Nos ambiente gráficos que não têm suporte nativo para esta funcionalidade, pode ser utilizado o programa gmrun.
Em Mac OS X, os utilizadores podem utilizar o Spotlight. Em Windows, basta pressionar a tecla feia com o símbolo da janela e o R. Mas é bastante básica e não permite executar outras aplicações para além daquelas que vêm com o Windows.
Para terem, em Windows, uma forma poderosa de iniciar aplicações e abrir ficheiros e pastas, existe um pequeno e leve programa chamado nDroid. Baseado no AutoHotKey, esta aplicação indexa as pastas, ficheiros e aplicações presentes no vosso computador, para que consigam aceder a elas de uma forma rápida.

nDroid, via Wired.com

Obrigado aos leitores que mencionaram o launcher nativo do Mac OS X.

Google entra no cloud computing com o lançamento do App Engine

google app engineO Google anunciou o lançamento de mais um serviço: o Google App Engine, por enquanto apenas disponível por convite.

O Google App Engine funciona um pouco como o Amazon EC2, mas as aplicações criadas assentam na infraestrutura do Google e podem interagir com os restantes serviços do Google.

Por enquanto, apenas podem ser criadas aplicações em Python. Mas à medida que o serviço for sendo desenvolvido, outras linguagens de programação serão suportadas.

Quando for aberto ao público, o Google promete disponibilizar um plano gratuito, que terá direito a 500 MB de espaço e "largura de banda suficiente para 5 milhões de visitas por mês". Mas até lá, só por convite.

Se quiserem experimentar este novo serviço do Google, tratem de arranjar um convite e descarreguem o SDK do Google App Engine, disponível para GNU/Linux, Mac OS X e Windows.

Google App Engine, via Blogoscoped.com

Google Email Uploader permite enviar os mails do Thunderbird para o Gmail

Um dos nossos leitores deixou um comentário no post sobre a importação de emails de outra conta para o Gmail, onde fala de uma aplicação chamada Google Email Uploader. Eu, embebido num espírito de Serlock Holmes, decidi saber mais sobre este programa.

O Google Email Uploader é uma aplicação para Windows apenas. Este programa consegue enviar os emails do Thunderbird e Outlook para a vossa conta de email do Gmail, sem perder a informação dos emails e a estrutura das pastas. O problema é que precisam de uma conta do Google Apps.

Para quem utiliza o Google Apps, esta aplicação poderá ter muita utilidade. Mas se têm apenas uma conta normal do Gmail, então terão que utilizar o bom velho IMAP para transferir os emails.

Google Email Uploader

SubDownloader – pesquise legendas a partir do desktop

Se são como eu, são extremamente sexy, inteligentes, possuem um humor acutilante e são dotados de um incrível bom gosto. Mas também gostam de ver os filmes em português. Normalmente, a maioria dos DVDs vêm com legendas na nossa língua; mas há sempre uma ovelha negra.
Nestes casos, o mais certo é evitarem a compra destes DVDs, acabando por não verem alguns filmes que vos interessavam.

Felizmente, há um pequeno programa multi-plataforma chamado SubDownloader. Inserem o nome do filme na caixa de pesquisa e o programa apresenta os resultados que encontrou.
O comportamento por defeito do SubDownloader é mostrar as legendas em todos os idiomas, mas isso muda-se facilmente nas opções.

SubDownloader, via Genbeta.com