“O Chícharo da Serra” – Festival gastronómico

Logo

Como habitante da bela freguesia de Santa Catarina da Serra, concelho e distrito de Leiria, não podia deixar de fazer propaganda ao grande festival gastronómico “O Chícharo da Serra”.

A realizar, como de costume, no mês de Novembro entre os dias 20 e 25, o festival “O Chícharo da Serra” junta o característico paladar do chícharo, tradição regional, ao artesanato local, a uma exposição das empresas da freguesia e aos belos carros clássicos do Clube dos Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra. O evento já é uma referência e indispensável para os amantes da boa mesa tradicional.

tgast3

O festival irá ter lugar no Complexo Desportivo da União Desportiva da Serra e irá contar com 4 áreas distintas. A tenda gastronómica, com tasquinhas de várias instituições da freguesia como Bombeiros Voluntários, Escuteiros, entre outras, que oferecem várias iguarias características da zona, com óbvio destaque para o chícharo acompanhado pelo tradicional bacalhau assado ou pela variante de javali, a tenda de exposição empresarial e artesanato, com o melhor do que fazem os artesãos e empresas da região, o espaço da exposição do Clube de Automóveis Antigos e a tenda de animação, onde haverá muita música e diversão noite dentro cujos artistas ainda ficam por divulgar.

taut1

Aqui fica também a referência à reportagem da TVI do evento de 2008, que contou com mais de 20 mil visitantes e onde foram consumidos mais de 1500Kg de bacalhau e cerca de uma tonelada de chícharos.

Pode conhecer-se todo o festival bem como obter informações de localização e dormidas no site dedicado ao evento.

Gsolidário – Pesquise e ajude instituições de solidariedade social

Hoje fiquei a conhecer o Gsolidário através da joaninhaspereira, uma utilizadora recente do nosso fórum, que decidiu aproveitar a boleia para divulgar este projecto.

O Gsolidário é um projecto que tem como objectivo angariar dinheiro para Instituições de Solidariedade Social através do dinheiro ganho pelas pesquisas no motor de busca.

Este projecto irá para já a dar apoio à Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria, à Ajuda de Mãe e à ASAS (Associação De Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso).

Para ajudar basta adicionar o motor de busca ao seu broswer como opção defeito ou então apenas dirigir-se ao site do projecto para fazer as suas pesquisas diárias.

Tenho a dizer que esta é uma excelente ideia, visto que os resultados serão praticamente os mesmos que o Google lhe daria, mas estará a ajudar estas associações sem a necessidade de fazer algum sacrificio.

Parabéns ao projecto e que consigam cumprir os seus objectivos.

PlayStation3 à venda a partir da meia-noite

A Sony lança hoje em Portugal a sua nova consola a Playstation 3.

Vai estar á venda a partir da meia noite, em lojas como a Fnac e Worten do Colombo/Lisboa, Toys`r`us Colombo/Lisboa, Almada e Matosinhos e El Corte Inglés, a Worten do Continente em Leiria também vai abrir, para vender a nova consola.

Reavivando a memoria aos mais esquecidos, a PlayStation 3 vem equipada com uma unidade de Blu-Ray, formato de disco óptico que permite gravar, regravar, armazenar e visualizar conteúdos de alta definição.

Para criar experiências em «tempo real», mais detalhadas e menos previsíveis que as gerações anteriores de dispositivos de jogos, a PlayStation 3 vai dispor de um processador Cell.

A PlayStation 3 vem equipada com um comando sem fios de origem, com ligação via bluetooth. O comando, designado por Sixaxis, dispõe de sensor de movimento e maior sensibilidade analógica.

A PlayStation 3 pode ser utilizada por seis pessoas, cada um com acesso a conteúdos exclusivos, sendo apenas partilhável o conteúdo multimédia.

Além disso, o utilizador pode aceder aos conteúdos da sua PlayStation 3 em qualquer parte do mundo, mesmo desligada, através da PlayStation Portable, bastando, para isso, ter acesso a um ponto Wi- Fi.

Hoje vai ser o dia da febre em Portugal. PS3