MacOSx Snow Leopard – O que esperar…

A Apple teve ontem uma excelente apresentação de todas as novidades que têm vindo a desenvolver nos últimos meses.

Foi renovada a gama de Macbooks, lançado o novo iPhone 3Gs e apresentadas várias novidades para o Snow Leopard.

O Snow Leopard será lançado em Setembro e terá um custo de 129$ ou 29$ para utilizadores que já tenham o Leopard. O Pack Família terá um custo de 49$.

Entre as várias novidades, destacam-se algumas, como o Finder que foi totalmente reescrito e apesar de não apresentar alterações a nível do interface, tem bastantes melhorias no seu desempenho.

As stacks agora permite funcionalidades avançadas, como navegação entre pastas, facilitando o acesso a toda a informação.

O Expose tem também uma nova funcionalidade, permitindo expandir as janelas de uma determinada aplicação através da Dock, possibilitando uma melhor gestão de janelas abertas.

Foi anunciado também o Quicktime X que permitirá a edição e partilha de vídeos com outras pessoas e tem para além disso bastantes melhorias a nível do interface.

O Snow Leopard apresenta nova opções de acessibilidade, melhorando assim a utilização do OSx para pessoas de certa forma fisicamente incapacitadas.

Uma das funcionalidades que não pode passar ao lado é a introdução do suporte para Exchange nas aplicações Mail.app, Address Book e iCal de forma totalmente gratuita.

Foram feitas melhorias a nível da arquitectura do sistema de forma a aproveitar melhor as potencialidades de processadores com vários core a 64-bits.

A nível de gráficos, o Snow Leopard apresenta um novo standard aberto utilizado já por várias empresas, o OpenCL.

A keynote da Apple na WWDC 09 foi marcado também pelo anúncio do novo iPhone 3Gs por apenas 199$ nos modelos de 16GB e 299$ nos modelos de 32GB. O iPhone 3G 8GB anterior baixou para 99$ (preços para contractos AT & T).

KiGoo – Gerir Google Calendar e Contacts pelo Outlook

Kigoo

Não é meu habito usar qualquer tipo de calendário, no entanto com tantas tarefas para realizar estou seriamente a pensar nisso.

Estive hoje a tentar brincar um pouco com o iCal e com o Google Calendar, são ambas aplicações espantosas e se existir forma de sincronizar os dados de ambos será ainda melhor. Provavelmente existe alguma forma de fazer isso, mas ainda não tive tempo para explorar mais o assunto.

No  entanto não é do iCal que venho falar, mas sim do KiGoo, que permite gerir o Google Calendar e os contactos da sua conta do Google através do Microsoft Outlook 2003 ou 2007.

O KiGoo é uma aplicação gratuita para uso não comercial e funciona em tempo real com os servidores do Google, ou seja, não necessita de sincronizar com o Google.

iCal Faz 6 Anos

O ICal faz hoje, dia 17 de Julho, 6 anos. Esta que é a primeira aplicação de calendário a oferecer suporte a múltiplos calendários e possibilitar a publicação desses calendários em servidores.

Inicialmente o icon do iCal é como o vêem em cima, apenas mostrando a data do lançamento, 17 de Julho, mas com o Leopard veio uma nova versão do iCal que passou a ter um icon que mostra o dia e o mês em que estamos, simplificando assim alguma trabalho de ir ver a outro sitio, mas perdendo-se o memorando ao dia do seu lançamento.

Eu utilizo o iCal para agendar os meus testes, coisas que tenho de fazer sem me esquecer (como ir a uma consulta), entre outras. Utilizo para coisas pessoais e vocês? Utilizam o iCal? Para agendar coisas pessoais ou empresariais? Oquê que faz falta ao iCal? Quero “ouvir” as vossas opiniões.

Tudo o que Precisa Saber Sobre o Snow Leopard

O nome do próximo sistema operativo da Apple foi revelado durante a Keynote do Steve Jobs, na WWDC 2008, embora apenas tenha revelado que se chamaria Snow Leopard, nos dias seguintes vieram a público mais informações sobre o Snow Leopard (por exemplo a página no site da Apple dedicada ao Snow Leopard), dando-nos a conhecer um pouco mais como será o próximo sistema operativo da Apple.

A principal informação revelada é o facto de o Snow Leopard ter o seu desenvolvimento focado na performance e segurança, devendo manter o mesmo aspecto que o Leopard.

Neste artigo é feita uma análise exaustiva do Snow Leopard, cliquem ao lado para continuar a ler: Continue reading “Tudo o que Precisa Saber Sobre o Snow Leopard”

Actualização: Mac OS X 10.5.4

A Apple disponibilizou hoje a nova actualização do Mac OS X, que chega agora à versão 10.5.4, esta melhora a segurança, estabilidade e compatibilidade do sistema, e são também feitas correcções no Safari, AirPort, iCal, Exposé, Spaces e X11.

