XLParty já dia 1 de Julho

Meo XLPARTY é o maior festival Português de Videojogos e entretenimento
tecnológico. Este festival é em rigor, o novo entendimento das festas do
futuro, um evento de novas tecnologias, entretenimento, divertimento e
espirito de equipa num ambiente de inovação e experimentação
tecnológica.

A partilha de experiências numa verdadeira rede
cyber cultural e as competições na vertente dos electronic sports são,
os grande motivos de interesse para os mais de 1.000 jovens
participantes no festival.

Os visitantes podem encontrar no evento vários motivos de diversão entre os quais destacamos os seguintes:

– Zona de Torneios e de Música
-Zona de Consolas e Simuladores
-Zona de Astronomia e Shows de Física
-Zona de Urban Culture e Desportos Radicais
-Zona de Gadgets e Retrogames

Durante 3 dias de pura adrenalina é possível viver experiências únicas na Festa do Futuro!

Homepage: www.meoxlparty.com

Synergy – Controlar dois ou mais computadores com apenas um teclado e rato

Nas ultimas semanas tenho recorrido a uma ferramenta chamada Synergy2 para controlar o meu macbook, o HP 530 do e-escolas e o meu desktop com apenas o teclado e rato do meu desktop.

Acreditem ou não, isto poupa-me tempo, possibilitando-me por exemplo copiar texto de um computador para o outro em apenas alguns segundos, sendo bastante útil quando quero ver determinado site no desktop e copio o endereço do macbook para o pc.

Esta aplicação é OpenSource, sendo a sua licença GNU Public License (GPL) e para além disso é multi plataforma, o que me facilita imenso. Alguns de vocês devem estar a pensar que o Synergy não passa de um cliente de VNC, pois ai é que se enganam, o Synergy não é nada do que se pareça a um cliente/servidor de VNC.

No meu caso estou a utilizar o Synergy em 3 sistemas operativos distintos, macOSx 10.5 Leopard no Macbook como seria de esperar, Windows Vista no desktop-PC e Ubuntu no HP 530 e todos funcionam perfeitamente.

Para Windows, o software tem um interface gráfico, combinando a versão cliente e servidor num único só e facilitando a configuração da “rede” de monitores, já em Linux ou macOSx apenas estão disponíveis os binários que poderão ser executados pelo terminal e a configuração poderá ser feita editando um ficheiro de configuração ou então utilizando uma aplicação chamada QuickSynergy caso não queira perder tempo ou não tenha conhecimentos para executar os ficheiros via Terminal.

Em macOSx ou Linux, depois de descarregar os ficheiros, deverá tornar-los executáveis utilizando o comando chmod +x synergyc ou chmod +x synergys no caso da versão servidor e de seguida executa-los pelo terminal usando ./synergyc -f -n nomealternativo ipdoservidor, exemplo: ./synergyc -f -n macbook 192.168.1.200. Poderá obter uma lista de todos os parâmetros utilizando o comando ./synergyc –help.

Para utilizar o software, terá que criar uma espécie de árvore, indicando qual é o computador que está ao lado direito do computador1, qual é o computador que está à esquerda do computador 2 e por ai fora, bastando apenas indicar o IP ou o hostname das máquinas.

Deverá ter em atenção ao servidor, pelo que as portas na sua firewall ou router devem estar abertas para que consiga configurar correctamente a sua rede.

Por defeito, o Synergy2 não encripta a ligação e alguma informação poderá ser obtida desde que a máquina esteja identificada no servidor, portanto não é recomendável o uso do Synergy em redes partilhadas. Como alternativa poderá utilizar o OpenSSH para que a informação seja encriptada, pode ver aqui mais informações acerca deste processo.

Esta ferramenta pode ser utilizada em bastantes casos, possibilitando-o por exemplo poupar espaço na sua secretária caso tenha vários computadores como eu ou até mais.

Muitos de vocês provavelmente sabem que podem fazer isto com um KVM Switch, no entanto esta solução para além de prática, torna-se muito mais económica.

