Glue (cola)

Ora bem o que é o Glue? Sinceramente não sei explicar muito bem…

O que eles dizem no site para se apresentar é : Glue saves time and enables you to easily post content once across your sites and social networks. Use a browser or mobile phone to publish from anywhere. Sharing, updating, syncing and publishing content across your sites is simple using our pre-made feeds and private API.

Teoricamente isto quer dizer que o Glue é um site onde se pode publicar coisas (estilo blog) e á medida que se publica ele publica automaticamente para os serviços escolhidos pelo utilizador (Twitter/Facebook/etc).

Conhecem o Posterous? Imaginem o Posterous, mas ainda mais simples.

A ideia por trás do Glue é facilitar as publicações (posts) tanto num desktop/laptop como num telemóvel/smartphone com uma interface muito simples e fácil de usar.

Podem postar texto, imagens, etc etc, tudo o que consigam inserir com código HTML.

Screenshots:

#1. A vossa pagina principal com uma lista de todos os vossos posts (eu só tenho 1 sim)

#2. Um post publicado (como podem ver suporta HTML) (podem ver “live” aqui)

#3. Edição/Escrita de um Post

Para concluir, como podem ver a interface é muito simples e tem um certo estilo à iPhone. É bastante fácil de usar tanto em PC’s como nos vossos telemóveis.

Na minha opinião, talvez não seja a melhor opção dentro deste género, prefiro sem duvida o Posterous, mas fica aqui esta opção para quem goste 🙂

KDE 4.3 – Caizen

A comunidade do KDE anunciou ontem, dia 4 de Agosto, o Caizen, ou seja, o KDE 4.3 que inclui bastantes melhorias para o utilizador.

Segundo os dados apresentados, a comunidade KDE corrigiu cerca de 10.000 bugs e implementou quase 2.000 novidades que tinham sido pedidas nos últimos 6 meses.

As novidades mais interessantes encontram-se no Plasma Desktop Shell, que apresenta um novo theme por defeito, bem como varias melhorias a nível de performance.

Veja o vídeo:

Clique aqui para ler o Press Release no site da comunidade KDE.

WebTuga Desktop Show

Ontem instalei o Ubuntu 9.04 e estive aqui a personalizar o ambiente Gnome, nada muito exagerado, apenas algumas coisas para ficar simples e funcional.

Como sei que existem leitores nossos que gostam de desktop modding, deixo em aberto um passatempo para apurar o melhor desktop do WebTuga.

Aqui fica o meu com Ubuntu 9.04 e Avant Window Navigator (dock) e Gnome Do:

Desktop Ubuntu 9.04

Deixem os vossos screenshots nos comentários!

Blipster – Cliente desktop Blip.fm

Blip.fm

Já tinha escrito aqui acerca do Blip.fm e agora trago-vos uma ferramenta bastante engraçada para utilizar no seu desktop e interagir com o Blip.fm.

O Blipster é uma aplicação desenvolvida na plataforma Adobe Air que permite-lhe blipar, ouvir os blips dos outros “djs”, receber notificações quando os outros utilizadores do blip enviarem novas músicas, adicionar os seus blips a uma lista de espera e ainda poderá utilizar o Blipster com o serviço Last.fm.

Blipster

Com o Blipster já não necessita de aceder ao site do Blip.fm para usar o serviço, basta instalar e blipar.

O Blipster é um cliente desktop para o Blip, o primeiro que conheço. Uma ferramenta que muitas pessoas estavam à espera, incluindo eu.

GeeMail – Cliente desktop para Gmail

GeeMail

Quem utiliza várias contas de e-mail, necessita realmente de um cliente de e-mail para fazer uma melhor gestão de todos os e-mails como é o meu caso com mais de 17 contas de e-mail para gerir.

No entanto, quem apenas tem uma conta de e-mail, neste caso no serviço do Gmail do Google, quase não precisa de um cliente de e-mail, mesmo assim existe uma aplicação chamada GeeMail que funciona na plataforma Adobe Air e que permite utilizar a sua conta de Gmail no desktop.

