Sysadmin Day 2009

Sysadmin

Hoje celebra-se o sysadmin day, ou seja, o dia do administrador de sistemas. Muitos de vocês devem-se estar a questionar “Mas que raio é um sysadmin?”, pois bem, eu explico.

Um Sysadmin ou Administrador de Sistemas é aquela pessoa que se certifica que se certifica que todo um vasto sistema funciona, pode ser um simples computador, como pode ser um conjunto de servidores ou até mesmo uma datacenter.

O trabalho do sysadmin é assegurar-se que os seus sites estão online e a funcionar correctamente, que os seus e-mails são entregues, que a sua rede de partilhas de ficheiro está a funcionar, ou que o seu software está sempre actualizado.

Cabe ao sysadmin também prever que o mundo acabe e usar os seus poderes de Deus (root access) ou os “supercow powers” para proteger um sistema.

O Administrador de Sistemas é também aquele sujeito a quem ligamos às 4 da manhã a perguntar a razão pelos sites estarem offline. É aquela pessoa que tem que estar sempre contactável e que não deixamos dormir descansados.

Nós por cá obrigamos o nosso sysadmin a tirar carta de condução de carrinho de mão, pois é necessário transportar os servidores de vez em quando, como pode ver na foto abaixo:

SysAdmin day

É sysadmin, já sonhou em ser sysadmin, já foi sysadmin ou conhece histórias que se passaram com sysadmins? Então partilhe as suas histórias connosco…

Ah… e quase que me esquecia… ouça esta música “Sysadmin Song” dedicada a todos os sysadmin pelo mundo fora…

DataCenter construida dentro de um bunker Militar

DataCenter Knowledge

Hoje em dia é necessário ter muito cuidado com toda a informação que utilizamos. Os dados são aquilo que nos representa e se algum dia alguma engenhoca correr mal e explodir com o Mundo todo, ao menos deixamos alguma forma para que os Aliens possam saber a nossa historia e quem sabe utilizar essa informação para voltar a criar uma espécie semelhante à nossa (Isto parece mais a história do Pai Natal e do Coelho da Páscoa, mas ok).

Tudo isto, apenas para vos mostrar um vídeo de uma datacenter em Estocolmo, mantida pelo Internet Service Provider Bahnhof dentro de um bunker militar subterrâneo. O engraçado é que todos ouvimos falar de “Green DataCenter”, algo que não passa de uma estratégia de marketing, mas neste caso, na datacenter conhecida pelo nome de “James Bond Villain Data Center”, o termo “Green Datacenter” ganha uma outra realidade.

A “James Bond Villain Data Center” para além de ser subterrânea, tem realmente uma grande plantação que torna todo aquele espaço num jardim verde. Mas agora vou-me poupar nas palavras e deixo-vos com o vídeo simplesmente fantástico.

Vídeo Google Datacenter

Nos últimos dias o Google tem revelado alguns detalhes acerca dos seus servidores e também das DataCenters.

Recentemente lançou um vídeo que mostra uma DataCenter com 45 mil servidores distribuídos por 45 contentores.

A Sun Microsystems também já vende mini-datacenters dentro de contentores, o chamado Blackbox Project.

YouTube Verde? Dia de São Patrício

Sao Patricio

Para aqueles que hoje visitaram o YouTube e se depararam com um logotipo verde e não fazem a mínima ideia do que se passou, o WebTuga responde-lhe.

Hoje celebra-se o dia de São Patrício, altura em que os cidadãos da Irlanda se vestem de verde para festejar o dia desta personagem.

Ainda não é desta que o YouTube se muda para uma DataCenter mais “verde” 😛

Cisco Data Center 3.0

Cisco Blade Server

A Cisto apresentou recentemente a Cisco Data Center 3.0 que não é nada mais nada menos do que um conjunto de mudanças que irá tornar a criação de uma datacenter de forma mais económica e onde terá para além de um total controlo dos custos, um crescimento do seu mercado mais significativo.

Para dar inicio a este conjunto de mudanças, a Cisco Systems apresentou o seu novo servidor Blade. O novo Cisco Unified Computing System (UCS) CS B-Series é baseado nos novos processadores Intel Nehalem e integra uma nova tecnologia de memória que permitirá aumentar significativamente o número máximo de máquinas virtuais por cada máquina.

