IRC segundo a série Numb3rs

Numb3rs, Episódio 6 da Série 7: Descrição do protocolo IRC (Internet Relay Chat). Segundo a série o IRC é um programa de chat primitivo utilizado por hackers para comunicar entre si… hackers que usam linguagem l33t

Could someone please give me a facepalm?

Facepalm Socrates

Oh! Thanks Mr. Sócrates.

Livestation – Ver TV Online

LiveStation

Ontem descobri uma excelente ferramenta para ver tv online gratuitamente, o Livestation.

O reprodutor do LiveStation é multi-plataforma, encontrando-se neste momento disponível para macOSx, Linux e Windows.

Ver TV Online

O LiveStation permite ver centenas de canais de tv gratuitamente, incluindo canais parceiros dos livestation em alta qualidade como por exemplo o Al Jazeera English, BBC World, Bloomberg Television, C-SPAN, Deutsche Welle, euronews, France 24, ITN e Russia Today e ainda canais submetidos pela comunidade.

No site oficial do Livestation podemos encontrar um directório de canais de televisão e filtrar os canais por Palavras Chave, País, Língua e Categoria e ainda listar por Popularidade, Ranking, Data de adição ou Nome.

Para além disso os membros registados poderão criar o seu próprio canal e submeter ao directório.

Conversar e Ver TV Online

IRC TV Online

Ao entrar em canais, poderá conversar com outras pessoas que estão a ver esse canal, numa espécie de chat IRC integrado no player Livestation

Assim poderá partilhar opiniões e discutir o que quer que seja que esteja a dar no canal com outras pessoas.

Encontrar canais de TV online

Carousel

Com o LiveStation, encontrar canais de tv online nunca foi tão fácil.

Para além do directório de canais televisivos online no site oficial do LiveStation, o player livestation permite encontrar os canais submetidos pela comunidade, ver quais os canais que estão “na onda” e ainda tem um efeito “carousel” onde poderá ver rapidamente os canais que estão a dar.

TV Online HD em FullScreen

Como já foi dito, os canais parceiros do LiveStation estão disponíveis em HD (High Definition), ou seja, em alta definição.

Para apimentar mais as coisas, é possível ver todos os canais em fullscreen.

O LiveStation é sem dúvida uma das melhores aplicações para ver TV Online. Clique aqui para visitar o site oficial e fazer download do cliente/player.

Cobertura do "The spotlight turns to notebooks" no AppleTuga

appletuga

Como já tinha anunciado anteriormente o AppleTuga vai fazer a cobertura do evento da Apple onde serão apresentados os novos MacBooks intitulado de “The spotlight turns to notebooks”.

Para aqueles que quiserem seguir a cobertura pelo site, podem aceder à nossa solução de “Live Coverage“. Mas para quem deseje algo mais prático, oferecemos também a possibilidade de acompanhar a cobertura do evento através do seu Twitter, para isso, basta seguir os updates mais importantes pelo Live Appletuga e ainda poderá receber as notificações por SMS usando a sua conta do Twitter.

Para os que gostam de trocar ideias, podem aparecer no canal de irc do webtuga (http://www.webtuga.com/irc/) ou falar connosco através do teamspeak (81.92.219.214:6969)!

AppleTuga @ The spotlight turns to notebooks 2008

10 clientes de IRC para Linux

Clientes de IRC Linux

E por falar em IRC, o site LinuxHaxor.net fez uma listagem de 10 clientes de IRC para Linux, entre eles o Bitchx, o Irssi, o Konversation e o Kopete.

No entanto existem muitos mais, incluindo o xChat que não está incluído na lista mas é uma excelente opção.

Clique aqui e verifique a lista.

WebTuga na Quakenet

mIRCO WebTuga desde sempre tem apostado no IRC como um dos mais eficientes protocolos de comunicação existentes na Internet.

Existem várias redes, no entanto em Portugal as redes de IRC deixam muito a desejar em relação às grandes redes internacionais, como são o exemplo da freenode e da Quakenet.

