Emesene 1.5 com suporte a Webcams

EmeseneA partir de agora, o cliente de Instant Messaging para Linux e Windows conhecido por “Emesene” conta com suporte a webcam.

Emesene logoO emesene tem várias novidades, entre elas a possibilidade de iniciar uma ligação à rede do Windows Live Messenger via HTTP, o suporte de uso de proxy, vários conjuntos de plugins, melhorias na gestão de contactos e muitas outras línguas suportadas.

Em baixo pode consultar uma lista completa de todas as novidades:

  • Compatibilidade com o ultimo Windows Live Messenger(tm)
  • Novo conjunto de plugins (Plus! colors, Notificações, Verificação de e-mails, etc.)
  • Ligação HTTP e suporte a proxy
  • Suporte para contas @msn
  • Melhor gestão de contactos com aba de privacidade e possibilidade de rejeitar utilizadores
  • Melhorias no chat em modo Offline
  • Suporte para Grupos MSN
  • Suporte experimental para webcams
  • Novas opções no layout
  • Suporte para muitas mais línguas

O anúncio foi divulgado no blog oficial do projecto, poderá obter mais informações aqui.

Trillian Astra beta

Quem gostar de programas de IM multi-protocolo deve conhecer o Trillian.

E o Trillian tem novidades… A equipa do Trillian abriu a beta ao público.

Agora é possível entrar na beta do Trillian Astra (só Windows por enquanto).

Para quem não conhece o Trillian pode ver screenshots aqui.

A beta consiste de 30 dias usando a versão pro, quem depois quiser continuar a usar o Trillian Astra beta tem 2 opções, ou pagar ou então usar a versão free.

Para aderir a beta do Trillian Astra basta ir a este link, preencher os campos e depois esperar por um e-mail com toda a informação necessária.

Skype App para iPhone

App Store

E finalmente a tão aguardada iPhone App do Skype está disponível para download, mas parece que está a revelar-se um fracasso visto que várias pessoas estão a ter problemas ao utilizar a aplicação.

O Skype é uma das aplicação de comunicação por VoIP e está agora disponível para o iPhone e iPod Touch, no entanto estes últimos terão que ter um headset compatível para poderem efectuar chamadas de voz. Para além disso é necessário que tenha pelo menos o iPhone 2.1 Software Update instalado.

A Skype App só possibilita chamadas quando está conectado via Wifi, não em sendo possível efectuar chamas em ligações 3G ou Edge devido ao elevado número de transferências de informação que este executa.

Quando estiver ligado via 3G ou Edge poderá no entanto conversar com os seus contactos via text messaging.

Fique aqui com algumas screenshots e o link do download da Skype App para iPhone.

Skype AppSkype AppSkype App

Skype AppSkype AppSkype App

Extras para AdiumX por Regivic

Futebol Portugal

O AdiumX é um dos melhores clientes de Instant Messaging que encontrei até agora, no entanto só está disponível para OSx. Funciona com vários protocolos de telecomunicação, incluindo MSN, Jabber e Gtalk.

Para além da grande quantidade de funcionalidades que o Adiumx tem por omissão, é ainda possível acrescentar e criar novos extras, como sons e icons.

O nosso leitor Regivic criou 4 pacotes de icons para o AdiumX, onde a mascote do AdiumX, um pato verde, tem vestida a camisola da Selecção Nacional e as camisolas dos três grandes, Benfica, Sporting e Futebol Clube do Porto.

O Regivic é também autor de outros extras, no total são 35 extras para AdiumX. Espero que gostem.

BoostCam – Vídeoconferência instantânea

Boostcam

A Internet é hoje em dia uma das redes de comunicação mais utilizadas, existindo vários protocolos de comunicação, seja o VoIP, IM’s ou até mesmo fóruns de discussão.

O BoostCam é mais uma maneira de comunicar, desta vez via vídeo-conferência de uma forma instantânea e gratuita.

Para poder utilizar o serviço basta ter um browser com suporte para flash e uma webcam, clicar em “Start Chat Now!” e enviar o link do chat aos seus colegas para que eles se possam juntar à vídeo-conferência.

Boostcam

SouSocial – Uma rede social Portuguesa

Sou Social

A SouSocial , a sua nova Rede Social Portuguesa, não tem como objectivo fazer concorrência as grandes redes sociais como Hi5, Facebook por aí fora, mas sim juntar uma comunidade de povo Português numa só rede. Cada utilizador é livre de se registar e fazer as suas amizades com outros membros da rede.

Pelo que verifiquei, o site é bastante interessante e bastante objectivo, tendo uma navegação simples, o que em conjunto faz tudo o que é necessário em uma rede social.
O utilizador pode:

  • Criar o seu blog – para quem gosta de escrever e dar o conhecimento das ultimas novidades sobre a tecnologia e outros temas (como eu).
  • Criar o seu grupo – Poderá criar grupos, privados ou não.
  • Criar o seu álbum – Onde poderá partilhar fotos, por exemplo das suas saídas à noite ou de viagens e momentos com o seu grupo de amigos.

Falta frisar que está a decorrer um passatempo onde poderá ganhar um iPod Touch 16gb (também quero!), onde será sorteado o perfil vencedor no dia 31 de Maio de 2009.

Passatempo

Conclusão:
Apesar de ainda ser uma versão “Beta” e se encontrar com uns pequenos erros em que o utilizador poderá reportar e ajudar a melhorar, só tenho a dizer uma coisa, nada melhor que uma comunidade portuguesa, apoiem o que é nacional.