O GeeMail ao contrário da maioria das aplicações não necessita de configuração de POP3 ou IMAP, funcionando com uma interface bastante semelhante à do original Gmail, o que tornará tudo muito familiar ao serviço Gmail.

Para além disso, o GeeMail transforma o Gmail numa plataforma offline. Correndo na plataforma Adobe Air, o GeeMail é assim um software cross-platform, se bem que Adobe Air ainda não é totalmente compatível com Gnu/Linux.

BumpTop 3D – Download

BumpTop

Finalmente está disponível para download para Windows XP e Windows Vista o BumpTop, uma alternativa ao seu ambiente de trabalho habitual do seu sistema operativo.

O BumpTop é um novo desktop em 3D que lhe permite ter um maior controlo do seu ambiente de trabalho, organizando os ficheiros da mesma forma que os organiza na sua secretária, podendo personaliza-lo e ainda criar grupos de aplicações e documentos.

Para além disso o BumpTop quebra a barreira existente entre o seu ambiente de trabalho e as redes sociais, permitindo-lhe usar gadgets que tornam o seu ambiente de trabalho mais social graças à integração com o Twitter, Facebook, etc…

O autor do software afirma que o BumpTop serve também para poupar tempo, no entanto acho que dificilmente alguém conseguirá poupar tempo com uma aplicação como esta.

Para já o software está apenas disponível para Windows, no entanto existem planos de criar versões para os sistemas macOSx e Linux.

Fique aqui com um vídeo do BumpTop 3D:

Multicolr Search Lab – Encontre fotografias gratis com as suas cores

Multicolr Search Lab

O Multicolr Search Lab é uma ferramenta espantosa que já tenho aqui nos favoritos do Firefox à bastante tempo, mas que ainda não me tinha atrevido a partilhar com vocês.

Esta ferramenta utiliza a API do serviço de alojamento de fotos do Yahoo!, Flickr. Recorrendo à API do Flickr, o Multicolr Search Lab permite-lhe encontrar milhões de fotos sob licenças Creative Commons com cores que você indicar.

Desta forma poderão encontrar fotos para os vossos sites, fotos para o fundo do vosso desktop como wallpaper, fotografias para o fundo do Twitter, etc.

Multicolr Search

Poderá adicionar até 10 cores em simultâneo para filtrar as fotos, os resultados são espantosos. Depois de isto, já não vão querer o Google Images para nada. Não se esquecem de agradecer aqui ao vosso amigo cenourinha.

Cloudo – Web OS já está na versão Beta

Já por aqui se tinha falado do Cloudo, um sistema operativo web. Recordando um pouco a memória da malta, o Cloudo é basicamente um sistema operativo a correr no nosso browser e que irá fornecer muitos recursos, tal como a sincronização automática de ficheiros no nosso computador com o nosso computador online, a partilha de ficheiros e o acesso aos ficheiros a partir de um terminal móvel.

Cloudo Web Os

No início do ano passado, o Cloud encontrava-se na versão alfa. Presentemente, este web OS já se encontra na versão beta e disponível ao público. Estive a experimentá-lo por algum tempo e deu para ver que ainda está a precisar de vários ajustes. O registo para o nosso Cloudo não pedia um e-mail, apenas o nome, username e password, o que significa que na perda de memória ou extravio da nossa password, dificilmente recuperava-se o nosso desktop online. Já com o login efectuado encontramos um desktop limpo muito Vista-alike mas, rapidamente vi nas opções de visualização que existiam vários skins tanto para Windows como para Linux e Mac.

Outro factor curioso é aquilo que refere: sincronização de ficheiros entre computador de casa e o da web e a partilha de ficheiros. Não encontrei referência nenhuma no desktop online sobre esses serviços. Até experimentei o drag-and-drop para ver se aceitava ficheiros mas nem isso resultou. A versão beta ainda se encontra muito limitada.

Se mesmo assim têm curiosidade em experimentar o Cloudo, basta aceder ao seguinte link.