E é esse o motivo que nos levou a criar um canal de IRC na rede Quakenet, mas também pelo facto de existir a necessidade de juntar o canal oficial do clan UEB, clan oficial de CS 1.6 do WebTuga, a uma grande comunidade de jogadores.

Por isso, a partir de agora podem encontrar-me a mim ( cenourinha ) e a outros membros da staff e da comunidade WebTuga, no canal #webtuga e/ou #ueb da rede Quakenet.

Podem entrar no canal através do nosso cliente de IRC Java online ou então pelo Mibbit.

Estamos à tua espera…

Data oficial para o lançamento do Firefox 3

SpreadFirefox

Já há data oficial para o lançamento da versão final do Firefox 3.

Foi colocado ontem no blog da Mozilla Developer Center o anuncio da data oficial do lançamento do Firefox 3 que ficou agendado para o dia 17 de Junho.

Depois de mais de 34 meses de desenvolvimento, a terceira versão do Firefox está a ser finalizada e no dia 27, a comunidade SpreadFirefox pretende bater um recorde mundial.

Todos juntos vamos tentar ajudar a o Firefox a bater este recorde, por isso agendem no vosso calendário o download do Firefox 3 no dia 17 deste mês.

Apple anunciou iPhone 3G na WWDC08

Ontem foi dia de evento Apple. Realizou-se em São Francisco nos Estados Unidos da América a World Wide Developer Conference 2008, um evento que tem como objectivo chegar mais perto dos programadores e saber o que estes necessitam e como de costume, foram anunciadas algumas novidades.

Como sempre, Steve Jobs começou por fazer um apanhado do sucesso dos produtos da Apple, informando-nos que o iPhone vendeu no seu primeiro ano, cerca de 6 milhões de iPhones.

AppStore

AppStore

Algumas empresas e alguns programadores demonstraram as suas aplicações desenvolvidas para o iPhone e expressaram a sua opinião acerca da sua experiência a programar na plataforma. Entre as demonstrações encontravam-se projectos da Sega, eBay, TypePad e da MLB.com.

As aplicações vão estar disponíveis na AppStore quando esta estiver disponível, sendo o próprio programador a definir o valor que deseja cobrar pela aplicação. Este ficará com 70% do preço final, enquanto que a Apple ficará com o restante para cobrir os custos de alojamento e divulgação. Caso o programador opte por disponibilizar a aplicação gratuitamente, não terá custos adicionais.

A AppStore vai estar disponível em 62 países e será possível fazer o download das aplicações por Wifi, pelo iTunes ou pela rede da sua operadora móvel, no entanto esta ultima opção não estará disponível para ficheiros com tamanho superior a 10MB.

Mobileme

Mobileme Box

Foi apresentado um novo serviço chamado Mobileme que permite ter acesso aos seus dados, como por exemplo calendários, e-mails, documentos ou ficheiros e sincronizar com o seu computador ( PC ou Mac ) e com o seu iPhone.

Este serviço está presente no domínio me.com, tem o valor de $99 dólares no pacote individual ou $149 no pacote familiar e vem substituir o anterior serviço .Mac.

Apresenta um interface web dinâmico nunca antes visto com novidades como drag and drop de múltiplos ficheiros, e-mails ou contactos e ainda pesquisa com resultados em tempo real, tal como se fosse no seu computador.

iPhone 2.0 Software Update

iPhone 2.0 Software Update


Foram dados a conhecer novidades que podemos esperar na iPhone 2.0 Software Update e uma delas bem resolver um problemas com que os desenvolvedores de aplicações 3rd party se depararam, que é o facto de ser impossível correr aplicações em background. Como opção e para reduzir o consumo de energia no gadget, a Apple criou uma solução que permite receber alertas de eventos server-side.