Eu já lá estou (ai não que não estou… com um sorteio de um iPod Touch? :P), junta-te à rede.

Ultimate Live no Webtuga

logoul-1

Ola leitores, hoje resolvi transferir meus visitantes pra aqui do Ultimate Live, afinal estou sem tempo, e trazendo eles para ca estou a poupar trabalho, pois escrevia no meu site, Ultimate Live e aqui no Webtuga.

Transferido:

Feed RSS

Pagerank (Links)

Nem sequer avisei ao cenourinha, espero que ele tenha  gostado, pois quero ver o Webtuga Mais grande do que ja se faz.

A linguagem de escrita nao sera um fator problematico, continuarei a escrever em pt-pt.

Tudo que vier a ser, desde agora ja se faz.

Guerra Santa

Todos têm uma fé. Uns acreditam em Delphi, outros em Java. Há ainda os discípulos de C, de Visual Basic, HTML e outras tantas igrejas menores. São programadores, mas poderiam muito bem ser chamados de pastores.

Jamais duvide da linguagem preferida de um programador. Pode ser o caminho mais curto para a fogueira da Guerra Santa Virtual.

Como não podia deixar de ser, também cultivei a minha religião. Ainda brincava com BASIC, sem fazer nada de importante, quando conheci o Pascal. Um amigo baixara algumas apostilas de um BBS – ainda não se acedia à Internet – e assim que li fiquei convertido.

Pela primeira vez na vida vi uma linguagem estruturada. Tudo muito lógico, restrito e, ao mesmo tempo, flexível. Talvez não tão eficiente quanto o todo poderoso C, que conhecia de fama, mas muito mais eficaz que o BASIC e perfeita para a correcta aprendizagem da programação.

Devorei os tutoriais todos e em questão de dias já fazia programas em Pascal que nunca conseguira fazer em BASIC.

Convertido, jurei nunca mais usar “goto” e sempre adorar a estrutura perfeita das constantes, variáveis e sub-rotinas, organizadas e declaradas previamente, Já havia versões estruturadas de BASIC por aí, mas sempre era possível numerar as linhas e desviar o programa usando “goto”, uma verdadeira blasfêmia a ser evitada.

Veio então a interface gráfica, e o computador ficava cada vez mais acessível aos impuros e infiéis humanos normais. Apanhei o comboio um pouco tarde, quando Windows 95 já se firmava como padrão de mercado e comecei a desenvolver em Delphi, que era baseado em Pascal. Percebi, porém, que apesar da minha firme convicção, as linguagens ditas inferiores não desapareciam. Pior.

Percebi que era possível sim, desenvolver programas bons até mesmo em Visual Basic. Minha fé perdera o sentido de ser.

Pode ser difícil de admitir, mas a sua linguagem de programação preferida, assim como a sua equipa de futebol, não ganha sempre. A evolução, já dizia Darwin, depende da selecção natural e da diversidade. Não importa o quanto se batalhe e dicuta, haverá sempre  alguém fazendo um programa melhor que o seu, na linguagem que você mais odeia. E não adianta nada deita-lo na fogueira.

Tentaram esse método há uns mil anos atrás e não deu certo.


resolvi partilhar com vocês esta cronica da revista PC Master (Ano 5, Edição 51, Por Leandro Calçada). O texto demonstra na perfeição a realidade… todos nós (programadores) por uma razão ou por outra gostamos mais de uma linguagem de programação e conscientes da nossa convicção defendemos-la até ao fim, quem diz linguagens de programação, diz sistemas operativos… somos todos seguidores de alguma coisa.

Eu digo, ainda bem que não concordamos em tudo e ainda bem que existe alternativas e concorrência.

Darwin tinha razão, a evolução depende da selecção natural e da diversidade… será sempre assim…

Bom fim de semana, Cumprimentos

Pidgin 2.5.4

PidginComo sabem ontem aconteceram alguns problemas com MSN. Muitos dos clientes que utilizam a biblioteca libpurple começaram a ter problemas ao ligarem-se aos servidores da Microsoft e portanto muitos de vocês sentiram na pele a sensação de ficar sem MSN.

Felizmente o mundo OpenSource responde rapidamente a este tipo de falhas e passado poucas horas deste problema, a equipa do Pidgin já lançou uma nova versão que entre várias correcções, já permite efectuar a ligação aos servidores da Microsoft sem qualquer problema.

Portanto se utilizava o Pidgin, faça já o download da ultima versão, Pidgin 2.5.4 e conecte-se à rede MSN sem qualquer problema (ou então IRC).

Ubuntu Free Culture Showcase: vencedores anunciados

Os vencedores do Ubuntu Free Culture Showcase, uma competição destinada a quem cria conteúdos artísticos com software livre, qe figurarão na próxima versão do Ubuntu já estão escolhidos. O anúncio foi feito por Jono Bacon, o responsável pela comunidade do Ubuntu.

Os vencedores são Adrés Vidau, um engenheiro electrónico mexicano que venceu a categoria Áudio, e Andrew Higginson, um jovem inglês de 14 anos que conseguiu o primeiro lugar na categoria Vídeo.

Estes dois trabalhos serão incluídos na próxima versão do Ubuntu. Para acederem a eles, irá bastar um simples sudo apt-get install example-content.