Qik “mobile live video”

Vou falar-vos do Qik.com,  um serviço que foi lançado à cerca de 1 ano, que me parece ter enormes potencialidades na área do video em directo usando apenas o telemóvel.

Apesar de estar a ter algum sucesso penso que este é um serviço que deve ser muito mais potenciado do que hoje está a ser, no futuro certamente se irá tornar numa ferramenta bem explorada pelo utilizador comum , tendo em conta as suas características de portabilidade e facilidade de uso.

Obviamente que na Europa existem alguns problemas devido aos tarifários dos vários operadores que estão completamente desajustados à realidade actual das comunicações, apesar de já se terem assistido a alguns progressos interessantes nos últimos tempos, estamos ainda longe de uma total “abertura”.

Qik - live video from my mobile

O que é o qik ?

O qik é um serviço que nos permite facilmente criarmos um “video em directo” a partir do nosso telemóvel de onde quisermos. Para isso é necessário instalar uma aplicação que o site qik.com fornece, é muito fácil de usar.

Não percebeu a utilidade ?

Simples, imagine esta situação, acontece um tsunami você está lá, em poucos segundos pode estar a transmitir em directo aquele acontecimento para o mundo inteiro, e partilha-lo facilmente com os utilizadores do twitter e do facebook. Já pensou no grande passo que podemos dar no que toca à partilha de notícias e acontecimentos em geral, passamos a não depender apenas das televisões para termos imagens de um local em directo, e está tudo no seu bolso disponível a qualquer momento.
Lista de telemóveis suportados

Bing by Microsoft

Bing

A Microsoft começou por chama-lo de Kumo, mas o nome final do dito cujo é Bing.

Trata-se do novo motor de busca da Microsoft para competir com o Google. Os resultados são bastante mais apurados que o actual Live Search, no entanto penso que ainda não está ao nível do Google.

Apesar disso, o Bing apresenta muitas mais ferramentas que o anterior serviço, como por exemplo Sitelinks, uma ferramenta chamada xRank que mostra as pesquisas mais populares, com gráficos da evolução do volume da pesquisa, onde curiosamente a pesquisa mais popular de hoje é Susan Boyle.

Achei bastante interessante a possibilidade de pesquisar vídeos e reproduzir-los unicamente passando com o cursor por cima, bastante interessante para ter uma certa ideia do que está por de traz do vídeo. Ao que parece, permite ver o preview de vídeos do Hulu, mesmo de países que não estejam autorizados (proxy maybe).

Para além disso, as pesquisas mostram informações adicionais que a pessoa provavelmente está à procura. Por exemplo, pesquisando por Portugal, na barra lateral esquerda aparecem outros links rápidos com acesso à história, ao mapa, ao tempo, a hotéis e ainda a restaurantes e imagens. Mas isto não acontece só com países, mas também com filmes, marcas, etc…

Gostei do que vi e acho que o Google está a precisar de alguém que lhe faça frente, apesar de não achar que seja a Microsoft a melhor empresa para o fazer (Go Yahoo! go!).

Ironicamente, o domínio bingsucks.com pertence também à Microsoft… 😛

Programas de IM


Recentemente vi-me deparado com um problema, o Windows Live Messenger (versão 2009 build 14.0.8064.206) não entregava mais ou menos 1 terço das mensagens que eu escrevia nem recebia 1 terço das que era suposto receber, e eu pus-me a pensar porquê…

Deve ser por eu estar a usar wireless no portatil e o WLM não gostar de redes wireless?!

Mas depois pensei, deixa ca testar outro programa qualquer… Testei o Pidgin e funciona sempre a 100% entrega as mensagens todas no protocolo do WLM (MSNP). Testei também outros softwares de outras “redes” como o Yahoo Messenger e o Google Talk. E surpresa das surpresas, todos entregam as mensagens todas assim como as recebem todas.

Como todos os testes foram feitos sempre a usar o wireless, o problema deve ser o Windows Live Messenger a utilizar redes wireless…

Então será que é so um bug qualquer no programa? Visto que o Pidgin usando o mesmo protocolo entrega as mensagens todas, o problema não é do protocolo (MSNP) em si, mas sim do programa…

Pronto fui forçado a mudar para o Pidgin, e é se quero “falar” com os meus contactos do WLM sem problemas.

E vocês, que programa usam e porquê?

Já tiveram algum problema destes com algum programa de chat?

Internet Explorer 8

Logotipo Internet Explorer 8

A Microsoft lançou finalmente a versão final do seu novo browser Internet Explorer 8, que provavelmente será alvo de várias criticas caso continue a tornar a vida dos web developers num antro de perdição.

