Oxite – plataforma de blogging OpenSource da Microsoft

Oxite

E quando hoje escrevi a falar do interesse da Microsoft em relação ao OpenSource, parece que não disse nada que não fosse verdade.

Ao que parece, a Microsoft lançou hoje uma plataforma de blogging opensource. Oxite é o nome do gestor de conteúdos lançado pela Microsoft sob a Microsoft Public License.

O software integra a API do Gravatars, tem pingbacks e tracksbacks, RSS feeds, comentários e a MetaWebLog API que permite a utilização de um cliente de blogging para escrever directamente para um blog desenvolvido na plataforma Oxite.

O único senão desta plataforma é o facto de ser desenvolvido em ASP.net como seria de esperar, o que impossibilita correr um blog com Oxite em servidores Linux (pelo menos sem recorrer a ferramentas de virtualização ou emulação da línguagem).

O Oxite está disponível no novo site CodePlex.

MicroSoft CodePlex

CodePlexA Microsoft está disposta a apostar em software OpenSource, apesar do seu sistema operativo e da maioria do seu software não o ser.

Em primeiro lugar existe a possibilidade do Internet Explorer vir a tornar-se OpenSource, o que talvez não seria totalmente uma má ideia.

Para reforçar o apoio à comunidade OpenSource de programadores que desenvolvem para a plataforma Windows, a Microsoft apresenta o CodePlex.

O CodePlex é um repositório de software opensource, tal como o SourceForge, mas que se limite a software desenvolvido para plataformas da Microsoft.