Internet Explorer 8

Logotipo Internet Explorer 8

A Microsoft lançou finalmente a versão final do seu novo browser Internet Explorer 8, que provavelmente será alvo de várias criticas caso continue a tornar a vida dos web developers num antro de perdição.

Internet Explorer 8

São bastantes as novidades do novo IE8, que poderão ser expandidas graças aos add-ons presentes no Internet Explorer Gallery.

Aceleradores

Aceleradores ou em inglês Accelerators, permitem-lhe aceder a mapas, traduzir palavras e enviar e-mails, com apenas alguns cliques.

InPrivate Browsing

Este é um novo modo de navegação disponível no Internet Explorer 8 que lhe permite navegar anonimamente sem deixar qualquer tipo de rasto no histórico ou guardar as suas passwords enquanto navega. É uma excelente opção para quem utiliza computadores partilhados por várias pessoas.

InPrivate

Web Slices

Web Slices é uma ferramenta tal e qual o Web Clips do Safari, que permite capturar pequenas áreas de sites e guardar nos seus bookmarks.

A ideia já estava presente no Safari 3.0 e permite obter áreas de sites como por exemplo a bolsa, bloco de últimas notícias de um determinado site, estatísticas, etc…

Sugestões de pesquisa

O sistema de pesquisa tem agora novas funcionalidades, sugerindo arquivos da Wikipedia, Flickr, Amazon, Live, Yahoo, Google e do seu histórico.

Filtro SmartScreen

O filtro SmartScreen, mais conhecido em outros browsers por sistema de anti-spyware, ajuda-o a saber quais os sites com conteúdo malicioso e bloqueia o acesso a esse tipo de sites.

Fazendo uma pequena revisão, o Internet Explorer 8 não faz nada que qualquer outro browser não faça já. Os resultados no Acid 3 test são ridículos em relação aos browser concorrentes, mas infelizmente o IE é e continuará a ser o browser mais usado até que as pessoas abram os olhos.

Se insiste em utilizar um browser que não lhe irá garantir a melhor experiência ao utilizar a web, clique aqui para fazer o download do IE8. Se por outro lado, está curioso em saber quais as alternativas existentes ao Internet Explorer, poderá procurar nos arquivos do WebTuga por Firefox, Opera, Chrome, Flock e Safari por exemplo, de certeza que irá encontrar alternativas muito melhores, igualmente gratuitas, opensource e com muitas mais ferramentas de personalização que as que o IE 8 alguma vez que irá disponibilizar.

Hulu volta a bloquear o Boxee

Hulu

Não adiantam os esforços da equipa do Boxee em tornar o software cada vez mais rico, tentando incluir o Hulu como streaming de vídeo.

Depois de o Hulu ter bloqueado o Boxee e este ter decidido criar uma nova forma de ver o conteúdo via rss publico, o Hulu bloqueou o user agent do Boxee de forma a bloquear novamente todo o tráfego.

Como sabem as RSS são publicamente acessíveis utilizando o Firefox, IE, Opera ou até mesmo o Flock, no entanto o Hulu acha por bem bloquear o Boxee.

É triste, mas é verdade. Deixo aqui o meu descontentamento em relação a um serviço que para além de ter limites globais, tem agora também limites no tipo de software utilizado para visualizar os vídeos.

Boxee

Flock 2.0

FlockFlock 2.0 foi lançado recentemente e tem como principal novidade a integração do serviço MySpace.

Para além do MySpace, o Flock, também conhecido como o browser social, tem suporte para mais de 20 serviços web 2.0, entre eles o Gmail, Flickr, Twitter, YouTube, Digg, Facebook, entre muitos outros.

O MediaRSS é também uma grande novidade no Flock, visto que permite a subscrição de sites com conteúdos multimédia.

O Flock é cross-platform tal como o Firefox e permite uma maior personalização através do download de skins e outras extensões, podendo assim alargar o número de serviços integrados no browser.

Uma coisa que reparei quando acedi à página de download do Flock foi que o browser não está disponível em Português. Portanto a quem quiser ajudar a comunidade Flock, pede-se que leia a Wiki de forma a verificar o que poderá fazer para traduzir o browser na nossa língua.

