Cooliris 1.8 (PicLens)

A nova versão do PicLens chama-se agora Cooliris e reúne bastantes novidades em relação à versão anterior.

Para quem ainda não ouviu falar no PicLens, é uma extensão para o browser que permite encontrar fotos em sites e navegar entre elas numa galeria em 3D.

Uma das principais novidades é o facto de funcionar perfeitamente em qualquer dos browsers IE, Firefox e Safari.

Para além disso, é agora possível enviar as fotos e vídeos também, por e-mail a um amigo nosso sem a necessidade de sair do ambiente da extensão que corre em fullscreen.

Homepage: Cooliris

Equipa xTok apresenta amanhã nova versão do Blogtok

Blogtok

Actualmente existem centenas de Content Management Systems, no entanto o Blogtok destaca-se devido a ser um sistema de blogging criado exclusivamente em Portugal e um dos pioneiros na tecnologia RSS.

O Blogtok permite-lhe criar o seu blog, a sua galeria de fotos, inserir fontes de RSS na sua página e pesquisar numa base de dados de mais de 500 fontes de informação e integrar uma grande comunidade, onde poderá encontrar pessoas com todos os gostos.

A equipa xTok, estará amanhã, dia 8 de Julho de 2008, a lançar a nova versão do Portal Blogtok do qual se poderão esperar grandes novidades como um novo design, uma nova interface para a administração da sua conta, um novo gestor para a sua música ou para os seus podcasts, uma bolsa de valores que será uma espécie de karma que lhe permitirá evoluir na comunidade consoante o seu número de posts, comentários, visitas únicas entre outros.

Para além disso, o novo sistema permite a que um utilizador possa ter vários blogs, com uma única conta e ainda vários nicks.

Amanhã poderemos analisar melhor o sistema e dar-lhe melhor a conhecer as potencialidades da nova versão deste projecto que muito tem para ensinar aos restantes sistemas do género.

Elisa – Media Center Open-Source

Elisa - Media Center OpenSource

Chegou o novo Media Center Open Source que funciona com a maior parte dos sistemas operativos.

Chama-se Elisa, e è uma espécie de Front Row mas em open source, e está disponível para OSX, Windows e Linux.

Deixo aqui algumas das características deste programa:

  • Suporta: H.264, MPEG 2, MPEG4, Quicktime, Windows Media, Ogg Vorbis, Ogg Theora, Matroska, etc…
  • Detecta automaticamente toda a media na vossa rede ( network )
  • Suporta Touchscreen e controle remoto
  • Pode-se visualizar imagens e fotografias usando Cover Flow, Grid View e List View
  • Contem um Internet radio browser

Vão ser adicionadas mais funções na próxima versão, entre elas a possibilidade de aceder ao Youtube, Flickr e Pikeo.

Mascotes Euro 2008 - Flix e Trix

Windows Vista a correr 108 programas em simultâneo

Windows Vista 100 programas

Já circularam por aí fotos do MacOSx num Macbook Pro com 4GB de RAM a correr 150 aplicações em simultâneo e agora é a vez do Windows Vista mostrar o seu valor ao correr 108 aplicações.

Ao que se sabe a máquina tem 3,25GB de memória RAM.

Até já(zz)

despedida temporaria

Infelizmente, devido a motivos pessoais, a minha participação no Webtuga está em standby. Continuarei apenas a participar esporadicamente e não diariamente. Aos leitores e também aos meus trolls de estimação: continuem a visitar o Webtuga e até já!

A imagem utilizada neste post é da autoria de mira_foto, que a disponibilizou sob uma licença Creative Commons 2.0.

PS: os convites que fiz a algumas pessoas para publicarem um guest-post no Webtuga continuam de pé.

Stream 19 – uma rede social portuguesa de desportos radicais

Sérgio Veiga, um jovem empreendedor português de 24 anos, criou uma rede social para amantes dos desportos radicais chamada Stream 19. O objectivo é reunir todos os praticantes e amantes deste tipo de desporto de todo o mundo.

A rede social já está a funcionar, por enquanto em fase beta. A apresentação oficial do Stream 19 será feita no Take Off, um evento que decorrerá hoje no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEIUC).

No Stream 19 é possível partilhar fotos e vídeos, divulgar eventos, promover marcas e todas aquelas funcionalidades que se esperam numa rede social. E ainda tem um interface bastante agradável, cuja navegação é feita através de separadores no próprio site.

O Stream 19 está disponível em português e inglês, mas mais idiomas deverão ser adicionados a curto/médio prazo. O interface é agradável e suporta separadores. Sejam ou não amantes e/ou praticantes de desportos radicais, dêem uma visita ao Stream 19.

Stream 19, via Diário Digital

Comissário quer saber o que pensam os europeus das taxas pela cópia privada

O Comissário Europeu do Mercado Interno, Charlie McCreevy, decidiu saber qual a opinião dos europeus em relação às "levy systems".

As "levy system" são uma taxa aplicada aos sistemas de armazenamento e reprodução de conteúdos, como CDs, DVDs, leitores de MP3, fotocopiadoras, etc). O valor recolhido por essa taxa é, na teoria, distribuido pelos criadores dos conteúdos.

Como parte do processo de consulta, Charlie McCreevy está a recolher respostas e comentários acerca deste tema junto de todos os interessados. Em Portugal, a ANSOL (Associação Nacional pelo Software Livre) e o DRM-PT.info (projecto nacional que alerta as pessoas para os problemas do DRM) estão a preparar as respostas a enviar.

Se têm algo a dizer sobre este assunto ou querem ajudar a ANSOL e o DRM-PT.info a redigir as respostas, visitem a página do DRM-PT.info dedicada ao tema. Podem, também, responder a um questionário feito no blog da ANSOL.

via mail enviado pelo Marcos Marado e Remixtures.com

Adobe lançou versão online do Photoshop

A Adobe finalmente lançou a versão online do seu famoso editor de imagem, Photoshop. Esta versão não é tão rica em funcionalidades como a versão para o desktop; ainda assim, talvez seja uma boa escolha para quem não tem um editor de imagem instalado.

O nosso blog "irmão", Boorlix.com, fez uma análise às funcionalidades e potencialidades do Photoshop Express. Dêem um salto até lá e leiam o artigo.

Versão adulterada do FlashGet espalha trojan

Um grupo de criminosos conseguiu acesso aos servidores onde o conhecido gestor de downloads FlashGet está alojado e substituiu a aplicação por uma adulterada que, quando executada pelo utilizador, descarrega automaticamente um trojan.

A versão maliciosa do FlashGet esteve disponível para download durante 10 dias. Entretanto, já foi retirada e uma versão "limpa" já foi disponibilizada aos utilizadores. Curiosamente, o trojan descarregado pelo FlashGet está alojado nos próprios servidores da aplicação.

Se descarregaram o FlashGet nos últimos dias, verifiquem a presença dos ficheiros inapp4.exe, inapp5.exe e inapp6.exe no vosso sistema. Se encontrarem um deles, parabéns, foram infectados.

Quem fica mal na "fotografia" é a empresa que desenvolve o FlashGet; não porque a aplicação foi adulterada, mas por não ter notificado os seus utilizadores do sucedido.

via Baboo.com.br e Viruslist.com (Obrigado ao nosso leitor, Francisco Carinha, pela dica.)