Eurico Leite (Southafrikanse) – o engenheiro

Eurico LeitePois é, temos um Sr. Dr. Engenheiro na equipa WebTuga. O Eurico Leite, mais conhecido por Southafrikanse concluiu hoje o seu curso.

Blogger no Tugatronica e no seu blog pessoal Eurico Leite, o Southafrikanse concluiu a sua Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores – Ramo de Electrónica e Computadores na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.

Tenho “trabalhado” em equipa com o Eurico e tem sido um grande apoio no projecto WebTuga, merece de nós todas as felicidades.

Parabéns amigalhaço!

Como instalar o KDE 4.1 beta 1 no Ubuntu 8.04

kde desktop kde 4.1 ubuntu

Ainda não chegou à versão final, mas já está disponível para o Ubuntu e respectivas variantes um repositório com a primeira beta do KDE 4.1. Como esta não é ainda a versão estável deste gestor de desktop e eu não tenho paciência para estar a usar um desktop potencialmente não tão estável como eu gostaria, prefiro não adicionar este repositório por enquanto. Mas quando a versão final sair, é a primeira coisa que faço.

Entre as muitas novidades desta primeira beta do KDE 4.1 estão o maior número de aplicações já a utilizar o QT4 – como o Kontact, a PIM do KDE -, mais opções de configuração do desktop e a maior maturidade do Plasma, um componente essencial do KDE4.

As instruções para adição do repositório e instalação do KDE 4.1 beta 1, assim como a link do repositório, estão no site Ubuntugeek.com. Usem, mas não abusem. 😛

IPV6 – O dia em que o router morreu

Um pequeno e engraçado vídeo sobre o IPV6 pela mão de uma camada de geeks…

IPV6

A dança dos Geeks por Richard Stallman

Quem não conhece Richard Stallman, umas das pessoas mais importantes no mundo do software livre, tendo sido fundador da Free Software Foundation (FSF), do projecto GNU e criou várias aplicações como GNU C Compiler e o Emacs. É também o criador das licenças GNU GPL.

Richard Stallman é uma pessoa com um espírito bastante aberto ( será que o espírito dele é open-source? ). Aqui neste vídeo podemos observa-lo a dançar com o seu portátil.

eyeOS 1.6 – Gala Sync

eyeos 1.6 Gala Sync

Enquanto que no mundo dos sistemas operativos para desktop e servidores as atenções estão todas viradas para o Ubuntu 8.0.4 Hardy Heron, o mundo dos sistemas operativos on-line recebe grandes novidades.

Hoje nas minhas leituras diárias, reparei num "post" do meu colega Bit.ate do PlanetGeek que fala sobre a nova versão do eyeOS.

O famoso eyeOS, um sistema operativo on-line open-source, recebeu ontem uma das maiores actualizações desde a sua existência.

Na versão eyeOS 1.6 “Gala Sync”, todos os esforços foram centrados na melhoria da experiência do utilizador com este sistema, tendo sido implementadas novas aplicações e novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de web-apps para este sistema operativo.

Gala Sync tras novidades fresquinhas como um novo sistema de Drag and drop, novos widgets, um novo leitor de rss ( eyeFeeds ), um novo editor de texto com cores para as principais linguagens de programação e um sistema de auto-completar para facilitar a programação on-line, um IDE para desenvolvimento chamado eyeCode, uma nova calculadora e ainda um novo jogo chamado eyeTetravex.

No entanto a novidade mais relevante no eyeOS é a possibilidade de criar aplicações capazes de comunicar com o seu sistema operativo Desktop, sendo o eyeSync uma das primeiras aplicações que permite sincronizar os seus sistemas operativos.

Para já a versão 0.1 do eyeSync só está disponível para macOSx e para Linux, no entanto nas próximas semanas estará pronta para correr em Windows.

+info

Dosugus: almofada geek

dosugusSe passam muito tempo "colados" ao computador e pouco tempo a dormir, vão querer ter este item em casa: Dosugus.

Que raio será o Dosugus, não é? Bem, o Dosugus é uma almofada com um interface DOS cozido. Não é nenhuma Bash, mas serve para matar saudades dos anos 90 e para começar a dormir algumas horas por dia.

Esta almofada geek é uma criação do Art Lebedev Studio, que criou coisas como o Optimus Maximus keyboard e o Folderix (uma pendrive em forma de pasta).

via Geeksugar.com

Gere as tuas pausas quando estás no computador com o Workaholic

workaholicO problema de trabalhar em ou com computadores é passarmos muitas horas em frente a eles, sem que nos apercebamos disso. Depois, acabamos com a vista cansada e com algumas lesões musculares. Por isso convém fazer umas pausas de vez em quando.

Mas isto levanta outro problema: saber quando é altura de fazer uma pausa. A maioria das pessoas estão tão concentradas (ou até mesmo vidradas), nem que seja nos chats e jogos, que se esquecem completamente disso.

Para lembrar os utilizadores das pausas, existe uma pequena aplicação para GNU/Linux chamada Workaholic. O utilizador configura o intervalo de tempo entre cada notificação e a duração de cada pausa, e o Workaholic trata do resto. Se for necessário, uma pausa pode ser adiada durante 5 ou 10 minutos.

Um pacote para Debian e seus derivados está disponível para download. Os utilizadores das outras distribuições de GNU/Linux terão que descarregar e compilar a aplicação ou procurá-la nos repositórios.

Download

Partidas, geek style

bartOntem, o blog Lifehacker.com publicou uma lista de 10 partidas "inocentes" com um toque geek, para que as possam por em prática durante o dia de hoje – e também em qualquer dia, porque um dia bom para travessuras é quando um homem ou uma mulher quiser.

Também os autores do blog Downloadsquad.com publicaram uma lista de partidas geek, mas com apenas 4.

Que elas vos sirvam de inspiração para assustar algum familiar, amigo, colega de trabalho ou o patrão, se ele, em vez de vos aumentar o ordenado, vos aumentar o trabalho.