Flock e Opera actualizados

surfar na webEu estava para escrever dois posts separados, mas como o assunto é semelhante, vou tudo no mesmo. Assim é mais prático para vocês e para mim.

O Flock, o browser social que utiliza o cóigo do Mozilla Firefox, está na versão 1.1.1. Esta actualização do navegador incorpora as correcções do Firefox até à versão 2.0.0.13, e tem os erros de login no Facebook para qualquer idioma que não o inglês e o registo de todos os componentes no sistema corrigidos.

O Opera, provavelmente o browser mainstream mais amigo dos recursos do computador, também foi actualizado e está agora na versão 9.27. Alguns bugs de transferência de torrents foram corrigidos e três falhas de segurança foram emendadas.

Download do Flock
Downoad do Opera

Flock 1.1, agora com webmail integrado

flock browser social

A versão 1.1 do Flock, o browser social baseado no Firefox, está disponível para download. Esta nova versão marca a integração do Flock com os serviços de email do Google e do Yahoo!, e oferece notificação para a chegada de novos mails nestes serviços.

Outras novidades desta versão são a possibilidade de mudar o nome à página MyWorld, a adição de uma feed na página MyWorld que mostra as últimas actividades dos contactos do utilizador nos vários serviços integrados no browser e o suporte para os álbuns do Picasa.

Download

Flock 1.1 irá integrar Webmail e Google Picasa

A próxima versão do Flock (Flock 1.1), o browser social baseado no Firefox, virá com suporte para webmail e para o serviço de alojamento de imagens Google Picasa.

Os serviços de webmail suportados serão o Gmail e o Yahoo! Mail. De x em x tempo (talvez o intervalo de verificação venha a poder ser definido pelo utilizador), o Flock irá verificar se as contas configuradas têm emails novos e alertará o utilizador, caso exista correspondência nova.

O suporte para o Picasa será semelhante ao existente para o Flickr ou Photobucket: o utilizador poderá pesquisar e fazer upload de imagens para este serviço.

Fonte: Webware

Mahalo Follow 3.0 permite o envio de links para o Twitter

O motor de busca semântico/social Mahalo.com lançou a versão 3.0 da sua barra de ferramentas: a Mahalo Follow.

Esta barra de ferramentas permite pesquisar no Mahalo, recomendar links para este serviço e descobrir links de interesse. E agora também permite enviar links para os serviços web Twitter, Ma.gnolia e Del.icio.us.

O Mahalo Follow está disponível para o Firefox 1.5 e superior, Internet Explorer 6 e posterior e Flock 1.0 e posterior.

Flock 1.0.2


O browser social Flock – um browser baseado no Firefox – já tem nova versão. A grande novidade desta versão é a inclusão dos patches do Firefox até à versão 2.0.0.11. De resto, apenas pequenas melhorias na estabilidade e pequenas correcções de erros.

O Flock, assim como o Firefox, está disponível para GNU/Linux, Mac OS X e Windows.

Download

Browsers alternativos

Navegar na internet não é só com Firefox, Internet Explorer ou Opera. Existem mais browsers para as diferentes plataformas: uns são muito leves e outros até têm efeitos 3D.

Para mostrar que a navegação web não é sinónimo de Firefox ou Internet Explorer, o site Smashing Magazine publicou um post sobre vários browsers menos conhecidos, a maioria deles apenas disponíveis em Windows e baseados no Firefox ou no Internet Explorer. Nesta lista estão browsers como Flock (não muito desconhecido, mas ainda na sombra), Safari (muito conhecido dos utilizadores de Mac OS X, mas não de Windows), Camino e Space Time.

Não pensem que, por serem desconhecidos, estes browsers são menos poderosos que os mainstream. Acreditem que vão ficar agradavelmente surpreendidos com alguns deles.

Vejam a lista da Smashing Magazine

Curtas dos browsers

A Mozilla lançou mais uma versão do Firefox. O Firefox 2.0.0.9 é apenas um conjunto de correcções de bugs, a única novidade em relação à versão anterior.

Também a Netscape lançou a nova versão do seu browser, baseado no Firefox, apenas com um bug corrigido e a remoção do botão "Report Bug".

Outro browser baseado no Firefox, o Flock, tem nova versão. O Flock 1.0 está repleto de novidades, entre elas a melhoria da performance e a integração dos serviços Facebook e Twitter.