Deixo-vos aqui com um vídeo que poderá ajudar a quem não percebeu o que eu escrevi:

Como já disse, o software é totalmente gratuito e opensource e pode ser instalado em qualquer sistema operativo que suporte o protocolo TCP-IP. Qualquer dúvida, deixem um comentário que tentarei ajudar-vos a montar a vossa rede com o Synergy2. Para além disso, caso saibam alguma aplicação que faça o mesmo para além do Synergy2, sintam-se livres para partilhar.

O gajo da Informática

COISAS QUE TODOS PRECISAM DE SABER SOBRE O GAJO DA INFORMÁTICA

1 – O GAJO DA INFORMÁTICA dorme. Pode parecer mentira, mas O GAJO DA INFORMÁTICA precisa de dormir e descansar como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem telemóvel e telefone em casa; ligue só para o escritório ou para o telemóvel entre as 09h00m e as 13h00 (manhã) ou entre as 15h00 e as 19h00 (tarde) de Segunda-feira a Sexta-feira. O GAJO DA INFORMÁTICA também precisa de descansar aos Sábados, Domingos, feriados e NOS DIAS QUE INDICOU DE FÉRIAS.

2 – O GAJO DA INFORMÁTICA come. Parece inacreditável, mas é verdade. O GAJO DA INFORMÁTICA também precisa de alimentar-se e tem horas para isso, TODOS OS DIAS.

3 – O GAJO DA INFORMÁTICA pode ter família. Esta é a mais incrível de todas. Mesmo sendo um GAJO DA INFORMÁTICA, precisa de descansar no fim de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar em informática, impostos, formulários, reparações e demonstrações, manutenção, vírus e etc.

4 – O GAJO DA INFORMÁTICA, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por esta você não esperava, ah? É surpreendente, mas O GAJO DA INFORMÁTICA também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos, e ainda consome xanax para conseguir relaxar. Não peça aquilo pelo que não pode pagar ao GAJO DA INFORMÁTICA.

5 – Ler e estudar também é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada. Quando um GAJO DA INFORMÁTICA está concentrado num livro ou publicação especializada ele está a aprimorar-se como profissional, logo, a trabalhar.

6 – De uma vez por todas, vale reforçar: O GAJO DA INFORMÁTICA não é vidente, não faz tarôt e nem tem uma bola de cristal para adivinhar o que as outras pessoas pensam ou fazem. Se você julgou que era assim, demita-o e contrate um PARANORMAL, um BRUXO ou um DETECTIVE. Ele precisa de analisar, planear, organizar-se e que lhe expliquem
DETALHADAMENTE o que é pretendido para assim ter condições de fazer um bom trabalho, seja de que tamanho for. Prazos são essenciais e não um luxo. Se você quer um milagre, ore bastante,faça jejum, e deixe o pobre do GAJO DA INFORMÁTICA em paz.

7 – Em reuniões de amigos ou festas de família, O GAJO DA INFORMÁTICA deixa de ser O GAJO DA INFORMÁTICA e reassume o seu posto de amigo ou parente, exactamente como era antes dele ingressar nesta profissão. Não lhe peça conselhos ou dicas. Ele também tem o direito de divertir-se.

8 – Não existe apenas uma ‘listagemzinha’, uma ‘rotininha’, nem um ‘textozinho’, um ‘programinha muito fácil para controlar isto e aquilo’, um ‘probleminha, que a máquina não liga’, um ‘sisteminha’,uma ‘visitinha rápida (aliás, conta-se de onde saímos e até chegarmos)’. Assim, esqueça os inha e os inho (programinha, textozinho, visitinha) ‘, pois os GAJOS DA INFORMÁTICA não resolvem este tipo de problemas. Listagens, rotinas e programas são frutos de análises cuidadosas e requerem atenção, dedicação. Planear, organizar, programar com concentração e dedicação, pode parecer inconcebível a uma boa parte da população, mas serve para tornar a vida do GAJO DA INFORMÁTICA mais suportável.

9 – Quanto ao uso do telemóvel: o telemóvel é uma ferramenta de trabalho.Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, O GAJO DA INFORMÁTICA pode estar a fazer algumas das coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.