Esta nova versão vem oferecer suporte para ao novo serviço MobileMe , suporte adicional de imagens RAW para várias câmaras, entre outros detalhes que podem ser vistos no site da Apple.

O Mac OS X 10.5.4 é uma actualização que ocupa pouco espaço (menos de 100 MB) e é uma das mais rápidas de sempre, pois o Mac OS X 10.5.3 foi lançado apenas à um mês.

A actualização é recomendada a todos os utilizadores do Leopard e pode ser feita através da Actualização de Software ou através do site da Apple

Snow Leopard: Empresas e PowerPC

Entre as novidades da Apple para o seu novo gato, o Snow Leopard, encontra-se o suporte nativo ao Exchange Server em todas as aplicações do OS X.

Isto significa que o push mail, calendários e contactos vão chegar ao Mail, iCal e Address Book.

Este poderá ser o passo essencial para atrair o Mac para a empresa (as de design, vídeo e áudio não contam)?

Por outro lado, segundo um screenshot dos requisitos para instalar o Snow Leopard Developer Preview, o Snow Leopard requer um CPU da Intel.

Até agora, a Apple sempre referiu os CPU PowerPC à parte. O facto destes não serem referidos pode significar que o suporte das novas versões do Mac OS X não suportarão a plataforma PowerPC.

CDs gratuitos de Sistemas Operativos OpenSource

CDs Gratuitos

Apesar de muitas pessoas ainda não terem conhecimento, existem vários sistemas operativos gratuitos e open-source que poderão usar sem ter que gastar dinheiro para usufruir dos serviços do mesmo.

No entanto, hoje em dia não é apenas o código destes sistemas operativos que é gratuito, mas inclusive são distribuídos CDs gratuitos com o sistema operativo.

As empresas responsáveis pelos sistemas operativos, vêem assim uma maneira de promover o software livre e de convencer as pessoas a testarem uma alternativa.

Para aqueles que estejam interessados a testar uma alternativa ao sistema operativo que usam, o WebTuga deixa aqui alguns sistemas operativos que pode receber gratuitamente em casa, preenchendo apenas um simples formulário.

Ubuntu ( Canonical )
edubuntu ( Canonical )
kubuntu ( Canonical )
OpenSolaris ( Sun )
Unbreakable Linux ( Oracle )

Preencha os formulários, espere umas semanas e terá em sua casa os CDs com os respectivos Sistemas Operativos.

TugaSport em força

Depois de várias semanas abandonado, o Tugasport, o nosso blog sobre desportos, volta ao activo e com grandes novidades.

Não foi apenas uma actualização do WordPress que já há muito que andava a pedir, mas também uma mudança radical no design, incluindo o logótipo.

O novo TugaSport vai ser actualizado com mais frequência e vai ter futebol em directo e quem sabe, outros desportos.

Feitas as honras, resta-me pedir-vos para verificarem as novidades com os vossos próprios olhos e para deixarem o feedback.

Pesquisas cómodas no Youtube com o Youtube Fast Search

Quando pesquisam um vídeo no Youtube, só têm a possibilidade de ver um de cada vez, a não ser que abram cada vídeo num separador diferente. Só que, mesmo com um separador para cada vídeo, a pesquisa de vídeos no Youtube é um bocado fatela (isto ainda se usa?).
Para dar um pouco de cor à pesquisa deste serviço de vídeos, podem utilizar o Youtube Fast Search. Este serviço web permite que pesquisem vídeos sem retroceder, novos separadores, novas janelas e paragem do vídeo. Por outras palavras, permite pesquisas mais práticas e cómodas.
Para além da pesquisa, o Youtube Fast Search permite a criação de playlists, que podem ser importadas e exportadas, com os resultados das pesquisas.

Youtube Fast Search, via Google Operating System

Como acabar com o spam no Google Calendar

Se utilizam o Google Calendar e sofrem da recente vaga de spam que assola este serviço, a lista Google Calendar Help apresenta uma simples solução para este problema.
Não, não é deixar de utilizar este serviço – que é o único que conheço que envia mensagens de texto de alerta para operadoras nacionais. Mas é igualmente simples: basta irem a "Definições" e desactivar a opção "Adicionar automaticamente convites ao meu calendário".
Se o idioma do Google Calendar estiver definido como inglês, têm que clicar em "Settings" e desactivar a opção "Automatically add invitations to my calendar".

É assim tão simples. 🙂