Screenie – Screenshots facilmente no Windows

ScreenieScreenie é uma ferramenta gratuita para Windows que lhe permite facilmente tirar printscreens/screenshots do seu ambiente de trabalho Windows.

Para além da funcionalidade básica, é possível também com o Screenie, enviar automaticamente screenshots para um servidor FTP, para o disco ou então para o clipboard e ainda editar a imagem como cortar, redimensionar e destacar conteúdo.

  • Suporta tipos de imagens comprimidos: GIF / JPEG / PNG / BMP / TIFF
  • Suporte DirectX e OpenGL
  • Suporte a Ecrã Duplo / Múltiplo Monitor
  • Edição de Imagem incluindo crop e resizing
  • Ferramenta Highlighter
  • Suporte FTP
  • Screenie pode salvar automaticamente as imagens para o disco com um nome personalizado
  • Gera automaticamente miniaturas
  • Suporte experimental para o ImageShack

Pode encontrar mais informações acerca do Screenie aqui.

Fraps 2.9.5 – Captura as suas melhores jogadas

O Fraps é um software bastante conhecido entre os gamers online.

Para quem não conhece, o Fraps permite capturar screenshots ou até mesmo vídeos do seu ecrã, permitindo-lhe assim guardar em vídeo momentos dos seus jogos e posteriormente usa-lo para criar um vídeo com os seus melhores momentos.

O Fraps é desenvolvido para Windows e funciona em jogos com a tecnologia DirectX ou OpenGL.

Para além da captura de imagens ou vídeo, o Fraps pode ser também utilizado como software de Benchmarking, permitindo-lhe saber quantos Frames por segundo (fps) está a receber do seu ecrã.

Se quiser remover as marcas de agua dos seus vídeos, terá que efectuar um pagamento de $37 dólares via Paypal, no entanto poderá utilizar o software gratuitamente.

Windows 7 começa a perder funcionalidades

Ainda agora o Windows 7 está a começar a ser desenvolvido, e já a Microsoft, dizem as más línguas decidiu que afinal vai incluir a versão 10 do DirectX e não a versão 11 – e a versão 10 nem sequer é ainda um dado adquirido.

Isto parece um flashback. De repente, vi o Longhorn. Será que também vou ver o Windows 7 a ser lançado só daqui a cinco anos?

Windows Vista: última beta do SP1 era a versão final

Mary Jo Foley, da ZDNet, afirmou ontem que a última versão de teste do Service Pack 1 para o Windows Vista, lançado no final de Janeiro, é afinal a versão final. De acordo com ela, a única alteração que houve foi do número de versão.

Os utilizadores que não tiveram acesso à beta – que afinal é a versão final – terão que esperar até Março para a instalar, ou então dar uma vista de olhos nalguns trackers, pois correm uns rumores que a tal beta/final já por lá circula.

De acordo com um dos comentários no site geeksanatomy.com, o Vista SP1 virá com o DirectX 10.1 e algo chamado "new genuine protection" (pelo nome, parece ser mais algum sistema que vai restringir ainda mais os utilizadores).

GPU-Z – conheça a sua placa gráfica de uma ponta à outra

Sempre que quiserem saber informações sobre a placa gráfica do vosso computador, podem fazê-lo com o GPU-Z. Esta pequena mas muito completa aplicação para Windows permite saber, entre outras coisas, qual o tipo do nosso processador gráfico que a placa gráfica tem e qual a sua velocidade, qual a versão do DirectX instalada no sistema, qual o tipo de memória da gráfica e a sua frequência, que tipo de Bus Interface utiliza, etc.

Download

DX10 no XP

Projeto independete promete compatibilidades de jogos para DX10 no XP

A Microsoft adaptou a estratégia de lançar jogos exclusivos para DirectX 10 com o objectivo de obrigar os utilizadores a fazer upgrade para o Windows Vista.

Uma empresa chamada Falling Leaf Systems promete agora desafiar esta condição, com o objectivo de conseguir correr no Windows XP aplicações preparadas exclusivamente para o Vista.

A Microsoft continua a referir que é impossível contornar as compatibilidades e conseguir correr aplicações de DX10 no Windows XP.

O lançamento da ferramenta em questão está prometida para o mês que vêm.

Yod’m 3D – o XGL para Windows

Yod' 3D

Qualquer um de nós já teve a oportunidade de ver um video de uma distribuição linux com o XGL a fazer maravilhas.

Pois sim, então para aqueles que não sabem instalar Linux, ou que não o querem instalar, o WebTuga descobriu este excelente programa, o Yod’m 3D.

O Yod’m 3D simula um cubo com vários ambientes de trabalho nas faces de cada lado, onde poderá transferir aplicações de um ambiente para o outro, poderá ser notificado de eventos das aplicações no seu canto inferior direito, entre outras, mas limitadas, funções.

O programa funciona em Windows XP e Windows Vista e tem a língua Portuguesa como opção, para além disso, o seu computador deverá ter o DirectX 9.

Para aqueles que quiserem testar em Linux, poderão fazer download gratuitamente do Ubuntu, num dos mirrors nacionais de linux e posteriormente instalar o Beryl.

Site: Chris Soft
Download:
Yod’m 3D

Que tal é o Windows Vista?

O Windows Vista saiu à um mês. A nova versão do Windows vem em vários sabores e feitios e tem novas funcionalidades, como a encriptação de drives, o DirectX 10, efeitos 3D, performance melhorada, o Aero, etc.

Durante este mês já tiveram oportunidade de o pôr à prova e criar uma opinião sobre ele; e é isso que gostava de saber.

Depois de um mês de utilização, que acham do Windows Vista? Valeu a pena esperar 5 anos? O vosso dinheiro foi bem empregue? O hype criado à volta do Windows é justificado? Ou o Windows Vista é o Windows Millenium 2.0?

Requisitos mínimos para o Windows Vista

O site GetReady da Microsoft, que contém informações a cerca do Windows Vista, foi actualizado com informação relativa aos requisitos para um PC correr o Sistema Operativo. Segundo esta actualização, para ter um PC Windows Vista Capable é necessário:

  • Um processador minimamente aceitável ( > 800mhz )
  • 512MB de memória
  • Uma placa gráfica que seja compatível com o DirectX9

No entanto, para usufruir da interface Aero é necessário que o seu PC seja Windows Vista Premium Ready, ou seja, o PC deve ter no mínimo estas específicações:

  • Processador 32/64 bits de 1Ghz
  • 1GB de memória
  • Placa Gráfica com 128MB de memória
  • Suporte ao DirectX9 com WDDM
  • PixelShader 2.0
  • Disco rígido de 40GB com 15GB livres
  • Leitor de DVD-ROM
  • Placa de som
  • Acesso à internet