Internet Explorer 8

São bastantes as novidades do novo IE8, que poderão ser expandidas graças aos add-ons presentes no Internet Explorer Gallery.

Aceleradores

Aceleradores ou em inglês Accelerators, permitem-lhe aceder a mapas, traduzir palavras e enviar e-mails, com apenas alguns cliques.

InPrivate Browsing

Este é um novo modo de navegação disponível no Internet Explorer 8 que lhe permite navegar anonimamente sem deixar qualquer tipo de rasto no histórico ou guardar as suas passwords enquanto navega. É uma excelente opção para quem utiliza computadores partilhados por várias pessoas.

InPrivate

Web Slices

Web Slices é uma ferramenta tal e qual o Web Clips do Safari, que permite capturar pequenas áreas de sites e guardar nos seus bookmarks.

A ideia já estava presente no Safari 3.0 e permite obter áreas de sites como por exemplo a bolsa, bloco de últimas notícias de um determinado site, estatísticas, etc…

Sugestões de pesquisa

O sistema de pesquisa tem agora novas funcionalidades, sugerindo arquivos da Wikipedia, Flickr, Amazon, Live, Yahoo, Google e do seu histórico.

Filtro SmartScreen

O filtro SmartScreen, mais conhecido em outros browsers por sistema de anti-spyware, ajuda-o a saber quais os sites com conteúdo malicioso e bloqueia o acesso a esse tipo de sites.

Fazendo uma pequena revisão, o Internet Explorer 8 não faz nada que qualquer outro browser não faça já. Os resultados no Acid 3 test são ridículos em relação aos browser concorrentes, mas infelizmente o IE é e continuará a ser o browser mais usado até que as pessoas abram os olhos.

Se insiste em utilizar um browser que não lhe irá garantir a melhor experiência ao utilizar a web, clique aqui para fazer o download do IE8. Se por outro lado, está curioso em saber quais as alternativas existentes ao Internet Explorer, poderá procurar nos arquivos do WebTuga por Firefox, Opera, Chrome, Flock e Safari por exemplo, de certeza que irá encontrar alternativas muito melhores, igualmente gratuitas, opensource e com muitas mais ferramentas de personalização que as que o IE 8 alguma vez que irá disponibilizar.

Ultimate Live no Webtuga

logoul-1

Ola leitores, hoje resolvi transferir meus visitantes pra aqui do Ultimate Live, afinal estou sem tempo, e trazendo eles para ca estou a poupar trabalho, pois escrevia no meu site, Ultimate Live e aqui no Webtuga.

Transferido:

Feed RSS

Pagerank (Links)

Nem sequer avisei ao cenourinha, espero que ele tenha  gostado, pois quero ver o Webtuga Mais grande do que ja se faz.

A linguagem de escrita nao sera um fator problematico, continuarei a escrever em pt-pt.

Tudo que vier a ser, desde agora ja se faz.

Kumo by Microsoft

Kumo é o nome de código para um novo motor de busca da Microsoft, é a nova cartada de Redmond para combater o Google e a Yahoo.

Este novo motor de busca está apenas disponível para os funcionários da Microsoft, os testes são fechados. Algumas fugas de informação já anda pela Internet, uma delas é a nota do vice-presidente sénior de I&D da Microsoft, Satya Nadella, aos funcionários, onde diz que esta ferramenta tem como objectivo solucionar alguns dos problemas mais comuns dos motores de busca, organizando e simplificando os resultados.

já há imagens do kumo na net, aqui fica uma delas, onde existe uma sidebar onde o kumo nos dá rápido acesso a dados de uma cantora e onde sugere pesquisas relacionadas

kumo

kumo

fiquem bem

Como activar POP3 no Hotmail

POP3 HotmailSegundo o Kiss My Ascii, o Hotmail tem finalmente suporte para acesso POP3, no entanto este serviço apenas está activo em alguns países e Portugal não está incluindo, mas muito probabelmente dependerá do país que tiver nas suas contas, portanto muito provavelmente bastará alterar o País ao qual a sua conta está associado e já poderá utilizar POP3.

Para activar o serviço deve utilizar as seguintes configurações no seu cliente de e-mail:

Servidor: pop3.live.com
Porta: 995
SSL: sim
Servidor SMTP: smtp.live.com
Porta SMTP: 25
Autenticação: sim
TLS/SSL: sim

E finalmente conseguirá ter acesso POP3 utilizando o seu cliente de e-mail favorito.