10 – Pedir a mesma coisa várias vezes não faz O GAJO DA INFORMÁTICA trabalhar mais rápido. Solicite. Depois, aguarde o prazo dado pelo GAJO DA INFORMÁTICA.

11 – Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 13h00m, não significa que você pode ligar às 12:58 horas. Se você só se lembrou do GAJO DA INFORMÁTICA a essa hora, azar o seu, espere e ligue após o horário do almoço (lembra-se do item 2?). O mesmo vale para a parte da tarde: ligue no dia seguinte.

12 – Quando O GAJO DA INFORMÁTICA estiver a apresentar um projecto, por favor, não fique bombardeando-o com milhares de perguntas durante a reunião. Isso tira a concentração, além de dar-lhe cabo da paciência.

ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projecto, tipo “Quanto custou o seu portátil?” ou “O que acha que devo comprar para o meu filho jogar em casa, um portátil ou um desktop?”

13 – O GAJO DA INFORMÁTICA não inventa problemas, não faz actualizações automáticas de Windows piratas, não tem relação com vírus, em resumo, NÃO É CULPADO PELO MAU USO DE EQUIPAMENTOS, INTERNET E AFINS. Não reclame! O GAJO DA INFORMÁTICA com certeza fez o possível e dentro da legislação em vigor para você pagar menos. Se quer fazer upgrades de borla, instalar programinhas giros, etc., faça-o, mas antes demita O GAJO DA INFORMÁTICA e contrate um PICHELEIRO.

14 – Os GAJOS DA INFORMÁTICA não são os criadores dos ditados “o barato sai caro” e “quem paga mal paga a dobrar”. Mas eles concordam.

15 – Informática é referente à computadores (HARDWARE OU SOFTWARE e muito raramente, os dois ao mesmo tempo), e não TV’s, telemóveis e electrodomésticos, etc. Portanto, O GAJO DA INFORMÁTICA não vai ensinar-lhe a mexer no telemóvel, reparar a sua TV, etc.

16 – Existem vários tipos de GAJOS DA INFORMÁTICA e cada um tem a sua especialização. Se você parte uma perna não vai ao oculista, pois não? Assim, se o GAJO DA INFORMÁTICA é especialista em software e programação poderá não estar muito à vontade sobre HARDWARE ou REDES e vice-versa para realizar um trabalho de qualidade, portanto não lhe peça para executar trabalhos nos quais não é especialista dizendo “você consegue fazer, para que chamar outra pessoa se você é mesmo bom nisto da informática”

Visto no Jogralhos

Eurico Leite (Southafrikanse) – o engenheiro

Eurico LeitePois é, temos um Sr. Dr. Engenheiro na equipa WebTuga. O Eurico Leite, mais conhecido por Southafrikanse concluiu hoje o seu curso.

Blogger no Tugatronica e no seu blog pessoal Eurico Leite, o Southafrikanse concluiu a sua Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores – Ramo de Electrónica e Computadores na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.

Tenho “trabalhado” em equipa com o Eurico e tem sido um grande apoio no projecto WebTuga, merece de nós todas as felicidades.

Parabéns amigalhaço!

The Hague Declaration – defende os teus direitos no “mundo virtual”

Todos vocês partem do principio que, ao viverem numa país democrático, não vão ser discriminados por esse Estado devido às vossas crenças, opiniões ou religião – ou falta dela. Vocês, e eu também, crescemos a acreditar nisto e a respeitar estes valores, estes direitos essenciais.

Quando se está no “mundo virtual”, esses direitos primários mantêm-se. Por isso são necessários formatos padrão livres, para que a informação possa ser acedida por todos, independentemente do software que utiliza, e transportada sem qualquer problema.

Se os formatos não forem abertos e livres, então estamos sujeitos ao controlo de uma entidade que pode muito bem ser um governo autoritário ou uma empresa sem escrúpulos que apenas vê dinheiro à frente e não se preocupa com as pessoas. Vejam o caso da Microsoft, que quase dá as licenças do Windows XP aos fabricantes de computadores económicos, desde que eles limitem ao máximo o hardware destes computadores: só aqui se vê que eles estão apenas preocupados com as vendas do Vista e com a ameaça do GNU/Linux, e não com o facto das pessoas mais desfavorecidas poderem ter acesso a um computador com especificações decentes e software que respeita a liberdade delas.