Mais informações podem ser encontradas na página oficial da Cisco Unificed Computer System ou em DataCenter Knowledge.

ThePlanet – Explosão na DataCenter H1

Como devem ter reparado, o WebTuga tem estado off desde há alguns dias. Tudo isto deve-se ao facto da DataCenter em que temos o nosso servidor dedicado alocado, ter tido um curto-circuito que fez com que não só o servidor do WebTuga ficasse sem energia, mas também 9000 outros servidores.

Felizmente ninguém ficou ferido e nenhum dos servidores ficou danificado, no entanto a equipa de incêndio aconselhou/não permitiu que o sistema de backup de energia fosse ligado de forma a não provocar outras pequenas réplicas deste problema.

A equipa ThePlanet tem estado a reunir esforços de forma a normalizar a situação. No meio de tanto azar, o Dragon ( nome que dá-mos ao nosso servidor/bicho de estimação ) estava localização no segundo piso da DataCenter, chamado de Phase 2, que já tem o problema resolvido, entre outros 6000 servidores. No entanto, os restantes 3000 servidores localizados na Phase1 estão ainda a ser alimentados por uma fonte de energia de backup, situação que deverá ser temporária e que irá provocar algum tempo de downtime nos próximos dias.

No meio disto resta-me pedir a compreensão de todos os clientes e utilizadores do WebTuga, pedimos desculpa se de alguma forma não fomos ao vosso encontro para vos esclarecer a situação, mesmo tendo sido tendo sido criado um blog temporário que substituiu a homepage do WebTuga Hosting.

Resta-me também dar o meu apoio a toda a equipa ThePlanet, que apesar de todo o azar, tem tentado resolver a situação de forma a diminuir os prejuízos a todos os seus clientes.

O mais difícil já está resolvido e pensemos pela positiva, em vez de serem 9000 servidores sem energia, poderiam ter sido 9000 servidores danificados.

E agora, vamos lá rapaziada que isto sem blogar durante 2 dias não dá com nada…

Windows Server 2008 RC em Download

Seja um dos 1,8 milhões de sortudos a poder fazer o download de Windows Server 2008 RC.

A Microsoft disponibilizou os links para Download.

Download: http://www.microsoft.com/ws08eval/

Mais info: http://www.microsoft.com/presspass/press/2007/dec07/12-05WS08RC1PR.mspx

Mais links, via TechNet:

  • Windows Server® 2008 RC0 Standard (x86 and x64)
  • Windows Server® 2008 RC0 Enterprise (x86 and x64)
  • Windows Server® 2008 RC0 Datacenter (x86 and x64)
  • Windows® Web Server 2008 RC0 (x86 and x64)
  • Windows Server® 2008 RC0 for Itanium-based Systems
  • Google Page Rank em actualização

    O Google Page Rank está em actualização.

    Agosto foi o mês escolhido pelo Google para actualizar o Page Rank dos sites indexados no seu motor de busca.

    Para quem não sabe, o Google Page Rank é um algoritmo que calcula o ranking de cada site através de vários factores que o influenciam.

    O Page Rank vai de 0 a 10, sendo 0 o mínimo valor e 10 o máximo.

    O Google está a começar um processo ao qual chamamos Google Dance. Não, não se trata de uma evento de danças tradicionais patrocinado pelo Google, este nome é verificado devido às DataCenters do Google durante este processo mostrarem valores totalmente diferentes. Quando o processo acabar, todas as DataCenters estarão estabilizadas.

    O Google começou por contar ( não, não têm macacos a contar… é um processo automático ) os backlinks para cada site, ou seja, o número de sites que ‘linkam’ um determinado site.

    Este é o primeiro processo da actualização, por exemplo, na segunda-feira o Google reportava que o WebTuga tinha 341 Backlinks, hoje se forem a esta página encontramos 421 resultados, que indica o número de sites que têm hiperligações para a página principal do WebTuga.

    O processo estará concluído em finais do mês de Agosto, até lá todos os resultados poderão ser instáveis.

    O WebTuga desenvolveu uma aplicação que lhe informa o page rank actual da sua página, bem como o número de backlinks e o rank do Alexa.com .

    Site: WebTuga Page Rank Check