Para além disso, o novo iPhone 2.0 Software permite a pesquisa de contactos, suporte a documentos do iWork e do Microsoft Office, salvar imagens que receba por e-mail no seu iPhone, controlos parentais, máquina de calcular cientifica no modo landscape e ainda suporte a mais linguagens das quais 4 tipos de japonês e chinês tradicional e simplificado com a possibilidade de escrever com o dedo.

O novo software estará disponível gratuitamente para qualquer detentor de um iPhone em Julho e terá um custo de apenas $9.95 para aqueles que tenham um iPod Touch.

iPhone 3G

iPhone 3G

O novo iPhone foi apresentado, chama-se iPhone 3G e tal como o nome indica, integra a tecnologia de transferência de dados 3G, revelando uma velocidade 2,8 vezes mais rápida que a tecnologia EDGE, um novo conector para headphones como os do iPod e ainda inclui o GPS. Para além disso o novo iPhone faz uma melhor gestão da bateria.

A Apple pretende colocar o iPhone disponível em 70 países até ao fim do ano, sendo que no dia 11 de Julho, 22 desses 70 países, incluindo Portugal, vão ter o iPhone disponível pelo preço fantástico preço de 199$ na versão 8GB e 299$ na versão de 16GB. O iPhone 3G 16GB estará disponível em preto e branco.

Falta-nos saber o que Bertrand Serlet falou, horas depois, acerca do novo Mac OS X Snow Leopard.

Entretanto já é possível reservar o seu iPhone na Optimus.

PDF Search Engine – motor de busca para PDFs

PDF Search

Hoje em dia na Internet podemos encontrar qualquer tipo de ficheiro ou documento em variadíssimos formatos.

PDF Search Engine é um motor de busca que lhe permite, através de tags/palavras-chave, encontrar documentos com informação relevante.

Por exemplo, se procurar por "webtuga" encontrará 9 documentos no formato PDF. Alguns deles eram até desconhecidos para mim, mas graças ao PDF Search Engine, pude constatar que o WebTuga é referência em alguns trabalhos catedráticos.

Os resultados são fornecidos pelo Google, mas em vez de retornar todos os resultados, apenas retorna aqueles que estão em formato .pdf.

Agora já sabe, se está à procura de informações acerca de um determinado assunto, o PDF Search Engine pode-lo-á ajudar.

Como instalar o KDE 4.1 beta 1 no Ubuntu 8.04

kde desktop kde 4.1 ubuntu

Ainda não chegou à versão final, mas já está disponível para o Ubuntu e respectivas variantes um repositório com a primeira beta do KDE 4.1. Como esta não é ainda a versão estável deste gestor de desktop e eu não tenho paciência para estar a usar um desktop potencialmente não tão estável como eu gostaria, prefiro não adicionar este repositório por enquanto. Mas quando a versão final sair, é a primeira coisa que faço.

Entre as muitas novidades desta primeira beta do KDE 4.1 estão o maior número de aplicações já a utilizar o QT4 – como o Kontact, a PIM do KDE -, mais opções de configuração do desktop e a maior maturidade do Plasma, um componente essencial do KDE4.

As instruções para adição do repositório e instalação do KDE 4.1 beta 1, assim como a link do repositório, estão no site Ubuntugeek.com. Usem, mas não abusem. 😛

Como construir um computador Linux com 150$

tux webtugaJose Fermoso, um dos editores do blog Gadget Labs da Wired, escreveu um excelente artigo que o ensina como construir um computador "Powered by Linux" por apenas $150 dólares.

A motherboard que já inclui CPU , tem suporte para até 6 portas USB, uma porta LAN 10/100 e duas portas SATA. A acompanhar, temos uma memória ram de 512MB que poderá ser expansível até 1GB ( máximo que a motherboard suporta ), um disco de 80GB da Seagate, um leitor de CDs 52x. Tudo isto dentro de uma caixa branca e simples.

E claro, o motor de tudo isto será uma distribuição Linux, que custa niclas.

Como sugestão, o blogger aconselha também a comprarem o livro "Building a PC For Dummies".

Para os interessados, fica aqui a referência ao artigo.