Por estes e outros motivos, é urgente a utilização de formatos realmente abertos e livres como o ODF – e não como o OOXML. Se não exigirmos a utilização destes formatos, perdemos o livre acesso à informação e permitimos que ela seja filtrada, censurada, ocultada. Assina a Declaração de Hague e defende os teus direitos no "mundo virtual".

via Paula Simões

Triplo Expresso – Novo podcast em Português

Triplo Expresso

É com imenso prazer que vejo um novo projecto de podcasting nacional a nascer.

Trata-se do Triplo Expresso, que pela voz de 3 bloggers portugueses, David Rodrigues, Phil e a Maria João Valente, nos vai trazer várias discussões acerca de computadores, internet e cybercultura.

O primeiro episódio do podcast já está disponível e tem o nome de "episódio 0 – blogues!", onde os três colegas falam desde os bloggers mais polémicos, à nova moda do microblogging ( != blogging num teclado pequeno ).

Acedam ao blog do projecto e subscrevam o podcast, podem ter a certeza que valerá a pena.

SalesForce Troca Dell por Apple

A SalesForce, uma das empresas presentes no evento do SDK do iPhone, irá trocar todos os seus computadores por Macs.

Informação enviada a Alex Curylo, e publicada no seu blog, indica que o contrato com a Dell está a acabar e que a SalesForce não tenciona renová-lo, mas sim trocar os computadores dos seus 4000 funcionários por Macs.

A troca permite, entre uma maior segurança e menos gastos em manutenção, o desenvolvimento de aplicações para o iPhone, uma vez que o SDK deste não está disponível para Windows.

Recentemente anunciaram a integração com as Google Apps, e agora com a troca para Macs, esta empresa fica Redmond-free improve your sales organization.

[Via ValleyWag]

AVG Anti-Virus Free Edition 8.0 Download

Como todos sabemos, a segurança em qualquer sistema operativo nunca é demais. Mesmo quando somos utilizadores com experiência, podemos ter software malicioso a correr na nossa máquina sem dar-mos conta disso.

Uma das formas de prevenção contra vírus informáticos é o uso de um Anti-Virus.

Existem várias soluções de Anti-Virus gratuitas e até open-source, no entanto a solução que nos interessa e na qual vamos falar é a nova versão do Anti-Virus da Grisoft, o AVG Anti-Virus Free Edition 8.0.

O AVG Anti-Virus Free Edition 8.0 tem como principal novidade, a implementação de um sistema de Anti-Spyware, que elimina todos os processos maliciosos que espiam informações no seu sistema.

A versão gratuita pode ser apenas usada em computadores para uso pessoal.

Página Oficial: Grisoft

Ubuntu Hardy Heron Install Fest

Como tinha prometido ao Fernando Pereira, aqui fica a divulgação do Ubuntu Hardy Heron Install Fest, um encontro que irá decorrer no LinuxKafe [1], durante a tarde do dia 26, Sábado. Neste encontro, serão feitas instalações da nova versão do Ubuntu nos computadores dos interessados, de forma gratuita.

Aproveita esta iniciativa para te veres livre desses certos e determinados sistemas operativos que são um disco de petri para a criação de malware e black, blue e red screens of death.

[1] Localização

ShutDown Day 2008

Já tínhamos aqui falado desta iniciativa o ano passado e este ano voltamos a falar pois é uma iniciativa que me intriga um pouco.

O ShutDown Day tem como objectivo seleccionar anualmente um dia em que não podemos tocar nos computadores, ou seja, temos de nos livrar destas pequenas pestes durante um dia inteiro, ficar totalmente off-line.

Será a nossa dependência às novas tecnologias assim tão forte que não nos permite afastar nem por um dia destas pequenas maravilhas que nos permitem obter novos conhecimentos?

Quanto a nós, a resposta é não, tal como o ano passado, pois se ficássemos 24 horas off-line, quem iria tratar do WebTuga?

E vocês, são dependentes destes pequenos gadgets? Vão conseguir ficar um dia sem os utilizar?

Site: Shutdown Day