IPREDATOR – Serviço de VPN do The Pirate Bay

IPREDATOR

Segundo o blog TorrentFreak, o The Pirate Bay irá em breve disponibilizar um serviço de Rede Virtual Privada (VPN) que permitirá efectuar os downloads anonimamente sem guardar qualquer tipo de informação do utilizador.

O iPredator, nome da rede, terá um custo de 5€ mensal e estará disponível no dia 1 de Abril caso tudo corra como planeado para os lados dos “piratas”.

Os primeiros 500 a inscreverem-se no programa beta testing terão o serviço gratuitamente.

A VPN permitirá fazer com que o seu IP seja substituído pelo IP do servidor da VPN, evitando assim que a sua identidade seja descoberta, enquanto que toda a informação da sua ligação é encriptada.

Se quer tentar a sua sorte, inscreva-se já como beta tester.

Instant Messaging Via Bonjour

O Bonjour é a implementação da Apple do protocolo Zeroconf. Através dele, podemos configurar partilhas de pastas ou impressoras, quase sem nenhuma configuração. Menos conhecida é a vertente comunicativa do Bonjour.

Através do Bonjour podemos configurar uma rede de IM em miniatura dentro da nossa LAN. Para isso apenas precisamos de 2 computadores (Mac ou PC, é indiferente) no mínimo e que esses computadores se encontrem dentro da mesma Subnet. Em hardware de rede, não é preciso mais que um simples router, com wireless caso deseje ligar um PC por esta via.

Para fazer os 2 computadores comunicarem é preciso que estejam a correr Mac OS X 10.4 ou superior ou Windows 2000 ou superior. É também preciso que estejam a correr os serviços do Bonjour (precisa de instalar no Windows, no Mac OS X estão sempre ligados).

Agora, é preciso um cliente de IM que suporte o protocolo Bonjour. As minhas recomendações vão para o Adium em OS X e o Pidgin em Windows, pois são autênticos poliglotas e são ambos baseados nas mesmas bibliotecas. O processo de configuração dos clientes de IM é extremamente simples, e portanto não vai ser coberto aqui.

Depois de verificar se temos tudo o que precisamos, vamos começar então a “montagem”.

Primeiro é preciso configurar os 2 computadores para estarem na mesma Subnet. Actualmente a grande maioria dos routers trás um servidor de DHCP embutido, que se assegura de atribuir os IP e de os colocar na mesma Subnet. Caso o seu router não tenha DHCP ou não esteja a usar um router, consulte a ajuda do seu sistema operativo (o que duvido que seja necessário pois já deve ter tudo configurado).

Depois, instale o cliente de IM que escolheu e siga o assistente de configuração dele.

Já temos a nossa mini rede de IM configurada. Os utilizadores são automaticamente adicionados à sua lista de contactos, pelo que não terá que adicionar nicks. Caso tenha escolhido o Adium/Pidgin, pode ainda configurar outro protocolo de IM, pois eles suportam a grande maioria dos mais usados.

Agora que já tem uma rede de IM interna configurada, relaxe e fale com a sua família através dela, ou então comece a explorar o que o Bonjour lhe pode oferecer (apenas como dica, configurar um servidor Web com o Bonjour é tão fácil como uma rede de IM).

Novos MacBook Pro Para Breve?

Os rumores de um novo MacBook Pro voltam a surgir nos grandes sites relacionados com a Apple.

Tal como o MacBook Air foi ligeiramente revelado através dos logs do Adium, o novo MacBook Pro poderá ter sido revelado pelo programa MiniBatteryLogger, que mostra nas suas páginas de logs referências a um MacBookPro4.1, visto à 22 horas atrás (há hora de escrita do artigo). Segundo o site, a actual geração está representada como MacBookPro3.1.

Segundo o site MacRumors, o endereço de IP através do qual foi capturado o log da máquina pertence à Apple, e existem referências a este novo MacBook Pro no Mac OS 10.5.2.

Nada se sabe ainda sobre este portátil excepto que poderá incorporar um trackpad multitouch idêntico ao do MacBook Air.

Sites | MiniBatteryLoggerMacRumors